Política de inclusão escolar e a modulação das condutas dos sujeitos com deficiência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/213700 |
Resumo: | O objetivo do presente estudo é analisar e problematizar como a política de inclusão escolar aciona tecnologias de modulação das condutas dos sujeitos com deficiência. A analítica que sustenta a problematização foi desenvolvida a partir do conceito foucaultiano de governamento. Verifica-se, por meio de pesquisa documental, que os investimentos operacionalizados, via programas governamentais para promover a inclusão escolar, potencializam um quadro político, econômico e social, em que os efeitos da exclusão passem a ser atenuados. Como tecnologia de modulação das condutas das pessoas com deficiência, a participação é uma das condições elementares para a promoção da autonomia. Essa condição, segundo a política de inclusão escolar, desenvolve-se a partir da configuração de investimentos na promoção da participação e do desenvolvimento individual. |
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Kraemer, Graciele Marjana2020-09-24T04:00:35Z20200102-2717http://hdl.handle.net/10183/213700001116614O objetivo do presente estudo é analisar e problematizar como a política de inclusão escolar aciona tecnologias de modulação das condutas dos sujeitos com deficiência. A analítica que sustenta a problematização foi desenvolvida a partir do conceito foucaultiano de governamento. Verifica-se, por meio de pesquisa documental, que os investimentos operacionalizados, via programas governamentais para promover a inclusão escolar, potencializam um quadro político, econômico e social, em que os efeitos da exclusão passem a ser atenuados. Como tecnologia de modulação das condutas das pessoas com deficiência, a participação é uma das condições elementares para a promoção da autonomia. Essa condição, segundo a política de inclusão escolar, desenvolve-se a partir da configuração de investimentos na promoção da participação e do desenvolvimento individual.The aim of this study is to analyze and problematize the way in which the school inclusion policy has triggered technologies to shape the behavior of subjects with disabilities. The analysis supporting this problematization has been based on the Foucauldian concept of government. By means of documental research, it has been found that investments made through governmental programs to foster school inclusion have strengthened a political, economical and social framework in which the effects of school inclusion can be attenuated. As a technology for shaping the behaviors of people with disabilities, participation has been one of the elementary conditions for the promotion of autonomy; such a condition, according to the school inclusion policy, has developed from the configuration of investments in the promotion of both participation and individual development.application/pdfporMomento : revista do Intituto de Educação. Rio Grande, RS. Vol. 26, n. 1 (jan./jun. 2020), p. 71-87Inclusão escolarSchool Inclusion PolicyGovernmentShaping of BehaviorsPolítica de inclusão escolar e a modulação das condutas dos sujeitos com deficiênciaSchool inclusion policy and shaping of the behavior of subjects with disabilities info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001116614.pdf.txt001116614.pdf.txtExtracted Texttext/plain43022http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213700/2/001116614.pdf.txt3e0256a5b8e1cf3a86a49ba273f527b5MD52ORIGINAL001116614.pdfTexto completoapplication/pdf176805http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213700/1/001116614.pdf4b6d4f8317c28fe80f7e98d316fe18ebMD5110183/2137002020-09-25 04:03:08.796157oai:www.lume.ufrgs.br:10183/213700Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-09-25T07:03:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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