GÊNERO E SEXUALIDADE EM DEBATE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID – INTERDISCIPLINAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ângelo, Dênis Fernando Barcelos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Berto, Franciele Teixeira, Santos, Iris Celeste Silva, Silva, André Luiz dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2441
Resumo: Este artigo apresenta e discute os “pontos de tensão” desencadeados pelos processos pedagógicos do projeto “Precisamos falar sobre gênero e Sexualidade”, desenvolvido por acadêmicos bolsistas do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Metodologicamente, o material empírico foi produzido a partir de observações participantes que foram registradas em diário de campo. Além disso, documentos pedagógicos (Projeto e Planos de Aula), que subsidiaram a execução do projeto, também foram utilizados. O conjunto dos dados produzidos foi tratado a partir dos procedimentos da “Análise de Conteúdo” propostos por Bardin (2009). Do processo analítico empreendido, foi possível identificar duas categorias, as quais: “A ‘caixa de gênero’ e a necessidade de se refinar as propostas pedagógicas” e “Sobre resistências e a tentativa de manutenção do status quo”. Assim, foi possível perceber que as propostas pedagógicas nem sempre estiveram adequadas às demandas dos alunos e às suas vivências no campo de gênero e sexualidade. Por outro lado, o conjunto das aulas permitiu aos alunos e alunas perceberem de outros modos concepções de gênero naturalizadas e pouco problematizadas por eles/as. Além disso, a organização de grupos de meninos que passaram a resistir às propostas pedagógicas também se fez notar, o que demandou ajuste nos procedimentos pedagógicos, bem como maior apropriação dos conceitos que sustentavam a prática. Por fim, pode-se dizer que o projeto foi de extrema importância para a experiência dos acadêmicos/bolsistas Pibidianos, bem como para a comunidade escolar, que em alguma medida se mobilizou em torno da proposta.
id Feevale-1_e21de58fd4fccd907c81702cdf7d076f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2441
network_acronym_str Feevale-1
network_name_str Revista Prâksis
repository_id_str
spelling GÊNERO E SEXUALIDADE EM DEBATE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID – INTERDISCIPLINARGêneroSexualidadePIBIDEste artigo apresenta e discute os “pontos de tensão” desencadeados pelos processos pedagógicos do projeto “Precisamos falar sobre gênero e Sexualidade”, desenvolvido por acadêmicos bolsistas do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Metodologicamente, o material empírico foi produzido a partir de observações participantes que foram registradas em diário de campo. Além disso, documentos pedagógicos (Projeto e Planos de Aula), que subsidiaram a execução do projeto, também foram utilizados. O conjunto dos dados produzidos foi tratado a partir dos procedimentos da “Análise de Conteúdo” propostos por Bardin (2009). Do processo analítico empreendido, foi possível identificar duas categorias, as quais: “A ‘caixa de gênero’ e a necessidade de se refinar as propostas pedagógicas” e “Sobre resistências e a tentativa de manutenção do status quo”. Assim, foi possível perceber que as propostas pedagógicas nem sempre estiveram adequadas às demandas dos alunos e às suas vivências no campo de gênero e sexualidade. Por outro lado, o conjunto das aulas permitiu aos alunos e alunas perceberem de outros modos concepções de gênero naturalizadas e pouco problematizadas por eles/as. Além disso, a organização de grupos de meninos que passaram a resistir às propostas pedagógicas também se fez notar, o que demandou ajuste nos procedimentos pedagógicos, bem como maior apropriação dos conceitos que sustentavam a prática. Por fim, pode-se dizer que o projeto foi de extrema importância para a experiência dos acadêmicos/bolsistas Pibidianos, bem como para a comunidade escolar, que em alguma medida se mobilizou em torno da proposta.Universidade Feevale2021-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/244110.25112/rpr.v1.2441Revista Prâksis; v. 1 (2022): Problematizando a Infância e a Adolescência: a Psicologia e os Contextos Atuais; 39-542448-19391807-1112reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2441/2970Copyright (c) 2021 Revista Prâksishttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessÂngelo, Dênis Fernando BarcelosBerto, Franciele TeixeiraSantos, Iris Celeste SilvaSilva, André Luiz dos Santos2022-02-18T18:27:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2441Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2022-02-18T18:27:17Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv GÊNERO E SEXUALIDADE EM DEBATE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID – INTERDISCIPLINAR
