A QUESTÃO AFRO-BRASILEIRA SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO ESCOLAR EM NÍVEL BÁSICO NA CIDADE DE CUIABÁ, MT
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9570 |
Resumo: | Diante da discriminação étnica e cultural pautada em políticas pedagógicas sob uma perspectiva etnocêntrica, é preciso mais conscientização e envolvimento no tocante ao combate à discriminação aos afro-brasileiros(as) nos espaços escolares. Nesse processo, a gestão escolar é imprescindível. Esta pesquisa, que é de abordagem qualitativa e de caráter exploratório, objetiva analisar as ações educativas sobre a questão afro-brasileira na perspectiva da gestão de uma instituição de ensino no município de Cuiabá, MT. Aplicou-se entrevista semiestruturada a quatro gestores e, com isso, identificou-se que: os gestores desconhecem as leis que tratam sobre as questões étnico-raciais; a discriminação, no âmbito escolar, não é reconhecida; essa temática é abordada apenas em datas específicas. Percebe-se a necessidade de a gestão escolar ser mais atenta às ações discriminatórias existentes de diferentes formas no espaço escolar. |
id |
FURG-2_966fd5327b41454273d0a2b4450448ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/9570 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A QUESTÃO AFRO-BRASILEIRA SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO ESCOLAR EM NÍVEL BÁSICO NA CIDADE DE CUIABÁ, MTGestão escolarLei 10.639/2003Diversidade étnicadiversidade étnica e culturalDiante da discriminação étnica e cultural pautada em políticas pedagógicas sob uma perspectiva etnocêntrica, é preciso mais conscientização e envolvimento no tocante ao combate à discriminação aos afro-brasileiros(as) nos espaços escolares. Nesse processo, a gestão escolar é imprescindível. Esta pesquisa, que é de abordagem qualitativa e de caráter exploratório, objetiva analisar as ações educativas sobre a questão afro-brasileira na perspectiva da gestão de uma instituição de ensino no município de Cuiabá, MT. Aplicou-se entrevista semiestruturada a quatro gestores e, com isso, identificou-se que: os gestores desconhecem as leis que tratam sobre as questões étnico-raciais; a discriminação, no âmbito escolar, não é reconhecida; essa temática é abordada apenas em datas específicas. Percebe-se a necessidade de a gestão escolar ser mais atenta às ações discriminatórias existentes de diferentes formas no espaço escolar.Universidade Federal do Rio Grande2021-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/957010.14295/momento.v29i3.9570Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 3 (2020)Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 3 (2020)2316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/9570/8720Copyright (c) 2021 Momento - Diálogos em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Leonelson DiasPonce de Leon Ramírez, Germana2021-05-04T20:52:30Zoai:periodicos.furg.br:article/9570Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2021-05-04T20:52:30Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A QUESTÃO AFRO-BRASILEIRA SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO ESCOLAR EM NÍVEL BÁSICO NA CIDADE DE CUIABÁ, MT |
title |
A QUESTÃO AFRO-BRASILEIRA SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO ESCOLAR EM NÍVEL BÁSICO NA CIDADE DE CUIABÁ, MT |
spellingShingle |
A QUESTÃO AFRO-BRASILEIRA SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO ESCOLAR EM NÍVEL BÁSICO NA CIDADE DE CUIABÁ, MT Silva, Leonelson Dias Gestão escolar Lei 10.639/2003 Diversidade étnica diversidade étnica e cultural |
title_short |
A QUESTÃO AFRO-BRASILEIRA SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO ESCOLAR EM NÍVEL BÁSICO NA CIDADE DE CUIABÁ, MT |
title_full |
A QUESTÃO AFRO-BRASILEIRA SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO ESCOLAR EM NÍVEL BÁSICO NA CIDADE DE CUIABÁ, MT |
title_fullStr |
A QUESTÃO AFRO-BRASILEIRA SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO ESCOLAR EM NÍVEL BÁSICO NA CIDADE DE CUIABÁ, MT |
title_full_unstemmed |
A QUESTÃO AFRO-BRASILEIRA SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO ESCOLAR EM NÍVEL BÁSICO NA CIDADE DE CUIABÁ, MT |
title_sort |
A QUESTÃO AFRO-BRASILEIRA SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO ESCOLAR EM NÍVEL BÁSICO NA CIDADE DE CUIABÁ, MT |
author |
Silva, Leonelson Dias |
author_facet |
Silva, Leonelson Dias Ponce de Leon Ramírez, Germana |
author_role |
author |
author2 |
Ponce de Leon Ramírez, Germana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Leonelson Dias Ponce de Leon Ramírez, Germana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão escolar Lei 10.639/2003 Diversidade étnica diversidade étnica e cultural |
topic |
Gestão escolar Lei 10.639/2003 Diversidade étnica diversidade étnica e cultural |
description |
Diante da discriminação étnica e cultural pautada em políticas pedagógicas sob uma perspectiva etnocêntrica, é preciso mais conscientização e envolvimento no tocante ao combate à discriminação aos afro-brasileiros(as) nos espaços escolares. Nesse processo, a gestão escolar é imprescindível. Esta pesquisa, que é de abordagem qualitativa e de caráter exploratório, objetiva analisar as ações educativas sobre a questão afro-brasileira na perspectiva da gestão de uma instituição de ensino no município de Cuiabá, MT. Aplicou-se entrevista semiestruturada a quatro gestores e, com isso, identificou-se que: os gestores desconhecem as leis que tratam sobre as questões étnico-raciais; a discriminação, no âmbito escolar, não é reconhecida; essa temática é abordada apenas em datas específicas. Percebe-se a necessidade de a gestão escolar ser mais atenta às ações discriminatórias existentes de diferentes formas no espaço escolar. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9570 10.14295/momento.v29i3.9570 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9570 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v29i3.9570 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9570/8720 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Momento - Diálogos em Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Momento - Diálogos em Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 3 (2020) Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 3 (2020) 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1775493250333802496 |