AFILIAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: uma contribuição a partir dos estudos de Alain Coulon
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9427 |
Resumo: | Este artigo se propõe a apresentar a contribuição teórica do pesquisador e sociólogo francês Alain Coulon ao campo da Educação Superior contemporânea. O universo de investigação eleito por Coulon encontrou terreno fértil no âmbito da pesquisa científica brasileira, em momento de expansão e abertura da universidade pública a segmentos estudantis bem mais heterogêneos. Embora Coulon não tenha se dedicado, especificamente, à pesquisa da vida acadêmica do público da Educação Especial, sua abordagem sociológica nos permite compreender, por aproximação, a dinâmica da vida estudantil de universitários com deficiência em sua dimensão constitutiva. É nesse contexto, que o caráter descritivo e interpretativo de sua obra se destaca. Ao privilegiar aspectos subjetivos e simbólicos da cultura universitária, Coulon aponta para uma discussão inédita e de forte relevância para o estudo de temas contemporâneos complexos que surgem com a abertura da universidade para novos e desconhecidos públicos. |
id |
FURG-2_a7ce74747dbe8b1efbaeaebe660f92e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/9427 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AFILIAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: uma contribuição a partir dos estudos de Alain CoulonEducação Superior. Estudante Universitário. Educação EspecialInclusão de universitários com deficiênciaEste artigo se propõe a apresentar a contribuição teórica do pesquisador e sociólogo francês Alain Coulon ao campo da Educação Superior contemporânea. O universo de investigação eleito por Coulon encontrou terreno fértil no âmbito da pesquisa científica brasileira, em momento de expansão e abertura da universidade pública a segmentos estudantis bem mais heterogêneos. Embora Coulon não tenha se dedicado, especificamente, à pesquisa da vida acadêmica do público da Educação Especial, sua abordagem sociológica nos permite compreender, por aproximação, a dinâmica da vida estudantil de universitários com deficiência em sua dimensão constitutiva. É nesse contexto, que o caráter descritivo e interpretativo de sua obra se destaca. Ao privilegiar aspectos subjetivos e simbólicos da cultura universitária, Coulon aponta para uma discussão inédita e de forte relevância para o estudo de temas contemporâneos complexos que surgem com a abertura da universidade para novos e desconhecidos públicos.Universidade Federal do Rio Grande2020-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/942710.14295/momento.v29i2.9427Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 2 (2020)Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 2 (2020)2316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/9427/8315Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessoliveira, gracy Kelly andrade pignataPimentel, Susana Couto2020-12-04T20:01:02Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/9427Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2020-12-04T20:01:02Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AFILIAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: uma contribuição a partir dos estudos de Alain Coulon |
title |
AFILIAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: uma contribuição a partir dos estudos de Alain Coulon |
spellingShingle |
AFILIAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: uma contribuição a partir dos estudos de Alain Coulon oliveira, gracy Kelly andrade pignata Educação Superior. Estudante Universitário. Educação Especial Inclusão de universitários com deficiência |
title_short |
AFILIAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: uma contribuição a partir dos estudos de Alain Coulon |
title_full |
AFILIAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: uma contribuição a partir dos estudos de Alain Coulon |
title_fullStr |
AFILIAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: uma contribuição a partir dos estudos de Alain Coulon |
title_full_unstemmed |
AFILIAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: uma contribuição a partir dos estudos de Alain Coulon |
title_sort |
AFILIAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: uma contribuição a partir dos estudos de Alain Coulon |
author |
oliveira, gracy Kelly andrade pignata |
author_facet |
oliveira, gracy Kelly andrade pignata Pimentel, Susana Couto |
author_role |
author |
author2 |
Pimentel, Susana Couto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
oliveira, gracy Kelly andrade pignata Pimentel, Susana Couto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Superior. Estudante Universitário. Educação Especial Inclusão de universitários com deficiência |
topic |
Educação Superior. Estudante Universitário. Educação Especial Inclusão de universitários com deficiência |
description |
Este artigo se propõe a apresentar a contribuição teórica do pesquisador e sociólogo francês Alain Coulon ao campo da Educação Superior contemporânea. O universo de investigação eleito por Coulon encontrou terreno fértil no âmbito da pesquisa científica brasileira, em momento de expansão e abertura da universidade pública a segmentos estudantis bem mais heterogêneos. Embora Coulon não tenha se dedicado, especificamente, à pesquisa da vida acadêmica do público da Educação Especial, sua abordagem sociológica nos permite compreender, por aproximação, a dinâmica da vida estudantil de universitários com deficiência em sua dimensão constitutiva. É nesse contexto, que o caráter descritivo e interpretativo de sua obra se destaca. Ao privilegiar aspectos subjetivos e simbólicos da cultura universitária, Coulon aponta para uma discussão inédita e de forte relevância para o estudo de temas contemporâneos complexos que surgem com a abertura da universidade para novos e desconhecidos públicos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9427 10.14295/momento.v29i2.9427 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9427 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v29i2.9427 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9427/8315 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 2 (2020) Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 2 (2020) 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1798944871298367488 |