Relações de gênero em sala de aula: compartilhando experiências do pibid interdisciplinar de petrolina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Janaina Guimarães da Fonseca
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7049
Resumo: Levando em consideração as novas diretrizes para os cursos de licenciatura, de julho de 2015 e também a tentativa de reação aos diversos projetos que pretendem limitar as discussões de gênero em sala de aula, nosso projeto, aqui apresentado, utilizou o PIBID-Programa de Iniciação a Docência da CAPES, para trabalhar as relações de gênero, em escolas públicas de Petrolina, no ano de 2016. O projeto foi coordenado por Janaina Guimarães e desenvolvido pelas alunas e alunos dos cursos de Licenciatura em História e Biologia da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina, numa perspectiva interdisciplinar. Nossa proposta teve como objetivo trabalhar os a construção histórica dos conceitos de sertaneja e sertanejo por meio das relações de gênero, focando a realidade das/os alunas/os e seu papel enquanto agentes históricos, estimulando-as/os a desenvolverem um olhar crítico sobre os estereótipos e preconceitos machistas e misóginos presentes nas práticas cotidianas. As atividades desenvolvidas ao longo do ano, bem como o material que utilizamos como base, produzidos pela Ação Educativa e pelo instituto Sou da Paz, serão descritas e analisadas, bem como a recepção por parte das/os licenciadas/os, tutores e estudantes do Ensino Médio à abordagem das relações de gênero em sala de aula.
id FURG-2_a2c6ed0b644f1338732c920c77507cbe
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/7049
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Relações de gênero em sala de aula: compartilhando experiências do pibid interdisciplinar de petrolinaGêneroEducaçãoInterdisciplinarExperiências no PIBID com relações de gêneroLevando em consideração as novas diretrizes para os cursos de licenciatura, de julho de 2015 e também a tentativa de reação aos diversos projetos que pretendem limitar as discussões de gênero em sala de aula, nosso projeto, aqui apresentado, utilizou o PIBID-Programa de Iniciação a Docência da CAPES, para trabalhar as relações de gênero, em escolas públicas de Petrolina, no ano de 2016. O projeto foi coordenado por Janaina Guimarães e desenvolvido pelas alunas e alunos dos cursos de Licenciatura em História e Biologia da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina, numa perspectiva interdisciplinar. Nossa proposta teve como objetivo trabalhar os a construção histórica dos conceitos de sertaneja e sertanejo por meio das relações de gênero, focando a realidade das/os alunas/os e seu papel enquanto agentes históricos, estimulando-as/os a desenvolverem um olhar crítico sobre os estereótipos e preconceitos machistas e misóginos presentes nas práticas cotidianas. As atividades desenvolvidas ao longo do ano, bem como o material que utilizamos como base, produzidos pela Ação Educativa e pelo instituto Sou da Paz, serão descritas e analisadas, bem como a recepção por parte das/os licenciadas/os, tutores e estudantes do Ensino Médio à abordagem das relações de gênero em sala de aula.Universidade Federal do Rio Grande2019-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/704910.14295/momento.v27i3.7049Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 3 (2018): Dossiê: Estudios feministas y educación. Retos, avances y desafíos en el contexto actual; 303-315Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 3 (2018): Dossiê: Estudios feministas y educación. Retos, avances y desafíos en el contexto actual; 303-3152316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/7049/5635Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Janaina Guimarães da Fonseca2019-01-30T22:30:29Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/7049Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2019-01-30T22:30:29Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações de gênero em sala de aula: compartilhando experiências do pibid interdisciplinar de petrolina
title Relações de gênero em sala de aula: compartilhando experiências do pibid interdisciplinar de petrolina
spellingShingle Relações de gênero em sala de aula: compartilhando experiências do pibid interdisciplinar de petrolina
Silva, Janaina Guimarães da Fonseca
Gênero
Educação
Interdisciplinar
Experiências no PIBID com relações de gênero
title_short Relações de gênero em sala de aula: compartilhando experiências do pibid interdisciplinar de petrolina
title_full Relações de gênero em sala de aula: compartilhando experiências do pibid interdisciplinar de petrolina
title_fullStr Relações de gênero em sala de aula: compartilhando experiências do pibid interdisciplinar de petrolina
title_full_unstemmed Relações de gênero em sala de aula: compartilhando experiências do pibid interdisciplinar de petrolina
title_sort Relações de gênero em sala de aula: compartilhando experiências do pibid interdisciplinar de petrolina
author Silva, Janaina Guimarães da Fonseca
author_facet Silva, Janaina Guimarães da Fonseca
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Janaina Guimarães da Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Educação
Interdisciplinar
Experiências no PIBID com relações de gênero
topic Gênero
Educação
Interdisciplinar
Experiências no PIBID com relações de gênero
description Levando em consideração as novas diretrizes para os cursos de licenciatura, de julho de 2015 e também a tentativa de reação aos diversos projetos que pretendem limitar as discussões de gênero em sala de aula, nosso projeto, aqui apresentado, utilizou o PIBID-Programa de Iniciação a Docência da CAPES, para trabalhar as relações de gênero, em escolas públicas de Petrolina, no ano de 2016. O projeto foi coordenado por Janaina Guimarães e desenvolvido pelas alunas e alunos dos cursos de Licenciatura em História e Biologia da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina, numa perspectiva interdisciplinar. Nossa proposta teve como objetivo trabalhar os a construção histórica dos conceitos de sertaneja e sertanejo por meio das relações de gênero, focando a realidade das/os alunas/os e seu papel enquanto agentes históricos, estimulando-as/os a desenvolverem um olhar crítico sobre os estereótipos e preconceitos machistas e misóginos presentes nas práticas cotidianas. As atividades desenvolvidas ao longo do ano, bem como o material que utilizamos como base, produzidos pela Ação Educativa e pelo instituto Sou da Paz, serão descritas e analisadas, bem como a recepção por parte das/os licenciadas/os, tutores e estudantes do Ensino Médio à abordagem das relações de gênero em sala de aula.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7049
10.14295/momento.v27i3.7049
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7049
identifier_str_mv 10.14295/momento.v27i3.7049
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7049/5635
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 3 (2018): Dossiê: Estudios feministas y educación. Retos, avances y desafíos en el contexto actual; 303-315
Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 3 (2018): Dossiê: Estudios feministas y educación. Retos, avances y desafíos en el contexto actual; 303-315
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1798944870702776320