Entre o compromisso profissional e o envolvimento emocional na gestão escolar revelados pela Teoria das Representações Sociais
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6165 |
Resumo: | O objetivo principal deste trabalho é revelar o processo identitário de gestores escolares acerca do termo indutor ‘SER DIRETOR DE ESCOLA’ e suas expectativas quanto à função que exercem. O aporte teórico baseia-se na Teoria das Representações Sociais. Nossos dados demonstraram uma centralidade na representação identitária de gestores de escolas de alto IDEB empenhada no compromisso com a sociabilidade e, para os gestores, de escolas de baixo IDEB a importância da competência emocional na realização da função. Em relação às expectativas, para os gestores que atuam em escolas de alto IDEB o discurso do sujeito coletivo direciona para uma prática de interação com a comunidade do entorno. Enquanto que, para os gestores de escolas de baixo IDEB, o discurso do sujeito coletivo informa uma preocupação com a aprendizagem. |
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