O que pensam os egressos sobre a sua formação inicial na licenciatura em matemática?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Voigt, Jane Mery Richter
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pesce, Marly Krüger de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8183
Resumo: O objetivo deste texto é apresentar as percepções de professores egressos de um curso de Licenciatura em Matemática sobre a sua formação docente. O referencial teórico fundamenta-se em autores como Imbernón (2009), Tardif (2011), Gatti e Nunes (2009) e Fiorentini e Lorenzato (2006). De viés qualitativo, a pesquisa contou com 12 participantes, e como instrumento para coleta de dados utilizou-se um questionário com questões abertas e fechadas. Os resultados revelam aspectos importantes durante a formação inicial como: as condições institucionais como significativas para o desempenho e formação do licenciando ao longo do curso de formação; a articulação entre os conhecimentos específicos da área de formação e os pedagógicos como norteadores da formação; a aproximação com a escola de educação básica, o exemplo das práticas dos professores formadores e a troca de experiências com os colegas de curso como fundamental para a formação do professor.
id FURG-2_c7afd640814eac5ece205def61492be0
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/8183
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling O que pensam os egressos sobre a sua formação inicial na licenciatura em matemática?Licenciatura em MatemáticaFormação de professoresPráticas educativas.Formação de ProfessoresO objetivo deste texto é apresentar as percepções de professores egressos de um curso de Licenciatura em Matemática sobre a sua formação docente. O referencial teórico fundamenta-se em autores como Imbernón (2009), Tardif (2011), Gatti e Nunes (2009) e Fiorentini e Lorenzato (2006). De viés qualitativo, a pesquisa contou com 12 participantes, e como instrumento para coleta de dados utilizou-se um questionário com questões abertas e fechadas. Os resultados revelam aspectos importantes durante a formação inicial como: as condições institucionais como significativas para o desempenho e formação do licenciando ao longo do curso de formação; a articulação entre os conhecimentos específicos da área de formação e os pedagógicos como norteadores da formação; a aproximação com a escola de educação básica, o exemplo das práticas dos professores formadores e a troca de experiências com os colegas de curso como fundamental para a formação do professor.Universidade Federal do Rio Grande2019-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/818310.14295/momento.v28i3.8183Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 3 (2019); 230-244Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 3 (2019); 230-2442316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/8183/6308Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVoigt, Jane Mery RichterPesce, Marly Krüger de2019-12-18T04:16:33Zoai:periodicos.furg.br:article/8183Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2019-12-18T04:16:33Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv O que pensam os egressos sobre a sua formação inicial na licenciatura em matemática?
title O que pensam os egressos sobre a sua formação inicial na licenciatura em matemática?
spellingShingle O que pensam os egressos sobre a sua formação inicial na licenciatura em matemática?
Voigt, Jane Mery Richter
Licenciatura em Matemática
Formação de professores
Práticas educativas.
Formação de Professores
title_short O que pensam os egressos sobre a sua formação inicial na licenciatura em matemática?
title_full O que pensam os egressos sobre a sua formação inicial na licenciatura em matemática?
title_fullStr O que pensam os egressos sobre a sua formação inicial na licenciatura em matemática?
title_full_unstemmed O que pensam os egressos sobre a sua formação inicial na licenciatura em matemática?
title_sort O que pensam os egressos sobre a sua formação inicial na licenciatura em matemática?
author Voigt, Jane Mery Richter
author_facet Voigt, Jane Mery Richter
Pesce, Marly Krüger de
author_role author
author2 Pesce, Marly Krüger de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Voigt, Jane Mery Richter
Pesce, Marly Krüger de
dc.subject.por.fl_str_mv Licenciatura em Matemática
Formação de professores
Práticas educativas.
Formação de Professores
topic Licenciatura em Matemática
Formação de professores
Práticas educativas.
Formação de Professores
description O objetivo deste texto é apresentar as percepções de professores egressos de um curso de Licenciatura em Matemática sobre a sua formação docente. O referencial teórico fundamenta-se em autores como Imbernón (2009), Tardif (2011), Gatti e Nunes (2009) e Fiorentini e Lorenzato (2006). De viés qualitativo, a pesquisa contou com 12 participantes, e como instrumento para coleta de dados utilizou-se um questionário com questões abertas e fechadas. Os resultados revelam aspectos importantes durante a formação inicial como: as condições institucionais como significativas para o desempenho e formação do licenciando ao longo do curso de formação; a articulação entre os conhecimentos específicos da área de formação e os pedagógicos como norteadores da formação; a aproximação com a escola de educação básica, o exemplo das práticas dos professores formadores e a troca de experiências com os colegas de curso como fundamental para a formação do professor.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8183
10.14295/momento.v28i3.8183
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8183
identifier_str_mv 10.14295/momento.v28i3.8183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8183/6308
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 3 (2019); 230-244
Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 3 (2019); 230-244
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1775493249905983488