Traços do cotidiano, essa vida de "pouco caso"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5640 |
Resumo: | O artigo, de natureza ensaística, objetiva agregar à defesa da relevância dos estudos em cotidianos, uma modesta contribuição. A princípio, é estabelecido diálogo entre teóricos que se dedicaram aos estudos da vida cotidiana, e a literatura – compreendida enquanto possibilidade de conexão entre a vida comum e a ciência. Na segunda seção é estabelecida conversação com algumas tentativas de “menorização” da vida cotidiana, o que tem sido feito, continuamente, por meio da alegação de que esta esfera seria, tão somente, a repetição diária de si, alimentada por conhecimentos que não são oriundos do campo científico. A seguir, é inserido uma narrativa de forma a vitalizar esta conversação, buscando na memória, um pouco da escola. Por fim, a conclusão do ensaio conduz o leitor a aproximar-se deste estranho, o pesquisador em cotidianos. |
id |
FURG-2_b645be88a704865eafd7546475c03ae2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/5640 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Traços do cotidiano, essa vida de "pouco caso"Vida CotidianaLiteraturaEscolaCiência e Senso Comum.Vida Cotidiana e educaçãoO artigo, de natureza ensaística, objetiva agregar à defesa da relevância dos estudos em cotidianos, uma modesta contribuição. A princípio, é estabelecido diálogo entre teóricos que se dedicaram aos estudos da vida cotidiana, e a literatura – compreendida enquanto possibilidade de conexão entre a vida comum e a ciência. Na segunda seção é estabelecida conversação com algumas tentativas de “menorização” da vida cotidiana, o que tem sido feito, continuamente, por meio da alegação de que esta esfera seria, tão somente, a repetição diária de si, alimentada por conhecimentos que não são oriundos do campo científico. A seguir, é inserido uma narrativa de forma a vitalizar esta conversação, buscando na memória, um pouco da escola. Por fim, a conclusão do ensaio conduz o leitor a aproximar-se deste estranho, o pesquisador em cotidianos.Universidade Federal do Rio Grande2017-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/jpegimage/jpeghttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/564010.14295/momento.v26i1.5640Momento - Diálogos em Educação; Vol. 26 No. 1 (2017); 118-142Momento - Diálogos em Educação; v. 26 n. 1 (2017); 118-1422316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/5640/4592https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5640/8045https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5640/8046Copyright (c) 2017 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLacerda, Mitsi Pinheiro de2017-07-15T20:10:16Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/5640Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2017-07-15T20:10:16Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Traços do cotidiano, essa vida de "pouco caso" |
title |
Traços do cotidiano, essa vida de "pouco caso" |
spellingShingle |
Traços do cotidiano, essa vida de "pouco caso" Lacerda, Mitsi Pinheiro de Vida Cotidiana Literatura Escola Ciência e Senso Comum. Vida Cotidiana e educação |
title_short |
Traços do cotidiano, essa vida de "pouco caso" |
title_full |
Traços do cotidiano, essa vida de "pouco caso" |
title_fullStr |
Traços do cotidiano, essa vida de "pouco caso" |
title_full_unstemmed |
Traços do cotidiano, essa vida de "pouco caso" |
title_sort |
Traços do cotidiano, essa vida de "pouco caso" |
author |
Lacerda, Mitsi Pinheiro de |
author_facet |
Lacerda, Mitsi Pinheiro de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lacerda, Mitsi Pinheiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Vida Cotidiana Literatura Escola Ciência e Senso Comum. Vida Cotidiana e educação |
topic |
Vida Cotidiana Literatura Escola Ciência e Senso Comum. Vida Cotidiana e educação |
description |
O artigo, de natureza ensaística, objetiva agregar à defesa da relevância dos estudos em cotidianos, uma modesta contribuição. A princípio, é estabelecido diálogo entre teóricos que se dedicaram aos estudos da vida cotidiana, e a literatura – compreendida enquanto possibilidade de conexão entre a vida comum e a ciência. Na segunda seção é estabelecida conversação com algumas tentativas de “menorização” da vida cotidiana, o que tem sido feito, continuamente, por meio da alegação de que esta esfera seria, tão somente, a repetição diária de si, alimentada por conhecimentos que não são oriundos do campo científico. A seguir, é inserido uma narrativa de forma a vitalizar esta conversação, buscando na memória, um pouco da escola. Por fim, a conclusão do ensaio conduz o leitor a aproximar-se deste estranho, o pesquisador em cotidianos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5640 10.14295/momento.v26i1.5640 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5640 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v26i1.5640 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5640/4592 https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5640/8045 https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5640/8046 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf image/jpeg image/jpeg |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 26 No. 1 (2017); 118-142 Momento - Diálogos em Educação; v. 26 n. 1 (2017); 118-142 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1798944870265520128 |