A formação do professor de matemática na licenciatura integrada em ciências exatas : possíveis articulações com o Ensino Médio Inovador (PROEMI)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Vanisse Simone Alves
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/43132
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Maria Amélia Sabbag Zainko
id UFPR_2f6b958cbf54844816ba6126efd0264c
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/43132
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Corrêa, Vanisse Simone AlvesUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoZainko, Maria Amélia Sabbag2016-06-21T16:04:09Z2016-06-21T16:04:09Z2016http://hdl.handle.net/1884/43132Orientadora: Profa. Dra. Maria Amélia Sabbag ZainkoTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 31/03/2016Inclui referências : f. 157-165Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo a formação de professores de Matemática pelo curso de Licenciatura em Ciências Exatas da Universidade Federal do Paraná - UFPR e suas articulações com as qualidades necessárias ao professor para atuar no Ensino Médio Brasileiro, especialmente no Programa Ensino Médio Inovador - PROEMI, a partir dos eixos estabelecidos pelo projeto inovador proposto pelo Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. O que motivou a presente pesquisa foi a percepção de dois graves problemas atuais da educação brasileira: - a falta de professores com o perfil adequado para o ensino da Matemática no Ensino Médio brasileiro, apesar dos inúmeros cursos de formação; - o alto índice de evasão dos alunos do Ensino Médio no Brasil. Os objetivos propostos são: - Realizar estudo avaliativo sobre o processo de constituição de professores no Brasil em um recorte específico sobre a formação ofertada pelo curso de Matemática da UFPR, a partir da avaliação institucional do curso, realizada no ano de 2013. - Investigar o Projeto Pedagógico do curso de Licenciatura em Ciências Exatas da UFPR, pela perspectiva metodológica de Eyng (2002). - Identificar se há semelhanças entre o ideal profissional almejado pelo curso de Licenciatura em Ciências Exatas e o professor apto a atuar no Ensino Médio, especialmente no Programa Ensino Médio Inovador - PROEMI. - Estabelecer possíveis articulações entre a formação do professor de Matemática pelo curso de Licenciatura em Ciências Exatas e o perfil para a docência no Ensino Médio, especialmente no PROEMI. A metodologia deste trabalho iniciou-se com o levantamento das pesquisas realizadas na área. A seguir foi feita uma revisão de literatura, bem como as delimitações teóricas necessárias. Para tanto, foi realizada a seleção dos autores que embasaram teoricamente a pesquisa. Também foi realizada a análise dos dados obtidos junto à UFPR (dados secundários) a título de ilustração da realidade. A análise da legislação foi outro passo importante e necessário da pesquisa. A escrita do relatório final foi a última etapa realizada. O referencial teórico utilizado para o estudo foi vasto, destacando-se Weber (2002; 2004; 2007), Freire (1986), Foucault (1985; 2002; 2004), Gramsci (1979, 1981). Bobbio (1999), Zainko (2013), Nunes (2014), Afonso (2007), Dias Sobrinho (2003; 2010), Eyng (2002; 2007; 2013), Silva (2008), Saviani (2009), Dourado (2013, 2015) entre outros. Assim, o curso analisado é uma possibilidade de formação mais adequada às necessidades que se colocam na busca por uma educação de qualidade. Tais necessidades decorrem do entendimento de que em políticas educacionais não é somente o Estado quem atua, mas o Estado entendido por uma perspectiva ampliada, constituído pelo estado, sociedade civil e sociedade política organizados, promotores das demandas detectadas a partir da avaliação da educação. A pesquisa concluiu que é possível articular a formação inicial de professores ofertada pelo curso de Licenciatura em Ciências Exatas da UFPR com o perfil almejado do professor que vai atuar no Ensino médio Brasileiro, especialmente no PROEMI. Apesar disso, reconhece que ainda há um longo caminho a percorrer, pois há muitos entraves para uma boa formação de professores e atuação dos mesmos.Abstract: This work has as study object the training of mathematics teachers by Degree in Exact Sciences, Federal University of Paraná - UFPR and its links with the qualities necessary for the teacher to act in the Middle Brazilian Education especially in High School Program Innovator - PROEMI from the axes set by the innovative project proposed by the National Pact for high school Strengthening . What motivated this research was the realization of two major current problems of Brazilian education: - the lack of teachers with the appropriate profile for the teaching of mathematics in the Brazilian high school, despite numerous training courses; - The high dropout rate of high school students in Brazil. The proposed objectives are: - Perform evaluative study on the teacher formation process in Brazil in a specific focus on training offered by the course of Mathematics at UFPR, from the institutional evaluation of the course , held in the year 2013. - To investigate the Pedagogical Course Project Bachelor of UFPR Exact Sciences, the methodological perspective of Eyng (2002 ). - Identify whether there are similarities between the professional ideal sought by the course of Exact Sciences Degree and teacher able to act in high school, especially in High School Program Innovator - PROEMI . - To establish possible links between the training of the mathematics teacher the course of Exact Sciences Degree and profile for teaching in high school , especially in PROEMI . To establish possible links between the training of the mathematics teacher the