“Hoje tem pátio?” : as crianças bem pequenas e as suas relações de aprendizagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bartholomeu, Luciana de Souza Ávila
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/115811
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) busca reconhecer o pátio como um espaço educativo que contribui na construção das aprendizagens de crianças bem pequenas. Este estudo surgiu a partir das muitas inquietações para compreender as relações de aprendizagens vivenciadas no pátio e para refletir sobre a importância do contato com a natureza para as crianças bem pequenas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, é um estudo de caso que visa analisar as brincadeiras, interações e descobertas apresentadas pelas crianças no momento do pátio. Para a coleta de dados, foram utilizados como instrumentos de pesquisa: a observação participante, registro escrito, registro fotográfico e gravação de vídeos. O estudo teve como principais referenciais teóricos: Hohmann; Post (2003), que embasam o conceito de aprendizagem utilizado nesta pesquisa; Corsaro (2011) que ajuda a entender sobre a relação entre pares; Barbosa (2007) colaborando com as interações entre as crianças pequenas; Brock et al (2011) articulando sobre o brincar e por fim, Haddad; Horn (2013) que apresentam reflexões sobre o uso do pátio na Educação Infantil. Esta investigação teve como categorias de análise: as brincadeiras desenvolvidas pelas crianças e as descobertas feitas por eles. Ao analisar o material coletado, entendemos a importância do pátio, pois ele contribui para a socialização e a aprendizagem das crianças bem pequenas por meio das brincadeiras físicas com os objetos, das brincadeiras de faz de conta, das interações entre pares, das descobertas ligadas à natureza e da integração com as diversas áreas do conhecimento. Além disso, o contato com o ambiente externo propicia o despertar da curiosidade das crianças, e o brincar com as ciências torna-se interessante e primordial para uma aprendizagem significativa do mundo que as cerca.
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