Traços do cotidiano, essa vida de "pouco caso"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lacerda, Mitsi Pinheiro de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5640
Resumo: O artigo, de natureza ensaística, objetiva agregar à defesa da relevância dos estudos em cotidianos, uma modesta contribuição. A princípio, é estabelecido diálogo entre teóricos que se dedicaram aos estudos da vida cotidiana, e a literatura – compreendida enquanto possibilidade de conexão entre a vida comum e a ciência. Na segunda seção é estabelecida conversação com algumas tentativas de “menorização” da vida cotidiana, o que tem sido feito, continuamente, por meio da alegação de que esta esfera seria, tão somente, a repetição diária de si, alimentada por conhecimentos que não são oriundos do campo científico. A seguir, é inserido uma narrativa de forma a vitalizar esta conversação, buscando na memória, um pouco da escola. Por fim, a conclusão do ensaio conduz o leitor a aproximar-se deste estranho, o pesquisador em cotidianos.
id FURG-2_91fca736d1debe4c9e16d54824c16d66
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/5640
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Traços do cotidiano, essa vida de "pouco caso"Vida CotidianaLiteraturaEscolaCiência e Senso Comum.Vida Cotidiana e educaçãoO artigo, de natureza ensaística, objetiva agregar à defesa da relevância dos estudos em cotidianos, uma modesta contribuição. A princípio, é estabelecido diálogo entre teóricos que se dedicaram aos estudos da vida cotidiana, e a literatura – compreendida enquanto possibilidade de conexão entre a vida comum e a ciência. Na segunda seção é estabelecida conversação com algumas tentativas de “menorização” da vida cotidiana, o que tem sido feito, continuamente, por meio da alegação de que esta esfera seria, tão somente, a repetição diária de si, alimentada por conhecimentos que não são oriundos do campo científico. A seguir, é inserido uma narrativa de forma a vitalizar esta conversação, buscando na memória, um pouco da escola. Por fim, a conclusão do ensaio conduz o leitor a aproximar-se deste estranho, o pesquisador em cotidianos.Universidade Federal do Rio Grande2017-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/jpegimage/jpeghttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/564010.14295/momento.v26i1.5640Momento - Diálogos em Educação; Vol. 26 No. 1 (2017); 118-142Momento - Diálogos em Educação; v. 26 n. 1 (2017); 118-1422316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/5640/4592https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5640/8045https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5640/8046Copyright (c) 2017 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLacerda, Mitsi Pinheiro de2017-07-15T20:10:16Zoai:periodicos.furg.br:article/5640Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2017-07-15T20:10:16Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Traços do cotidiano, essa vida de "pouco caso"
title Traços do cotidiano, essa vida de "pouco caso"
spellingShingle Traços do cotidiano, essa vida de "pouco caso"
Lacerda, Mitsi Pinheiro de
Vida Cotidiana
Literatura
Escola
Ciência e Senso Comum.
Vida Cotidiana e educação
title_short Traços do cotidiano, essa vida de "pouco caso"
title_full Traços do cotidiano, essa vida de "pouco caso"
title_fullStr Traços do cotidiano, essa vida de "pouco caso"
title_full_unstemmed Traços do cotidiano, essa vida de "pouco caso"
title_sort Traços do cotidiano, essa vida de "pouco caso"
author Lacerda, Mitsi Pinheiro de
author_facet Lacerda, Mitsi Pinheiro de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lacerda, Mitsi Pinheiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Vida Cotidiana
Literatura
Escola
Ciência e Senso Comum.
Vida Cotidiana e educação
topic Vida Cotidiana
Literatura
Escola
Ciência e Senso Comum.
Vida Cotidiana e educação
description O artigo, de natureza ensaística, objetiva agregar à defesa da relevância dos estudos em cotidianos, uma modesta contribuição. A princípio, é estabelecido diálogo entre teóricos que se dedicaram aos estudos da vida cotidiana, e a literatura – compreendida enquanto possibilidade de conexão entre a vida comum e a ciência. Na segunda seção é estabelecida conversação com algumas tentativas de “menorização” da vida cotidiana, o que tem sido feito, continuamente, por meio da alegação de que esta esfera seria, tão somente, a repetição diária de si, alimentada por conhecimentos que não são oriundos do campo científico. A seguir, é inserido uma narrativa de forma a vitalizar esta conversação, buscando na memória, um pouco da escola. Por fim, a conclusão do ensaio conduz o leitor a aproximar-se deste estranho, o pesquisador em cotidianos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5640
10.14295/momento.v26i1.5640
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5640
identifier_str_mv 10.14295/momento.v26i1.5640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5640/4592
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5640/8045
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5640/8046
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/jpeg
image/jpeg
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 26 No. 1 (2017); 118-142
Momento - Diálogos em Educação; v. 26 n. 1 (2017); 118-142
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1775493249445658624