course of Exact Sciences Degree and profile for teaching in high school, especially in PROEMI. The methodology of this study began with a survey of research conducted in the area. Following a literature review was made, and the necessary theoretical boundaries. Therefore, the selection of authors who theoretically embasaram the survey was conducted. Also the analysis of data obtained from the UFPR (secondary data) as reality graphic was held. The analysis of the legislation was another important and necessary step in the research. The writing of the final report was the last step performed. The theoretical framework for the study was broad, especially Weber (2002 ; 2004; 2007) , Freire (1986 ) , Foucault ( 1985; 2002; 2004) , Gramsci (1979, 1981). Bobbio (1999 ) , Zainko (2013 ) , Nunes (2014) , Afonso (2007) , Dias Sobrinho ( 2003; 2010) , Eyng (2002; 2007; 2013) , Silva (2008) , Saviani (2009) , Dourado (2013, 2015) among others. Thus, the analyzed course is a possibility of more appropriate training to the needs that arise in the search for a quality education. These requirements result from the understanding that education policy is not only the state who acts , but the state understood by an enlarged perspective which the state, civil society and organized political society , promoters of the demands identified from the evaluation of education. The research concluded that it is possible to articulate the initial training of teachers offered by Degree in UFPR Exact Sciences with the desired teacher profile that will operate in the Brazilian high school, especially in PROEMI . Nevertheless, he acknowledges that there is still a long way to go, as there are many obstacles to a good teacher training and performance thereof.163 f. : grafs., tabs. algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalFormação de professoresMatemática - LicenciaturaA formação do professor de matemática na licenciatura integrada em ciências exatas : possíveis articulações com o Ensino Médio Inovador (PROEMI)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILR - T - VANISE SIMONE ALVES CORREA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1568https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43132/1/R%20-%20T%20-%20VANISE%20SIMONE%20ALVES%20CORREA.pdf.jpg69e7dce9a6846ee0fb5d4275619f5f60MD51open accessTEXTR - T - VANISE SIMONE ALVES CORREA.pdf.txtExtracted Texttext/plain312507https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43132/2/R%20-%20T%20-%20VANISE%20SIMONE%20ALVES%20CORREA.pdf.txt9ccd9765e84586f2bc8cd131ba12b38dMD52open accessORIGINALR - T - VANISE SIMONE ALVES CORREA.pdfapplication/pdf3266158https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43132/3/R%20-%20T%20-%20VANISE%20SIMONE%20ALVES%20CORREA.pdf84b94398b3f63b3d5c78d58a2ef19f25MD53open access1884/431322016-06-21 13:04:09.941open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/43132Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-06-21T16:04:09Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação do professor de matemática na licenciatura integrada em ciências exatas : possíveis articulações com o Ensino Médio Inovador (PROEMI)
title A formação do professor de matemática na licenciatura integrada em ciências exatas : possíveis articulações com o Ensino Médio Inovador (PROEMI)
spellingShingle A formação do professor de matemática na licenciatura integrada em ciências exatas : possíveis articulações com o Ensino Médio Inovador (PROEMI)
Corrêa, Vanisse Simone Alves
Formação de professores
Matemática - Licenciatura
title_short A formação do professor de matemática na licenciatura integrada em ciências exatas : possíveis articulações com o Ensino Médio Inovador (PROEMI)
title_full A formação do professor de matemática na licenciatura integrada em ciências exatas : possíveis articulações com o Ensino Médio Inovador (PROEMI)
title_fullStr A formação do professor de matemática na licenciatura integrada em ciências exatas : possíveis articulações com o Ensino Médio Inovador (PROEMI)
title_full_unstemmed A formação do professor de matemática na licenciatura integrada em ciências exatas : possíveis articulações com o Ensino Médio Inovador (PROEMI)
title_sort A formação do professor de matemática na licenciatura integrada em ciências exatas : possíveis articulações com o Ensino Médio Inovador (PROEMI)
author Corrêa, Vanisse Simone Alves
author_facet Corrêa, Vanisse Simone Alves
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Vanisse Simone Alves
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zainko, Maria Amélia Sabbag
contributor_str_mv Zainko, Maria Amélia Sabbag
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Matemática - Licenciatura
topic Formação de professores
Matemática - Licenciatura
description Orientadora: Profa. Dra. Maria Amélia Sabbag Zainko
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-21T16:04:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-06-21T16:04:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/43132
url http://hdl.handle.net/1884/43132
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 163 f. : grafs., tabs. algumas color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43132/1/R%20-%20T%20-%20VANISE%20SIMONE%20ALVES%20CORREA.pdf.jpg
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43132/2/R%20-%20T%20-%20VANISE%20SIMONE%20ALVES%20CORREA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43132/3/R%20-%20T%20-%20VANISE%20SIMONE%20ALVES%20CORREA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 69e7dce9a6846ee0fb5d4275619f5f60
9ccd9765e84586f2bc8cd131ba12b38d
84b94398b3f63b3d5c78d58a2ef19f25
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860703498272768