Reflexões de professoras de educação infantil sobre a condição feminina na docência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8814 |
Resumo: | A pesquisa teve como objetivo investigar como as professoras que atuam na Educação Infantil em escolas municipais de Vilhena, Rondônia, compreendem o seu próprio trabalho e as questões de gênero no âmbito da docência. O trabalhou seguiu a abordagem qualitativa e utilizou como instrumento de coleta de dados a entrevista. Participaram do estudo quatro professoras. Os resultados demonstram concepções reducionistas sobre o protagonismo feminino na docência e uma associação da figura materna, carinhosa e abnegada, ao ideal de professora. As constatações se sustentam na concepção da “inclinação natural” da mulher para o cuidado. É notório que a questão de gênero precisa ser explorada nos currículos dos cursos de formação inicial, aprofundando as discussões sobre o tema, com o objetivo de abandonar discursos e práticas que fomentam a desigualdade de gênero. |
id |
FURG-2_93db818105b598bf299e7f85943640b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/8814 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões de professoras de educação infantil sobre a condição feminina na docênciaMulheresProfessorasEducação InfantilCondição feminina na Educação InfantilA pesquisa teve como objetivo investigar como as professoras que atuam na Educação Infantil em escolas municipais de Vilhena, Rondônia, compreendem o seu próprio trabalho e as questões de gênero no âmbito da docência. O trabalhou seguiu a abordagem qualitativa e utilizou como instrumento de coleta de dados a entrevista. Participaram do estudo quatro professoras. Os resultados demonstram concepções reducionistas sobre o protagonismo feminino na docência e uma associação da figura materna, carinhosa e abnegada, ao ideal de professora. As constatações se sustentam na concepção da “inclinação natural” da mulher para o cuidado. É notório que a questão de gênero precisa ser explorada nos currículos dos cursos de formação inicial, aprofundando as discussões sobre o tema, com o objetivo de abandonar discursos e práticas que fomentam a desigualdade de gênero.Universidade Federal do Rio Grande2019-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/881410.14295/momento.v28i3.8814Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 3 (2019); 65-86Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 3 (2019); 65-862316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/8814/6319Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPenafiel, Kelly Jessie Queirozda Silva, Claudiane AlencarZibetti, Marli Lúcia Tonatto2019-12-18T04:16:33Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/8814Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2019-12-18T04:16:33Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões de professoras de educação infantil sobre a condição feminina na docência |
title |
Reflexões de professoras de educação infantil sobre a condição feminina na docência |
spellingShingle |
Reflexões de professoras de educação infantil sobre a condição feminina na docência Penafiel, Kelly Jessie Queiroz Mulheres Professoras Educação Infantil Condição feminina na Educação Infantil |
title_short |
Reflexões de professoras de educação infantil sobre a condição feminina na docência |
title_full |
Reflexões de professoras de educação infantil sobre a condição feminina na docência |
title_fullStr |
Reflexões de professoras de educação infantil sobre a condição feminina na docência |
title_full_unstemmed |
Reflexões de professoras de educação infantil sobre a condição feminina na docência |
title_sort |
Reflexões de professoras de educação infantil sobre a condição feminina na docência |
author |
Penafiel, Kelly Jessie Queiroz |
author_facet |
Penafiel, Kelly Jessie Queiroz da Silva, Claudiane Alencar Zibetti, Marli Lúcia Tonatto |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Claudiane Alencar Zibetti, Marli Lúcia Tonatto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Penafiel, Kelly Jessie Queiroz da Silva, Claudiane Alencar Zibetti, Marli Lúcia Tonatto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mulheres Professoras Educação Infantil Condição feminina na Educação Infantil |
topic |
Mulheres Professoras Educação Infantil Condição feminina na Educação Infantil |
description |
A pesquisa teve como objetivo investigar como as professoras que atuam na Educação Infantil em escolas municipais de Vilhena, Rondônia, compreendem o seu próprio trabalho e as questões de gênero no âmbito da docência. O trabalhou seguiu a abordagem qualitativa e utilizou como instrumento de coleta de dados a entrevista. Participaram do estudo quatro professoras. Os resultados demonstram concepções reducionistas sobre o protagonismo feminino na docência e uma associação da figura materna, carinhosa e abnegada, ao ideal de professora. As constatações se sustentam na concepção da “inclinação natural” da mulher para o cuidado. É notório que a questão de gênero precisa ser explorada nos currículos dos cursos de formação inicial, aprofundando as discussões sobre o tema, com o objetivo de abandonar discursos e práticas que fomentam a desigualdade de gênero. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8814 10.14295/momento.v28i3.8814 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8814 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v28i3.8814 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8814/6319 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 3 (2019); 65-86 Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 3 (2019); 65-86 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1798944871241744384 |