AFILIAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: uma contribuição a partir dos estudos de Alain Coulon

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: oliveira, gracy Kelly andrade pignata
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pimentel, Susana Couto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9427
Resumo: Este artigo se propõe a apresentar a contribuição teórica do pesquisador e sociólogo francês Alain Coulon ao campo da Educação Superior contemporânea. O universo de investigação eleito por Coulon encontrou terreno fértil no âmbito da pesquisa científica brasileira, em momento de expansão e abertura da universidade pública a segmentos estudantis bem mais heterogêneos. Embora Coulon não tenha se dedicado, especificamente, à pesquisa da vida acadêmica do público da Educação Especial, sua abordagem sociológica nos permite compreender, por aproximação, a dinâmica da vida estudantil de universitários com deficiência em sua dimensão constitutiva. É nesse contexto, que o caráter descritivo e interpretativo de sua obra se destaca. Ao privilegiar aspectos subjetivos e simbólicos da cultura universitária, Coulon aponta para uma discussão inédita e de forte relevância para o estudo de temas contemporâneos complexos que surgem com a abertura da universidade para novos e desconhecidos públicos.
id FURG-2_a7ce74747dbe8b1efbaeaebe660f92e9
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/9427
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling AFILIAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: uma contribuição a partir dos estudos de Alain CoulonEducação Superior. Estudante Universitário. Educação EspecialInclusão de universitários com deficiênciaEste artigo se propõe a apresentar a contribuição teórica do pesquisador e sociólogo francês Alain Coulon ao campo da Educação Superior contemporânea. O universo de investigação eleito por Coulon encontrou terreno fértil no âmbito da pesquisa científica brasileira, em momento de expansão e abertura da universidade pública a segmentos estudantis bem mais heterogêneos. Embora Coulon não tenha se dedicado, especificamente, à pesquisa da vida acadêmica do público da Educação Especial, sua abordagem sociológica nos permite compreender, por aproximação, a dinâmica da vida estudantil de universitários com deficiência em sua dimensão constitutiva. É nesse contexto, que o caráter descritivo e interpretativo de sua obra se destaca. Ao privilegiar aspectos subjetivos e simbólicos da cultura universitária, Coulon aponta para uma discussão inédita e de forte relevância para o estudo de temas contemporâneos complexos que surgem com a abertura da universidade para novos e desconhecidos públicos.Universidade Federal do Rio Grande2020-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/942710.14295/momento.v29i2.9427Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 2 (2020)Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 2 (2020)2316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/9427/8315Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessoliveira, gracy Kelly andrade pignataPimentel, Susana Couto2020-12-04T20:01:02Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/9427Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2020-12-04T20:01:02Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv AFILIAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: uma contribuição a partir dos estudos de Alain Coulon
title AFILIAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: uma contribuição a partir dos estudos de Alain Coulon
spellingShingle AFILIAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: uma contribuição a partir dos estudos de Alain Coulon
oliveira, gracy Kelly andrade pignata
Educação Superior. Estudante Universitário. Educação Especial
Inclusão de universitários com deficiência
title_short AFILIAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: uma contribuição a partir dos estudos de Alain Coulon
title_full AFILIAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: uma contribuição a partir dos estudos de Alain Coulon
title_fullStr AFILIAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: uma contribuição a partir dos estudos de Alain Coulon
title_full_unstemmed AFILIAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: uma contribuição a partir dos estudos de Alain Coulon
title_sort AFILIAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: uma contribuição a partir dos estudos de Alain Coulon
author oliveira, gracy Kelly andrade pignata
author_facet oliveira, gracy Kelly andrade pignata
Pimentel, Susana Couto
author_role author
author2 Pimentel, Susana Couto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv oliveira, gracy Kelly andrade pignata
Pimentel, Susana Couto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Superior. Estudante Universitário. Educação Especial
Inclusão de universitários com deficiência
topic Educação Superior. Estudante Universitário. Educação Especial
Inclusão de universitários com deficiência
description Este artigo se propõe a apresentar a contribuição teórica do pesquisador e sociólogo francês Alain Coulon ao campo da Educação Superior contemporânea. O universo de investigação eleito por Coulon encontrou terreno fértil no âmbito da pesquisa científica brasileira, em momento de expansão e abertura da universidade pública a segmentos estudantis bem mais heterogêneos. Embora Coulon não tenha se dedicado, especificamente, à pesquisa da vida acadêmica do público da Educação Especial, sua abordagem sociológica nos permite compreender, por aproximação, a dinâmica da vida estudantil de universitários com deficiência em sua dimensão constitutiva. É nesse contexto, que o caráter descritivo e interpretativo de sua obra se destaca. Ao privilegiar aspectos subjetivos e simbólicos da cultura universitária, Coulon aponta para uma discussão inédita e de forte relevância para o estudo de temas contemporâneos complexos que surgem com a abertura da universidade para novos e desconhecidos públicos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9427
10.14295/momento.v29i2.9427
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9427
identifier_str_mv 10.14295/momento.v29i2.9427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9427/8315
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 2 (2020)
Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 2 (2020)
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1798944871298367488