Crianças roteiristas, crianças atores sociais: dois olhares se encontram no pátio da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delalande, Julie
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Simon, Claire
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/1509
Resumo: A etnóloga Julie Delalande, autora do livro La cour de récréation, contribution à une anthropologie de l’enfance (Rennes, Ed. PUR, 2001), encontrou-se com a cineasta Claire Simon, realizadora do documentário Récréations (Les Films d’Ici, ARTE France, 1992), que mostra crianças de três a seis anos na hora do recreio no pátio de uma escola. Elas conversaram a respeito de suas abordagens das crianças da escola maternal francesa. Compartilhando a mesma intuição – de que as crianças vivenciam um momento importante de sua existência na hora do recreio –, elas debatem a sutileza de apreender sua experiência quando se é, aos olhos das crianças, um adulto forçosamente dominante. Somente o reconhecimento daqueles que se vem observar permite o acesso a esse universo. Descobre-se então como, entre uma lógica do desejo e uma lógica do social, as crianças aprendem desde a escola maternal a ser atores para seguir adiante. Ali, ao invés de permanecerem seres que devem ser educados, elas são atores de seu texto.
id FURG-2_97d8ff096c06164c4cb9cd2a3cc8c598
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/1509
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Crianças roteiristas, crianças atores sociais: dois olhares se encontram no pátio da escolaCrianças atores. Recreio. Etnologia. Cinema. Escola maternal.A etnóloga Julie Delalande, autora do livro La cour de récréation, contribution à une anthropologie de l’enfance (Rennes, Ed. PUR, 2001), encontrou-se com a cineasta Claire Simon, realizadora do documentário Récréations (Les Films d’Ici, ARTE France, 1992), que mostra crianças de três a seis anos na hora do recreio no pátio de uma escola. Elas conversaram a respeito de suas abordagens das crianças da escola maternal francesa. Compartilhando a mesma intuição – de que as crianças vivenciam um momento importante de sua existência na hora do recreio –, elas debatem a sutileza de apreender sua experiência quando se é, aos olhos das crianças, um adulto forçosamente dominante. Somente o reconhecimento daqueles que se vem observar permite o acesso a esse universo. Descobre-se então como, entre uma lógica do desejo e uma lógica do social, as crianças aprendem desde a escola maternal a ser atores para seguir adiante. Ali, ao invés de permanecerem seres que devem ser educados, elas são atores de seu texto.Universidade Federal do Rio Grande2010-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/1509Momento - Diálogos em Educação; Vol. 19 No. 1 (2010); 15-30Momento - Diálogos em Educação; v. 19 n. 1 (2010); 15-302316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/1509/775Copyright (c) 2014 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDelalande, JulieSimon, Claire2023-01-05T15:57:20Zoai:periodicos.furg.br:article/1509Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2023-01-05T15:57:20Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Crianças roteiristas, crianças atores sociais: dois olhares se encontram no pátio da escola
title Crianças roteiristas, crianças atores sociais: dois olhares se encontram no pátio da escola
spellingShingle Crianças roteiristas, crianças atores sociais: dois olhares se encontram no pátio da escola
Delalande, Julie
Crianças atores. Recreio. Etnologia. Cinema. Escola maternal.
title_short Crianças roteiristas, crianças atores sociais: dois olhares se encontram no pátio da escola
title_full Crianças roteiristas, crianças atores sociais: dois olhares se encontram no pátio da escola
title_fullStr Crianças roteiristas, crianças atores sociais: dois olhares se encontram no pátio da escola
title_full_unstemmed Crianças roteiristas, crianças atores sociais: dois olhares se encontram no pátio da escola
title_sort Crianças roteiristas, crianças atores sociais: dois olhares se encontram no pátio da escola
author Delalande, Julie
author_facet Delalande, Julie
Simon, Claire
author_role author
author2 Simon, Claire
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Delalande, Julie
Simon, Claire
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças atores. Recreio. Etnologia. Cinema. Escola maternal.
topic Crianças atores. Recreio. Etnologia. Cinema. Escola maternal.
description A etnóloga Julie Delalande, autora do livro La cour de récréation, contribution à une anthropologie de l’enfance (Rennes, Ed. PUR, 2001), encontrou-se com a cineasta Claire Simon, realizadora do documentário Récréations (Les Films d’Ici, ARTE France, 1992), que mostra crianças de três a seis anos na hora do recreio no pátio de uma escola. Elas conversaram a respeito de suas abordagens das crianças da escola maternal francesa. Compartilhando a mesma intuição – de que as crianças vivenciam um momento importante de sua existência na hora do recreio –, elas debatem a sutileza de apreender sua experiência quando se é, aos olhos das crianças, um adulto forçosamente dominante. Somente o reconhecimento daqueles que se vem observar permite o acesso a esse universo. Descobre-se então como, entre uma lógica do desejo e uma lógica do social, as crianças aprendem desde a escola maternal a ser atores para seguir adiante. Ali, ao invés de permanecerem seres que devem ser educados, elas são atores de seu texto.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/1509
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/1509
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/1509/775
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 19 No. 1 (2010); 15-30
Momento - Diálogos em Educação; v. 19 n. 1 (2010); 15-30
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1775493249027276800