Trabalho de conclusão de curso: trabalho interativo na orientação em EAD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Keite Silva de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Campos, Gilda Helena Bernardino de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7754
Resumo: O trabalho de conclusão de curso (TCC) na educação a distância (EaD) é resultado da parceria entre orientando e orientador. Essa interação configura-se na temática desse trabalho, chamando a atenção para o trabalho interativo do orientador. No momento da escrita, o orientando busca apoio e segurança em seu orientador, mas há poucas pesquisas se dedicando a essa relação. Buscamos na literatura, as principais características do trabalho interativo empregadas na orientação de TCC. Analisamos 25 trabalhos, categorizamos as caraterísticas por sua incidência e elencamos as dificuldades que fragilizam a relação afetiva entre orientador-orientando. Nota-se que o orientador precisa entregar um pouco de si ao trabalho. O envolvimento com o aluno, bem como sua dedicação e responsabilidade podem facilitar o relacionamento, e conduzir o percurso de forma dialógica e democrática.
id FURG-2_98943dc5ab1dc8eafd66bbe0de11ceb1
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/7754
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Trabalho de conclusão de curso: trabalho interativo na orientação em EADOrientação de TCCTrabalho interativoEducação a distância.Educação a distânciaO trabalho de conclusão de curso (TCC) na educação a distância (EaD) é resultado da parceria entre orientando e orientador. Essa interação configura-se na temática desse trabalho, chamando a atenção para o trabalho interativo do orientador. No momento da escrita, o orientando busca apoio e segurança em seu orientador, mas há poucas pesquisas se dedicando a essa relação. Buscamos na literatura, as principais características do trabalho interativo empregadas na orientação de TCC. Analisamos 25 trabalhos, categorizamos as caraterísticas por sua incidência e elencamos as dificuldades que fragilizam a relação afetiva entre orientador-orientando. Nota-se que o orientador precisa entregar um pouco de si ao trabalho. O envolvimento com o aluno, bem como sua dedicação e responsabilidade podem facilitar o relacionamento, e conduzir o percurso de forma dialógica e democrática.Universidade Federal do Rio Grande2018-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/775410.14295/momento.v27i1.7754Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 282-299Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 282-2992316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/7754/5244Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Keite Silva deCampos, Gilda Helena Bernardino de2018-09-14T17:22:03Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/7754Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-09-14T17:22:03Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho de conclusão de curso: trabalho interativo na orientação em EAD
title Trabalho de conclusão de curso: trabalho interativo na orientação em EAD
spellingShingle Trabalho de conclusão de curso: trabalho interativo na orientação em EAD
Melo, Keite Silva de
Orientação de TCC
Trabalho interativo
Educação a distância.
Educação a distância
title_short Trabalho de conclusão de curso: trabalho interativo na orientação em EAD
title_full Trabalho de conclusão de curso: trabalho interativo na orientação em EAD
title_fullStr Trabalho de conclusão de curso: trabalho interativo na orientação em EAD
title_full_unstemmed Trabalho de conclusão de curso: trabalho interativo na orientação em EAD
title_sort Trabalho de conclusão de curso: trabalho interativo na orientação em EAD
author Melo, Keite Silva de
author_facet Melo, Keite Silva de
Campos, Gilda Helena Bernardino de
author_role author
author2 Campos, Gilda Helena Bernardino de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Keite Silva de
Campos, Gilda Helena Bernardino de
dc.subject.por.fl_str_mv Orientação de TCC
Trabalho interativo
Educação a distância.
Educação a distância
topic Orientação de TCC
Trabalho interativo
Educação a distância.
Educação a distância
description O trabalho de conclusão de curso (TCC) na educação a distância (EaD) é resultado da parceria entre orientando e orientador. Essa interação configura-se na temática desse trabalho, chamando a atenção para o trabalho interativo do orientador. No momento da escrita, o orientando busca apoio e segurança em seu orientador, mas há poucas pesquisas se dedicando a essa relação. Buscamos na literatura, as principais características do trabalho interativo empregadas na orientação de TCC. Analisamos 25 trabalhos, categorizamos as caraterísticas por sua incidência e elencamos as dificuldades que fragilizam a relação afetiva entre orientador-orientando. Nota-se que o orientador precisa entregar um pouco de si ao trabalho. O envolvimento com o aluno, bem como sua dedicação e responsabilidade podem facilitar o relacionamento, e conduzir o percurso de forma dialógica e democrática.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7754
10.14295/momento.v27i1.7754
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7754
identifier_str_mv 10.14295/momento.v27i1.7754
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7754/5244
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 282-299
Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 282-299
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1798944870727942144