A QUESTÃO AFRO-BRASILEIRA SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO ESCOLAR EM NÍVEL BÁSICO NA CIDADE DE CUIABÁ, MT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Leonelson Dias
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ponce de Leon Ramírez, Germana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9570
Resumo: Diante da discriminação étnica e cultural pautada em políticas pedagógicas sob uma perspectiva etnocêntrica, é preciso mais conscientização e envolvimento no tocante ao combate à discriminação aos afro-brasileiros(as) nos espaços escolares. Nesse processo, a gestão escolar é imprescindível. Esta pesquisa, que é de abordagem qualitativa e de caráter exploratório, objetiva analisar as ações educativas sobre a questão afro-brasileira na perspectiva da gestão de uma instituição de ensino no município de Cuiabá, MT. Aplicou-se entrevista semiestruturada a quatro gestores e, com isso, identificou-se que: os gestores desconhecem as leis que tratam sobre as questões étnico-raciais; a discriminação, no âmbito escolar, não é reconhecida; essa temática é abordada apenas em datas específicas. Percebe-se a necessidade de a gestão escolar ser mais atenta às ações discriminatórias existentes de diferentes formas no espaço escolar.
id FURG-2_f4768a2d538f2fe66f6181b1a5b11ebd
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/9570
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling A QUESTÃO AFRO-BRASILEIRA SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO ESCOLAR EM NÍVEL BÁSICO NA CIDADE DE CUIABÁ, MTGestão escolarLei 10.639/2003Diversidade étnicadiversidade étnica e culturalDiante da discriminação étnica e cultural pautada em políticas pedagógicas sob uma perspectiva etnocêntrica, é preciso mais conscientização e envolvimento no tocante ao combate à discriminação aos afro-brasileiros(as) nos espaços escolares. Nesse processo, a gestão escolar é imprescindível. Esta pesquisa, que é de abordagem qualitativa e de caráter exploratório, objetiva analisar as ações educativas sobre a questão afro-brasileira na perspectiva da gestão de uma instituição de ensino no município de Cuiabá, MT. Aplicou-se entrevista semiestruturada a quatro gestores e, com isso, identificou-se que: os gestores desconhecem as leis que tratam sobre as questões étnico-raciais; a discriminação, no âmbito escolar, não é reconhecida; essa temática é abordada apenas em datas específicas. Percebe-se a necessidade de a gestão escolar ser mais atenta às ações discriminatórias existentes de diferentes formas no espaço escolar.Universidade Federal do Rio Grande2021-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/957010.14295/momento.v29i3.9570Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 3 (2020)Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 3 (2020)2316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/9570/8720Copyright (c) 2021 Momento - Diálogos em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Leonelson DiasPonce de Leon Ramírez, Germana2021-05-05T19:26:12Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/9570Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2021-05-05T19:26:12Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A QUESTÃO AFRO-BRASILEIRA SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO ESCOLAR EM NÍVEL BÁSICO NA CIDADE DE CUIABÁ, MT
title A QUESTÃO AFRO-BRASILEIRA SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO ESCOLAR EM NÍVEL BÁSICO NA CIDADE DE CUIABÁ, MT
spellingShingle A QUESTÃO AFRO-BRASILEIRA SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO ESCOLAR EM NÍVEL BÁSICO NA CIDADE DE CUIABÁ, MT
Silva, Leonelson Dias
Gestão escolar
Lei 10.639/2003
Diversidade étnica
diversidade étnica e cultural
title_short A QUESTÃO AFRO-BRASILEIRA SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO ESCOLAR EM NÍVEL BÁSICO NA CIDADE DE CUIABÁ, MT
title_full A QUESTÃO AFRO-BRASILEIRA SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO ESCOLAR EM NÍVEL BÁSICO NA CIDADE DE CUIABÁ, MT
title_fullStr A QUESTÃO AFRO-BRASILEIRA SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO ESCOLAR EM NÍVEL BÁSICO NA CIDADE DE CUIABÁ, MT
title_full_unstemmed A QUESTÃO AFRO-BRASILEIRA SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO ESCOLAR EM NÍVEL BÁSICO NA CIDADE DE CUIABÁ, MT
title_sort A QUESTÃO AFRO-BRASILEIRA SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO ESCOLAR EM NÍVEL BÁSICO NA CIDADE DE CUIABÁ, MT
author Silva, Leonelson Dias
author_facet Silva, Leonelson Dias
Ponce de Leon Ramírez, Germana
author_role author
author2 Ponce de Leon Ramírez, Germana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Leonelson Dias
Ponce de Leon Ramírez, Germana
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar
Lei 10.639/2003
Diversidade étnica
diversidade étnica e cultural
topic Gestão escolar
Lei 10.639/2003
Diversidade étnica
diversidade étnica e cultural
description Diante da discriminação étnica e cultural pautada em políticas pedagógicas sob uma perspectiva etnocêntrica, é preciso mais conscientização e envolvimento no tocante ao combate à discriminação aos afro-brasileiros(as) nos espaços escolares. Nesse processo, a gestão escolar é imprescindível. Esta pesquisa, que é de abordagem qualitativa e de caráter exploratório, objetiva analisar as ações educativas sobre a questão afro-brasileira na perspectiva da gestão de uma instituição de ensino no município de Cuiabá, MT. Aplicou-se entrevista semiestruturada a quatro gestores e, com isso, identificou-se que: os gestores desconhecem as leis que tratam sobre as questões étnico-raciais; a discriminação, no âmbito escolar, não é reconhecida; essa temática é abordada apenas em datas específicas. Percebe-se a necessidade de a gestão escolar ser mais atenta às ações discriminatórias existentes de diferentes formas no espaço escolar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9570
10.14295/momento.v29i3.9570
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9570
identifier_str_mv 10.14295/momento.v29i3.9570
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9570/8720
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Momento - Diálogos em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Momento - Diálogos em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 3 (2020)
Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 3 (2020)
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1798944871309901824