Tribos de consumo: representações sociais em uma comunidade virtual de marca
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organizações & Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/13397 |
Resumo: | Com o principal objetivo de verificar como o conjunto de representações sociais constrói o efeito do sentimento de tribo em uma comunidade virtual de marca, este estudo netnográfico analisou, na comunidade peladeiro.com.br, padrões de discurso que refletem tal sentimento. A análise baseou-se na intensidade das interaçõ es entre insiders e devotees e, na teoria das representaçõ es sociais, o processo de ancoragem originou os discursos do sujeito coletivo. Evidenciou-se na comunidade um comportamento de tribo em função das peladas, emergindo nos achados os elementos encontrados nas relaçõ es sociais de uma comunidade virtual que a transformam em uma tribo. |
id |
UFBA-4_71e71bfe7032b161b06503069a00c413 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/13397 |
network_acronym_str |
UFBA-4 |
network_name_str |
Organizações & Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Tribos de consumo: representações sociais em uma comunidade virtual de marcateoria das representações sociaistribos de consumodiscurso do sujeito coletivonetnografiaCom o principal objetivo de verificar como o conjunto de representações sociais constrói o efeito do sentimento de tribo em uma comunidade virtual de marca, este estudo netnográfico analisou, na comunidade peladeiro.com.br, padrões de discurso que refletem tal sentimento. A análise baseou-se na intensidade das interaçõ es entre insiders e devotees e, na teoria das representaçõ es sociais, o processo de ancoragem originou os discursos do sujeito coletivo. Evidenciou-se na comunidade um comportamento de tribo em função das peladas, emergindo nos achados os elementos encontrados nas relaçõ es sociais de uma comunidade virtual que a transformam em uma tribo.Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2017-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/13397Organizações & Sociedade; Vol. 24 No. 81 (2017)Organizações & Sociedade; v. 24 n. 81 (2017)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/13397/14091De Moraes, Thiago AssunçãoAbreu, Nelsio Rodrigues deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-17T17:28:32Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/13397Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2020-01-17T17:28:32Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tribos de consumo: representações sociais em uma comunidade virtual de marca |
title |
Tribos de consumo: representações sociais em uma comunidade virtual de marca |
spellingShingle |
Tribos de consumo: representações sociais em uma comunidade virtual de marca De Moraes, Thiago Assunção teoria das representações sociais tribos de consumo discurso do sujeito coletivo netnografia |
title_short |
Tribos de consumo: representações sociais em uma comunidade virtual de marca |
title_full |
Tribos de consumo: representações sociais em uma comunidade virtual de marca |
title_fullStr |
Tribos de consumo: representações sociais em uma comunidade virtual de marca |
title_full_unstemmed |
Tribos de consumo: representações sociais em uma comunidade virtual de marca |
title_sort |
Tribos de consumo: representações sociais em uma comunidade virtual de marca |
author |
De Moraes, Thiago Assunção |
author_facet |
De Moraes, Thiago Assunção Abreu, Nelsio Rodrigues de |
author_role |
author |
author2 |
Abreu, Nelsio Rodrigues de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
De Moraes, Thiago Assunção Abreu, Nelsio Rodrigues de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
teoria das representações sociais tribos de consumo discurso do sujeito coletivo netnografia |
topic |
teoria das representações sociais tribos de consumo discurso do sujeito coletivo netnografia |
description |
Com o principal objetivo de verificar como o conjunto de representações sociais constrói o efeito do sentimento de tribo em uma comunidade virtual de marca, este estudo netnográfico analisou, na comunidade peladeiro.com.br, padrões de discurso que refletem tal sentimento. A análise baseou-se na intensidade das interaçõ es entre insiders e devotees e, na teoria das representaçõ es sociais, o processo de ancoragem originou os discursos do sujeito coletivo. Evidenciou-se na comunidade um comportamento de tribo em função das peladas, emergindo nos achados os elementos encontrados nas relaçõ es sociais de uma comunidade virtual que a transformam em uma tribo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/13397 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/13397 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/13397/14091 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organizações & Sociedade; Vol. 24 No. 81 (2017) Organizações & Sociedade; v. 24 n. 81 (2017) 1984-9230 1413-585X reponame:Organizações & Sociedade (Online) instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Organizações & Sociedade (Online) |
collection |
Organizações & Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br |
_version_ |
1799698970341015552 |