A leitura de histórias na infância: estudo da interação mãe-criança a partir de uma perspectiva sociocultural construtivista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/3272 |
Resumo: | Na abordagem sociocultural construtivista do desenvolvimento humano, a criança constrói meios de ação com familiares significativos e membros da comunidade que desempenham papéis de agentes de socialização, provendo meios para o aprendizado através das suas interações e das zonas de atividade proporcionadas por estes. Os conhecimentos das funções e usos da linguagem escrita e a formação de atitudes sobre sua utilidade são co-construídos primariamente a partir das experiências com a leitura e escrita em casa e na comunidade. Dentre esses agentes de socialização, consideramos as mães adultos significativos importantes no processo de co-construção da linguagem escrita na infância. O objetivo deste trabalho foi investigar a importância das interações da díade (mãe-criança) durante sessões estruturadas de leitura de histórias infantis. As sessões foram padronizadas em tipos de participação convencionalizadas, mas ao mesmo tempo, dinâmicas, uma vez que cada díade mostrou-se única em sua forma de interagir. |
id |
FURG-2_9ad935d179cc69dc0a1fefbd9b2f64e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/3272 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A leitura de histórias na infância: estudo da interação mãe-criança a partir de uma perspectiva sociocultural construtivistaLetramento infantil. Interação mãe-criança. Abordagem sociocultural construtivistaNa abordagem sociocultural construtivista do desenvolvimento humano, a criança constrói meios de ação com familiares significativos e membros da comunidade que desempenham papéis de agentes de socialização, provendo meios para o aprendizado através das suas interações e das zonas de atividade proporcionadas por estes. Os conhecimentos das funções e usos da linguagem escrita e a formação de atitudes sobre sua utilidade são co-construídos primariamente a partir das experiências com a leitura e escrita em casa e na comunidade. Dentre esses agentes de socialização, consideramos as mães adultos significativos importantes no processo de co-construção da linguagem escrita na infância. O objetivo deste trabalho foi investigar a importância das interações da díade (mãe-criança) durante sessões estruturadas de leitura de histórias infantis. As sessões foram padronizadas em tipos de participação convencionalizadas, mas ao mesmo tempo, dinâmicas, uma vez que cada díade mostrou-se única em sua forma de interagir.Universidade Federal do Rio Grande2014-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/3272Momento - Diálogos em Educação; Vol. 21 No. 2 (2012); 49-64Momento - Diálogos em Educação; v. 21 n. 2 (2012); 49-642316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/3272/2461Copyright (c) 2014 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeão, Denise Maria Maciel2018-05-08T14:50:16Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/3272Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-05-08T14:50:16Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A leitura de histórias na infância: estudo da interação mãe-criança a partir de uma perspectiva sociocultural construtivista |
title |
A leitura de histórias na infância: estudo da interação mãe-criança a partir de uma perspectiva sociocultural construtivista |
spellingShingle |
A leitura de histórias na infância: estudo da interação mãe-criança a partir de uma perspectiva sociocultural construtivista Leão, Denise Maria Maciel Letramento infantil. Interação mãe-criança. Abordagem sociocultural construtivista |
title_short |
A leitura de histórias na infância: estudo da interação mãe-criança a partir de uma perspectiva sociocultural construtivista |
title_full |
A leitura de histórias na infância: estudo da interação mãe-criança a partir de uma perspectiva sociocultural construtivista |
title_fullStr |
A leitura de histórias na infância: estudo da interação mãe-criança a partir de uma perspectiva sociocultural construtivista |
title_full_unstemmed |
A leitura de histórias na infância: estudo da interação mãe-criança a partir de uma perspectiva sociocultural construtivista |
title_sort |
A leitura de histórias na infância: estudo da interação mãe-criança a partir de uma perspectiva sociocultural construtivista |
author |
Leão, Denise Maria Maciel |
author_facet |
Leão, Denise Maria Maciel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leão, Denise Maria Maciel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento infantil. Interação mãe-criança. Abordagem sociocultural construtivista |
topic |
Letramento infantil. Interação mãe-criança. Abordagem sociocultural construtivista |
description |
Na abordagem sociocultural construtivista do desenvolvimento humano, a criança constrói meios de ação com familiares significativos e membros da comunidade que desempenham papéis de agentes de socialização, provendo meios para o aprendizado através das suas interações e das zonas de atividade proporcionadas por estes. Os conhecimentos das funções e usos da linguagem escrita e a formação de atitudes sobre sua utilidade são co-construídos primariamente a partir das experiências com a leitura e escrita em casa e na comunidade. Dentre esses agentes de socialização, consideramos as mães adultos significativos importantes no processo de co-construção da linguagem escrita na infância. O objetivo deste trabalho foi investigar a importância das interações da díade (mãe-criança) durante sessões estruturadas de leitura de histórias infantis. As sessões foram padronizadas em tipos de participação convencionalizadas, mas ao mesmo tempo, dinâmicas, uma vez que cada díade mostrou-se única em sua forma de interagir. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/3272 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/3272 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/3272/2461 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 21 No. 2 (2012); 49-64 Momento - Diálogos em Educação; v. 21 n. 2 (2012); 49-64 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1798944869743329280 |