DIFICULDADES DO PROCESSO DE ORIENTAÇÃO EM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC): UM ESTUDO COM OS DOCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DE ENSINO SUPERIOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
DOI: | 10.15628/holos.2015.1011 |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1011 |
Resumo: | O artigo aborda as dificuldades encontradas por professores durante o processo de orientação de trabalhos de conclusão de curso (TCC´s) de alunos do curso de Administração. Foi desenvolvido um estudo de campo, com dados coletados junto a um universo de 30 docentes do curso de uma instituição privada de ensino superior através de um questionário que contemplou além da análise do perfil do docente, três aspectos fundamentais para a realização deste tipo de trabalho, que são: o conhecimento em metodologia (aspecto cognitivo), o planejamento de pesquisa (aspecto operacional) e a forma de orientação (aspecto da relação professor-aluno). Os resultados apontam as principais dificuldades inseridas no processo de orientação, que vão desde características dos docentes bem como à forma e o envolvimento dos discentes durante a construção de trabalho. Os resultados, apesar de limitados por uma pequena amostragem, podem servir de suporte de informação para o processo de planejamento das ações de formação por professores e coordenadores de curso. |
id |
IFRN-3_3fed61f3bab4ac545b12055960d882c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/1011 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
spelling |
DIFICULDADES DO PROCESSO DE ORIENTAÇÃO EM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC): UM ESTUDO COM OS DOCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DE ENSINO SUPERIOROrientaçãoTCCCurso de AdministraçãoAspectos CognitivosO artigo aborda as dificuldades encontradas por professores durante o processo de orientação de trabalhos de conclusão de curso (TCC´s) de alunos do curso de Administração. Foi desenvolvido um estudo de campo, com dados coletados junto a um universo de 30 docentes do curso de uma instituição privada de ensino superior através de um questionário que contemplou além da análise do perfil do docente, três aspectos fundamentais para a realização deste tipo de trabalho, que são: o conhecimento em metodologia (aspecto cognitivo), o planejamento de pesquisa (aspecto operacional) e a forma de orientação (aspecto da relação professor-aluno). Os resultados apontam as principais dificuldades inseridas no processo de orientação, que vão desde características dos docentes bem como à forma e o envolvimento dos discentes durante a construção de trabalho. Os resultados, apesar de limitados por uma pequena amostragem, podem servir de suporte de informação para o processo de planejamento das ações de formação por professores e coordenadores de curso.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2015-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/101110.15628/holos.2015.1011HOLOS; v. 5 (2015); 242-2551807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1011/1147Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Bruno CampeloSilva, Ruthilene Catarina Lima daRocha, Fabrícia Abrantes Figueiredo daDanjour, Miler Franco2022-05-01T20:25:10Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/1011Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:25:10Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DIFICULDADES DO PROCESSO DE ORIENTAÇÃO EM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC): UM ESTUDO COM OS DOCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DE ENSINO SUPERIOR |
title |
DIFICULDADES DO PROCESSO DE ORIENTAÇÃO EM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC): UM ESTUDO COM OS DOCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DE ENSINO SUPERIOR |
spellingShingle |
DIFICULDADES DO PROCESSO DE ORIENTAÇÃO EM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC): UM ESTUDO COM OS DOCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DE ENSINO SUPERIOR DIFICULDADES DO PROCESSO DE ORIENTAÇÃO EM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC): UM ESTUDO COM OS DOCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DE ENSINO SUPERIOR Medeiros, Bruno Campelo Orientação TCC Curso de Administração Aspectos Cognitivos Medeiros, Bruno Campelo Orientação TCC Curso de Administração Aspectos Cognitivos |
title_short |
DIFICULDADES DO PROCESSO DE ORIENTAÇÃO EM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC): UM ESTUDO COM OS DOCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DE ENSINO SUPERIOR |
title_full |
DIFICULDADES DO PROCESSO DE ORIENTAÇÃO EM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC): UM ESTUDO COM OS DOCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DE ENSINO SUPERIOR |
title_fullStr |
DIFICULDADES DO PROCESSO DE ORIENTAÇÃO EM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC): UM ESTUDO COM OS DOCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DE ENSINO SUPERIOR DIFICULDADES DO PROCESSO DE ORIENTAÇÃO EM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC): UM ESTUDO COM OS DOCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DE ENSINO SUPERIOR |
title_full_unstemmed |
DIFICULDADES DO PROCESSO DE ORIENTAÇÃO EM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC): UM ESTUDO COM OS DOCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DE ENSINO SUPERIOR DIFICULDADES DO PROCESSO DE ORIENTAÇÃO EM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC): UM ESTUDO COM OS DOCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DE ENSINO SUPERIOR |
title_sort |
DIFICULDADES DO PROCESSO DE ORIENTAÇÃO EM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC): UM ESTUDO COM OS DOCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DE ENSINO SUPERIOR |
author |
Medeiros, Bruno Campelo |
author_facet |
Medeiros, Bruno Campelo Medeiros, Bruno Campelo Silva, Ruthilene Catarina Lima da Rocha, Fabrícia Abrantes Figueiredo da Danjour, Miler Franco Silva, Ruthilene Catarina Lima da Rocha, Fabrícia Abrantes Figueiredo da Danjour, Miler Franco |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Ruthilene Catarina Lima da Rocha, Fabrícia Abrantes Figueiredo da Danjour, Miler Franco |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Bruno Campelo Silva, Ruthilene Catarina Lima da Rocha, Fabrícia Abrantes Figueiredo da Danjour, Miler Franco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Orientação TCC Curso de Administração Aspectos Cognitivos |
topic |
Orientação TCC Curso de Administração Aspectos Cognitivos |
description |
O artigo aborda as dificuldades encontradas por professores durante o processo de orientação de trabalhos de conclusão de curso (TCC´s) de alunos do curso de Administração. Foi desenvolvido um estudo de campo, com dados coletados junto a um universo de 30 docentes do curso de uma instituição privada de ensino superior através de um questionário que contemplou além da análise do perfil do docente, três aspectos fundamentais para a realização deste tipo de trabalho, que são: o conhecimento em metodologia (aspecto cognitivo), o planejamento de pesquisa (aspecto operacional) e a forma de orientação (aspecto da relação professor-aluno). Os resultados apontam as principais dificuldades inseridas no processo de orientação, que vão desde características dos docentes bem como à forma e o envolvimento dos discentes durante a construção de trabalho. Os resultados, apesar de limitados por uma pequena amostragem, podem servir de suporte de informação para o processo de planejamento das ações de formação por professores e coordenadores de curso. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1011 10.15628/holos.2015.1011 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1011 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2015.1011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1011/1147 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 5 (2015); 242-255 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1822183222700670976 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.15628/holos.2015.1011 |