Educação ambiental e extensão universitária: uma estratégia de contribuição para a construção e/ou resgate da cidadania
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/616 |
Resumo: | This research is a statement about experiences in environmental education activities realized by a group of the Program “University Solitary” from FURG-RG in February- 2000, in the district of Cajueiro (AL). The purpose of this task was to qualify multipliers about the environmental education in several areas of knowledge. The methodology used was an action with the participation of a group through a diagnostic of the community, pointing out the problems, establishing the priorities and elaborating the plan of action with the community. There was a priority in the environmental education among the group in all activities extending to areas of health, education, support, culture and leisure. |
id |
FURG-2_89e1bd1863de10194698a338db0ab78a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/616 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação ambiental e extensão universitária: uma estratégia de contribuição para a construção e/ou resgate da cidadaniaEducação ambiental. Cidadania. Ação participativa. Multiplicadores.This research is a statement about experiences in environmental education activities realized by a group of the Program “University Solitary” from FURG-RG in February- 2000, in the district of Cajueiro (AL). The purpose of this task was to qualify multipliers about the environmental education in several areas of knowledge. The methodology used was an action with the participation of a group through a diagnostic of the community, pointing out the problems, establishing the priorities and elaborating the plan of action with the community. There was a priority in the environmental education among the group in all activities extending to areas of health, education, support, culture and leisure.Este trabalho trata de um relato de experiência das atividades educativas ambientais realizadas pela equipe do Programa Universidade Solidária da FURG/RS, em fevereiro de 2000, no município de Cajueiro/AL. O objetivo foi formar multiplicadores em Educação Ambiental nas diversas áreas do saber. Utilizou-se a metodologia de ação participativa, através de um diagnóstico comunitário, levantamento de problemas, estabelecimento de prioridades e um plano de ação, elaborado juntamente com a comunidade. A Educação Ambiental foi priorizada pela equipe no transcorrer de todas as atividades, perpassando as áreas de saúde, educação, sustentabilidade, cultura e lazer.Universidade Federal do Rio Grande2008-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/616Momento - Diálogos em Educação; Vol. 17 No. 1 (2005); 107-121Momento - Diálogos em Educação; v. 17 n. 1 (2005); 107-1212316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/616/162Copyright (c) 2014 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPires, Pierre André GarciaBromberger, Suzi Mara Teixeira2018-05-08T14:51:25Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/616Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-05-08T14:51:25Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação ambiental e extensão universitária: uma estratégia de contribuição para a construção e/ou resgate da cidadania |
title |
Educação ambiental e extensão universitária: uma estratégia de contribuição para a construção e/ou resgate da cidadania |
spellingShingle |
Educação ambiental e extensão universitária: uma estratégia de contribuição para a construção e/ou resgate da cidadania Pires, Pierre André Garcia Educação ambiental. Cidadania. Ação participativa. Multiplicadores. |
title_short |
Educação ambiental e extensão universitária: uma estratégia de contribuição para a construção e/ou resgate da cidadania |
title_full |
Educação ambiental e extensão universitária: uma estratégia de contribuição para a construção e/ou resgate da cidadania |
title_fullStr |
Educação ambiental e extensão universitária: uma estratégia de contribuição para a construção e/ou resgate da cidadania |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental e extensão universitária: uma estratégia de contribuição para a construção e/ou resgate da cidadania |
title_sort |
Educação ambiental e extensão universitária: uma estratégia de contribuição para a construção e/ou resgate da cidadania |
author |
Pires, Pierre André Garcia |
author_facet |
Pires, Pierre André Garcia Bromberger, Suzi Mara Teixeira |
author_role |
author |
author2 |
Bromberger, Suzi Mara Teixeira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Pierre André Garcia Bromberger, Suzi Mara Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental. Cidadania. Ação participativa. Multiplicadores. |
topic |
Educação ambiental. Cidadania. Ação participativa. Multiplicadores. |
description |
This research is a statement about experiences in environmental education activities realized by a group of the Program “University Solitary” from FURG-RG in February- 2000, in the district of Cajueiro (AL). The purpose of this task was to qualify multipliers about the environmental education in several areas of knowledge. The methodology used was an action with the participation of a group through a diagnostic of the community, pointing out the problems, establishing the priorities and elaborating the plan of action with the community. There was a priority in the environmental education among the group in all activities extending to areas of health, education, support, culture and leisure. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/616 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/616 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/616/162 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 17 No. 1 (2005); 107-121 Momento - Diálogos em Educação; v. 17 n. 1 (2005); 107-121 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1798944869660491776 |