Em um papel branco, escrito numa cor azul: ele tem autismo infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8149 |
Resumo: | Em meio às histórias muitas vezes invisibilizadas de lutas das mães pelo acesso à escola para seus filhos, encontraremos neste texto narrativas que nos mostram os caminhos percorridos quando elas carregam embaixo do braço o diagnóstico da criança com Transtorno do Espectro Autista. Lutas cotidianas em busca de processos inclusivos para crianças que freqüentam a Associação de Pais e Amigos do Excepcional/APAE, no município de Pirapetinga/MG. Nesse tecer de histórias, memórias e narrativas, a professora narra sobre suas reflexões provocadas pela presença das mães em sala de aula e nos processos de aprender e ensinar com os sujeitos da educação. O ato de incluir vai além da presença física, incluir é “estar junto” em um comprometimento ético, político e estético diante dos sujeitos da educação. Usamos a narrativa como recorte metodológico. |
id |
FURG-2_b6130b0439801cf745cee7654a51925d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/8149 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Em um papel branco, escrito numa cor azul: ele tem autismo infantilNarrativasInclusãoMães.Diagnósticos na EducaçãoEm meio às histórias muitas vezes invisibilizadas de lutas das mães pelo acesso à escola para seus filhos, encontraremos neste texto narrativas que nos mostram os caminhos percorridos quando elas carregam embaixo do braço o diagnóstico da criança com Transtorno do Espectro Autista. Lutas cotidianas em busca de processos inclusivos para crianças que freqüentam a Associação de Pais e Amigos do Excepcional/APAE, no município de Pirapetinga/MG. Nesse tecer de histórias, memórias e narrativas, a professora narra sobre suas reflexões provocadas pela presença das mães em sala de aula e nos processos de aprender e ensinar com os sujeitos da educação. O ato de incluir vai além da presença física, incluir é “estar junto” em um comprometimento ético, político e estético diante dos sujeitos da educação. Usamos a narrativa como recorte metodológico.Universidade Federal do Rio Grande2018-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/814910.14295/momento.v27i2.8149Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 451-465Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 451-4652316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/8149/5364Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCallai, CristianaSilva, Edna Rodrigues2018-09-14T17:24:04Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/8149Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-09-14T17:24:04Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Em um papel branco, escrito numa cor azul: ele tem autismo infantil |
title |
Em um papel branco, escrito numa cor azul: ele tem autismo infantil |
spellingShingle |
Em um papel branco, escrito numa cor azul: ele tem autismo infantil Callai, Cristiana Narrativas Inclusão Mães. Diagnósticos na Educação |
title_short |
Em um papel branco, escrito numa cor azul: ele tem autismo infantil |
title_full |
Em um papel branco, escrito numa cor azul: ele tem autismo infantil |
title_fullStr |
Em um papel branco, escrito numa cor azul: ele tem autismo infantil |
title_full_unstemmed |
Em um papel branco, escrito numa cor azul: ele tem autismo infantil |
title_sort |
Em um papel branco, escrito numa cor azul: ele tem autismo infantil |
author |
Callai, Cristiana |
author_facet |
Callai, Cristiana Silva, Edna Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Edna Rodrigues |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Callai, Cristiana Silva, Edna Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Narrativas Inclusão Mães. Diagnósticos na Educação |
topic |
Narrativas Inclusão Mães. Diagnósticos na Educação |
description |
Em meio às histórias muitas vezes invisibilizadas de lutas das mães pelo acesso à escola para seus filhos, encontraremos neste texto narrativas que nos mostram os caminhos percorridos quando elas carregam embaixo do braço o diagnóstico da criança com Transtorno do Espectro Autista. Lutas cotidianas em busca de processos inclusivos para crianças que freqüentam a Associação de Pais e Amigos do Excepcional/APAE, no município de Pirapetinga/MG. Nesse tecer de histórias, memórias e narrativas, a professora narra sobre suas reflexões provocadas pela presença das mães em sala de aula e nos processos de aprender e ensinar com os sujeitos da educação. O ato de incluir vai além da presença física, incluir é “estar junto” em um comprometimento ético, político e estético diante dos sujeitos da educação. Usamos a narrativa como recorte metodológico. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8149 10.14295/momento.v27i2.8149 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8149 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v27i2.8149 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8149/5364 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 451-465 Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 451-465 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1798944870789808128 |