Trabalho de conclusão de curso: trabalho interativo na orientação em EAD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
DOI: | 10.14295/momento.v27i1.7754 |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7754 |
Resumo: | O trabalho de conclusão de curso (TCC) na educação a distância (EaD) é resultado da parceria entre orientando e orientador. Essa interação configura-se na temática desse trabalho, chamando a atenção para o trabalho interativo do orientador. No momento da escrita, o orientando busca apoio e segurança em seu orientador, mas há poucas pesquisas se dedicando a essa relação. Buscamos na literatura, as principais características do trabalho interativo empregadas na orientação de TCC. Analisamos 25 trabalhos, categorizamos as caraterísticas por sua incidência e elencamos as dificuldades que fragilizam a relação afetiva entre orientador-orientando. Nota-se que o orientador precisa entregar um pouco de si ao trabalho. O envolvimento com o aluno, bem como sua dedicação e responsabilidade podem facilitar o relacionamento, e conduzir o percurso de forma dialógica e democrática. |
id |
FURG-2_98943dc5ab1dc8eafd66bbe0de11ceb1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/7754 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
spelling |
Trabalho de conclusão de curso: trabalho interativo na orientação em EADOrientação de TCCTrabalho interativoEducação a distância.Educação a distânciaO trabalho de conclusão de curso (TCC) na educação a distância (EaD) é resultado da parceria entre orientando e orientador. Essa interação configura-se na temática desse trabalho, chamando a atenção para o trabalho interativo do orientador. No momento da escrita, o orientando busca apoio e segurança em seu orientador, mas há poucas pesquisas se dedicando a essa relação. Buscamos na literatura, as principais características do trabalho interativo empregadas na orientação de TCC. Analisamos 25 trabalhos, categorizamos as caraterísticas por sua incidência e elencamos as dificuldades que fragilizam a relação afetiva entre orientador-orientando. Nota-se que o orientador precisa entregar um pouco de si ao trabalho. O envolvimento com o aluno, bem como sua dedicação e responsabilidade podem facilitar o relacionamento, e conduzir o percurso de forma dialógica e democrática.Universidade Federal do Rio Grande2018-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/775410.14295/momento.v27i1.7754Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 282-299Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 282-2992316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/7754/5244Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Keite Silva deCampos, Gilda Helena Bernardino de2018-09-14T17:22:03Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/7754Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-09-14T17:22:03Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalho de conclusão de curso: trabalho interativo na orientação em EAD |
title |
Trabalho de conclusão de curso: trabalho interativo na orientação em EAD |
spellingShingle |
Trabalho de conclusão de curso: trabalho interativo na orientação em EAD Trabalho de conclusão de curso: trabalho interativo na orientação em EAD Melo, Keite Silva de Orientação de TCC Trabalho interativo Educação a distância. Educação a distância Melo, Keite Silva de Orientação de TCC Trabalho interativo Educação a distância. Educação a distância |
title_short |
Trabalho de conclusão de curso: trabalho interativo na orientação em EAD |
title_full |
Trabalho de conclusão de curso: trabalho interativo na orientação em EAD |
title_fullStr |
Trabalho de conclusão de curso: trabalho interativo na orientação em EAD Trabalho de conclusão de curso: trabalho interativo na orientação em EAD |
title_full_unstemmed |
Trabalho de conclusão de curso: trabalho interativo na orientação em EAD Trabalho de conclusão de curso: trabalho interativo na orientação em EAD |
title_sort |
Trabalho de conclusão de curso: trabalho interativo na orientação em EAD |
author |
Melo, Keite Silva de |
author_facet |
Melo, Keite Silva de Melo, Keite Silva de Campos, Gilda Helena Bernardino de Campos, Gilda Helena Bernardino de |
author_role |
author |
author2 |
Campos, Gilda Helena Bernardino de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Keite Silva de Campos, Gilda Helena Bernardino de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Orientação de TCC Trabalho interativo Educação a distância. Educação a distância |
topic |
Orientação de TCC Trabalho interativo Educação a distância. Educação a distância |
description |
O trabalho de conclusão de curso (TCC) na educação a distância (EaD) é resultado da parceria entre orientando e orientador. Essa interação configura-se na temática desse trabalho, chamando a atenção para o trabalho interativo do orientador. No momento da escrita, o orientando busca apoio e segurança em seu orientador, mas há poucas pesquisas se dedicando a essa relação. Buscamos na literatura, as principais características do trabalho interativo empregadas na orientação de TCC. Analisamos 25 trabalhos, categorizamos as caraterísticas por sua incidência e elencamos as dificuldades que fragilizam a relação afetiva entre orientador-orientando. Nota-se que o orientador precisa entregar um pouco de si ao trabalho. O envolvimento com o aluno, bem como sua dedicação e responsabilidade podem facilitar o relacionamento, e conduzir o percurso de forma dialógica e democrática. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7754 10.14295/momento.v27i1.7754 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7754 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v27i1.7754 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7754/5244 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 282-299 Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 282-299 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1822176317396746240 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.14295/momento.v27i1.7754 |