title GÊNERO E SEXUALIDADE EM DEBATE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID – INTERDISCIPLINAR
spellingShingle GÊNERO E SEXUALIDADE EM DEBATE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID – INTERDISCIPLINAR
Ângelo, Dênis Fernando Barcelos
Gênero
Sexualidade
PIBID
title_short GÊNERO E SEXUALIDADE EM DEBATE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID – INTERDISCIPLINAR
title_full GÊNERO E SEXUALIDADE EM DEBATE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID – INTERDISCIPLINAR
title_fullStr GÊNERO E SEXUALIDADE EM DEBATE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID – INTERDISCIPLINAR
title_full_unstemmed GÊNERO E SEXUALIDADE EM DEBATE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID – INTERDISCIPLINAR
title_sort GÊNERO E SEXUALIDADE EM DEBATE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID – INTERDISCIPLINAR
author Ângelo, Dênis Fernando Barcelos
author_facet Ângelo, Dênis Fernando Barcelos
Berto, Franciele Teixeira
Santos, Iris Celeste Silva
Silva, André Luiz dos Santos
author_role author
author2 Berto, Franciele Teixeira
Santos, Iris Celeste Silva
Silva, André Luiz dos Santos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ângelo, Dênis Fernando Barcelos
Berto, Franciele Teixeira
Santos, Iris Celeste Silva
Silva, André Luiz dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Sexualidade
PIBID
topic Gênero
Sexualidade
PIBID
description Este artigo apresenta e discute os “pontos de tensão” desencadeados pelos processos pedagógicos do projeto “Precisamos falar sobre gênero e Sexualidade”, desenvolvido por acadêmicos bolsistas do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Metodologicamente, o material empírico foi produzido a partir de observações participantes que foram registradas em diário de campo. Além disso, documentos pedagógicos (Projeto e Planos de Aula), que subsidiaram a execução do projeto, também foram utilizados. O conjunto dos dados produzidos foi tratado a partir dos procedimentos da “Análise de Conteúdo” propostos por Bardin (2009). Do processo analítico empreendido, foi possível identificar duas categorias, as quais: “A ‘caixa de gênero’ e a necessidade de se refinar as propostas pedagógicas” e “Sobre resistências e a tentativa de manutenção do status quo”. Assim, foi possível perceber que as propostas pedagógicas nem sempre estiveram adequadas às demandas dos alunos e às suas vivências no campo de gênero e sexualidade. Por outro lado, o conjunto das aulas permitiu aos alunos e alunas perceberem de outros modos concepções de gênero naturalizadas e pouco problematizadas por eles/as. Além disso, a organização de grupos de meninos que passaram a resistir às propostas pedagógicas também se fez notar, o que demandou ajuste nos procedimentos pedagógicos, bem como maior apropriação dos conceitos que sustentavam a prática. Por fim, pode-se dizer que o projeto foi de extrema importância para a experiência dos acadêmicos/bolsistas Pibidianos, bem como para a comunidade escolar, que em alguma medida se mobilizou em torno da proposta.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2441
10.25112/rpr.v1.2441
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2441
identifier_str_mv 10.25112/rpr.v1.2441
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2441/2970
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Prâksis
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Prâksis
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prâksis; v. 1 (2022): Problematizando a Infância e a Adolescência: a Psicologia e os Contextos Atuais; 39-54
2448-1939
1807-1112
reponame:Revista Prâksis
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Revista Prâksis
collection Revista Prâksis
repository.name.fl_str_mv Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv ||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325125316083712