Reflexões de professoras de educação infantil sobre a condição feminina na docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Penafiel, Kelly Jessie Queiroz
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: da Silva, Claudiane Alencar, Zibetti, Marli Lúcia Tonatto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8814
Resumo: A pesquisa teve como objetivo investigar como as professoras que atuam na Educação Infantil em escolas municipais de Vilhena, Rondônia, compreendem o seu próprio trabalho e as questões de gênero no âmbito da docência. O trabalhou seguiu a abordagem qualitativa e utilizou como instrumento de coleta de dados a entrevista. Participaram do estudo quatro professoras. Os resultados demonstram concepções reducionistas sobre o protagonismo feminino na docência e uma associação da figura materna, carinhosa e abnegada, ao ideal de professora. As constatações se sustentam na concepção da “inclinação natural” da mulher para o cuidado. É notório que a questão de gênero precisa ser explorada nos currículos dos cursos de formação inicial, aprofundando as discussões sobre o tema, com o objetivo de abandonar discursos e práticas que fomentam a desigualdade de gênero.
id FURG-2_93db818105b598bf299e7f85943640b3
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/8814
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Reflexões de professoras de educação infantil sobre a condição feminina na docênciaMulheresProfessorasEducação InfantilCondição feminina na Educação InfantilA pesquisa teve como objetivo investigar como as professoras que atuam na Educação Infantil em escolas municipais de Vilhena, Rondônia, compreendem o seu próprio trabalho e as questões de gênero no âmbito da docência. O trabalhou seguiu a abordagem qualitativa e utilizou como instrumento de coleta de dados a entrevista. Participaram do estudo quatro professoras. Os resultados demonstram concepções reducionistas sobre o protagonismo feminino na docência e uma associação da figura materna, carinhosa e abnegada, ao ideal de professora. As constatações se sustentam na concepção da “inclinação natural” da mulher para o cuidado. É notório que a questão de gênero precisa ser explorada nos currículos dos cursos de formação inicial, aprofundando as discussões sobre o tema, com o objetivo de abandonar discursos e práticas que fomentam a desigualdade de gênero.Universidade Federal do Rio Grande2019-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/881410.14295/momento.v28i3.8814Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 3 (2019); 65-86Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 3 (2019); 65-862316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/8814/6319Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPenafiel, Kelly Jessie Queirozda Silva, Claudiane AlencarZibetti, Marli Lúcia Tonatto2019-12-18T04:16:33Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/8814Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2019-12-18T04:16:33Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões de professoras de educação infantil sobre a condição feminina na docência
title Reflexões de professoras de educação infantil sobre a condição feminina na docência
spellingShingle Reflexões de professoras de educação infantil sobre a condição feminina na docência
Penafiel, Kelly Jessie Queiroz
Mulheres
Professoras
Educação Infantil
Condição feminina na Educação Infantil
title_short Reflexões de professoras de educação infantil sobre a condição feminina na docência
title_full Reflexões de professoras de educação infantil sobre a condição feminina na docência
title_fullStr Reflexões de professoras de educação infantil sobre a condição feminina na docência
title_full_unstemmed Reflexões de professoras de educação infantil sobre a condição feminina na docência
title_sort Reflexões de professoras de educação infantil sobre a condição feminina na docência
author Penafiel, Kelly Jessie Queiroz
author_facet Penafiel, Kelly Jessie Queiroz
da Silva, Claudiane Alencar
Zibetti, Marli Lúcia Tonatto
author_role author
author2 da Silva, Claudiane Alencar
Zibetti, Marli Lúcia Tonatto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Penafiel, Kelly Jessie Queiroz
da Silva, Claudiane Alencar
Zibetti, Marli Lúcia Tonatto
dc.subject.por.fl_str_mv Mulheres
Professoras
Educação Infantil
Condição feminina na Educação Infantil
topic Mulheres
Professoras
Educação Infantil
Condição feminina na Educação Infantil
description A pesquisa teve como objetivo investigar como as professoras que atuam na Educação Infantil em escolas municipais de Vilhena, Rondônia, compreendem o seu próprio trabalho e as questões de gênero no âmbito da docência. O trabalhou seguiu a abordagem qualitativa e utilizou como instrumento de coleta de dados a entrevista. Participaram do estudo quatro professoras. Os resultados demonstram concepções reducionistas sobre o protagonismo feminino na docência e uma associação da figura materna, carinhosa e abnegada, ao ideal de professora. As constatações se sustentam na concepção da “inclinação natural” da mulher para o cuidado. É notório que a questão de gênero precisa ser explorada nos currículos dos cursos de formação inicial, aprofundando as discussões sobre o tema, com o objetivo de abandonar discursos e práticas que fomentam a desigualdade de gênero.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8814
10.14295/momento.v28i3.8814
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8814
identifier_str_mv 10.14295/momento.v28i3.8814
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8814/6319
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 3 (2019); 65-86
Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 3 (2019); 65-86
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1798944871241744384