Tribos de consumo: representações sociais em uma comunidade virtual de marca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: De Moraes, Thiago Assunção
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Abreu, Nelsio Rodrigues de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organizações & Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/13397
Resumo: Com o principal objetivo de verificar como o conjunto de representações sociais constrói o efeito do sentimento de tribo em uma comunidade virtual de marca, este estudo netnográfico analisou, na comunidade peladeiro.com.br, padrões de discurso que refletem tal sentimento. A análise baseou-se na intensidade das interaçõ es entre insiders e devotees e, na teoria das representaçõ es sociais, o processo de ancoragem originou os discursos do sujeito coletivo. Evidenciou-se na comunidade um comportamento de tribo em função das peladas, emergindo nos achados os elementos encontrados nas relaçõ es sociais de uma comunidade virtual que a transformam em uma tribo.
id UFBA-4_71e71bfe7032b161b06503069a00c413
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/13397
network_acronym_str UFBA-4
network_name_str Organizações & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Tribos de consumo: representações sociais em uma comunidade virtual de marcateoria das representações sociaistribos de consumodiscurso do sujeito coletivonetnografiaCom o principal objetivo de verificar como o conjunto de representações sociais constrói o efeito do sentimento de tribo em uma comunidade virtual de marca, este estudo netnográfico analisou, na comunidade peladeiro.com.br, padrões de discurso que refletem tal sentimento. A análise baseou-se na intensidade das interaçõ es entre insiders e devotees e, na teoria das representaçõ es sociais, o processo de ancoragem originou os discursos do sujeito coletivo. Evidenciou-se na comunidade um comportamento de tribo em função das peladas, emergindo nos achados os elementos encontrados nas relaçõ es sociais de uma comunidade virtual que a transformam em uma tribo.Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2017-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/13397Organizações & Sociedade; Vol. 24 No. 81 (2017)Organizações & Sociedade; v. 24 n. 81 (2017)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/13397/14091De Moraes, Thiago AssunçãoAbreu, Nelsio Rodrigues deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-17T17:28:32Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/13397Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2020-01-17T17:28:32Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Tribos de consumo: representações sociais em uma comunidade virtual de marca
title Tribos de consumo: representações sociais em uma comunidade virtual de marca
spellingShingle Tribos de consumo: representações sociais em uma comunidade virtual de marca
De Moraes, Thiago Assunção
teoria das representações sociais
tribos de consumo
discurso do sujeito coletivo
netnografia
title_short Tribos de consumo: representações sociais em uma comunidade virtual de marca
title_full Tribos de consumo: representações sociais em uma comunidade virtual de marca
title_fullStr Tribos de consumo: representações sociais em uma comunidade virtual de marca
title_full_unstemmed Tribos de consumo: representações sociais em uma comunidade virtual de marca
title_sort Tribos de consumo: representações sociais em uma comunidade virtual de marca
author De Moraes, Thiago Assunção
author_facet De Moraes, Thiago Assunção
Abreu, Nelsio Rodrigues de
author_role author
author2 Abreu, Nelsio Rodrigues de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv De Moraes, Thiago Assunção
Abreu, Nelsio Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv teoria das representações sociais
tribos de consumo
discurso do sujeito coletivo
netnografia
topic teoria das representações sociais
tribos de consumo
discurso do sujeito coletivo
netnografia
description Com o principal objetivo de verificar como o conjunto de representações sociais constrói o efeito do sentimento de tribo em uma comunidade virtual de marca, este estudo netnográfico analisou, na comunidade peladeiro.com.br, padrões de discurso que refletem tal sentimento. A análise baseou-se na intensidade das interaçõ es entre insiders e devotees e, na teoria das representaçõ es sociais, o processo de ancoragem originou os discursos do sujeito coletivo. Evidenciou-se na comunidade um comportamento de tribo em função das peladas, emergindo nos achados os elementos encontrados nas relaçõ es sociais de uma comunidade virtual que a transformam em uma tribo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/13397
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/13397
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/13397/14091
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
dc.source.none.fl_str_mv Organizações & Sociedade; Vol. 24 No. 81 (2017)
Organizações & Sociedade; v. 24 n. 81 (2017)
1984-9230
1413-585X
reponame:Organizações & Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Organizações & Sociedade (Online)
collection Organizações & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br
_version_ 1799698970341015552