Política de inclusão escolar e a modulação das condutas dos sujeitos com deficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kraemer, Graciele Marjana
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
DOI: 10.14295/momento.v29i1.9269
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9269
Resumo: O objetivo do presente estudo é analisar e problematizar como a política de inclusão escolar aciona tecnologias de modulação das condutas dos sujeitos com deficiência. A analítica que sustenta a problematização foi desenvolvida a partir do conceito foucaultiano de governamento. Verifica-se, por meio de pesquisa documental, que os investimentos operacionalizados via programas governamentais para promover a inclusão escolar potencializam um quadro político, econômico e social em que os efeitos da exclusão passem a ser atenuados. Como tecnologia de modulação das condutas das pessoas com deficiência, a participação é uma das condições elementares para a promoção da autonomia; essa condição, segundo a política de inclusão escolar, desenvolve-se a partir da configuração de investimentos na promoção da participação e do desenvolvimento individual.
id FURG-2_8d5a24d4db4235be5b72e37632e6b709
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/9269
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
spelling Política de inclusão escolar e a modulação das condutas dos sujeitos com deficiênciaPolítica de Inclusão EscolarGovernamentoModulação das CondutasPolíticas de Inclusão EscolarO objetivo do presente estudo é analisar e problematizar como a política de inclusão escolar aciona tecnologias de modulação das condutas dos sujeitos com deficiência. A analítica que sustenta a problematização foi desenvolvida a partir do conceito foucaultiano de governamento. Verifica-se, por meio de pesquisa documental, que os investimentos operacionalizados via programas governamentais para promover a inclusão escolar potencializam um quadro político, econômico e social em que os efeitos da exclusão passem a ser atenuados. Como tecnologia de modulação das condutas das pessoas com deficiência, a participação é uma das condições elementares para a promoção da autonomia; essa condição, segundo a política de inclusão escolar, desenvolve-se a partir da configuração de investimentos na promoção da participação e do desenvolvimento individual.Universidade Federal do Rio Grande2020-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/926910.14295/momento.v29i1.9269Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 1 (2020): Dossiê temático: Políticas de Inclusão na Contemporaneidade ; 71-87Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 1 (2020): Dossiê temático: Políticas de Inclusão na Contemporaneidade ; 71-872316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/9269/7601Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessKraemer, Graciele Marjana2021-07-22T03:47:01Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/9269Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2021-07-22T03:47:01Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Política de inclusão escolar e a modulação das condutas dos sujeitos com deficiência
title Política de inclusão escolar e a modulação das condutas dos sujeitos com deficiência
spellingShingle Política de inclusão escolar e a modulação das condutas dos sujeitos com deficiência
Política de inclusão escolar e a modulação das condutas dos sujeitos com deficiência
Kraemer, Graciele Marjana
Política de Inclusão Escolar
Governamento
Modulação das Condutas
Políticas de Inclusão Escolar
Kraemer, Graciele Marjana
Política de Inclusão Escolar
Governamento
Modulação das Condutas
Políticas de Inclusão Escolar
title_short Política de inclusão escolar e a modulação das condutas dos sujeitos com deficiência
title_full Política de inclusão escolar e a modulação das condutas dos sujeitos com deficiência
title_fullStr Política de inclusão escolar e a modulação das condutas dos sujeitos com deficiência
Política de inclusão escolar e a modulação das condutas dos sujeitos com deficiência
title_full_unstemmed Política de inclusão escolar e a modulação das condutas dos sujeitos com deficiência
Política de inclusão escolar e a modulação das condutas dos sujeitos com deficiência
title_sort Política de inclusão escolar e a modulação das condutas dos sujeitos com deficiência
author Kraemer, Graciele Marjana
author_facet Kraemer, Graciele Marjana
Kraemer, Graciele Marjana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kraemer, Graciele Marjana
dc.subject.por.fl_str_mv Política de Inclusão Escolar
Governamento
Modulação das Condutas
Políticas de Inclusão Escolar
topic Política de Inclusão Escolar
Governamento
Modulação das Condutas
Políticas de Inclusão Escolar
description O objetivo do presente estudo é analisar e problematizar como a política de inclusão escolar aciona tecnologias de modulação das condutas dos sujeitos com deficiência. A analítica que sustenta a problematização foi desenvolvida a partir do conceito foucaultiano de governamento. Verifica-se, por meio de pesquisa documental, que os investimentos operacionalizados via programas governamentais para promover a inclusão escolar potencializam um quadro político, econômico e social em que os efeitos da exclusão passem a ser atenuados. Como tecnologia de modulação das condutas das pessoas com deficiência, a participação é uma das condições elementares para a promoção da autonomia; essa condição, segundo a política de inclusão escolar, desenvolve-se a partir da configuração de investimentos na promoção da participação e do desenvolvimento individual.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9269
10.14295/momento.v29i1.9269
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9269
identifier_str_mv 10.14295/momento.v29i1.9269
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9269/7601
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 1 (2020): Dossiê temático: Políticas de Inclusão na Contemporaneidade ; 71-87
Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 1 (2020): Dossiê temático: Políticas de Inclusão na Contemporaneidade ; 71-87
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1822176317617995776
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.14295/momento.v29i1.9269