Teatro operário como ferramenta educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Sabrina Meirelles
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Prado, Daniel Porciuncula Prado, Grecco dos Santos, Rita de Cássia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5872
Resumo: O presente artigo busca traçar algumas relações com o projeto moderno de educação pública, ensejado a partir da Revolução Francesa no século XVIII e a utilização do teatro operário na cidade de Rio Grande como meio de transformação dos sujeitos sociais a partir da classe operária emergente em fins do século XIX e início do século XX. Traz uma breve reflexão sobre a percepção de algumas das lideranças operárias sobre o papel da educação como agente de transformação social, bem como as relações de gênero dentro do operariado refletiam, em parte, a mentalidade que circulava na sociedade burguesa, entendo o gênero como parte integrante do processo educativo.
id FURG-2_cc67769558f03b35698c33b6ef4f4860
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/5872
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Teatro operário como ferramenta educativaEducação Pública. Teatro. Gênero. História da Educação.O presente artigo busca traçar algumas relações com o projeto moderno de educação pública, ensejado a partir da Revolução Francesa no século XVIII e a utilização do teatro operário na cidade de Rio Grande como meio de transformação dos sujeitos sociais a partir da classe operária emergente em fins do século XIX e início do século XX. Traz uma breve reflexão sobre a percepção de algumas das lideranças operárias sobre o papel da educação como agente de transformação social, bem como as relações de gênero dentro do operariado refletiam, em parte, a mentalidade que circulava na sociedade burguesa, entendo o gênero como parte integrante do processo educativo.Universidade Federal do Rio Grande2017-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/5872Momento - Diálogos em Educação; Vol. 25 No. 2 (2016); 303-316Momento - Diálogos em Educação; v. 25 n. 2 (2016); 303-3162316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/5872/4384Copyright (c) 2017 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMacedo, Sabrina MeirellesPrado, Daniel Porciuncula PradoGrecco dos Santos, Rita de Cássia2018-05-08T14:47:25Zoai:periodicos.furg.br:article/5872Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-05-08T14:47:25Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Teatro operário como ferramenta educativa
title Teatro operário como ferramenta educativa
spellingShingle Teatro operário como ferramenta educativa
Macedo, Sabrina Meirelles
Educação Pública. Teatro. Gênero. História da Educação.
title_short Teatro operário como ferramenta educativa
title_full Teatro operário como ferramenta educativa
title_fullStr Teatro operário como ferramenta educativa
title_full_unstemmed Teatro operário como ferramenta educativa
title_sort Teatro operário como ferramenta educativa
author Macedo, Sabrina Meirelles
author_facet Macedo, Sabrina Meirelles
Prado, Daniel Porciuncula Prado
Grecco dos Santos, Rita de Cássia
author_role author
author2 Prado, Daniel Porciuncula Prado
Grecco dos Santos, Rita de Cássia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Sabrina Meirelles
Prado, Daniel Porciuncula Prado
Grecco dos Santos, Rita de Cássia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pública. Teatro. Gênero. História da Educação.
topic Educação Pública. Teatro. Gênero. História da Educação.
description O presente artigo busca traçar algumas relações com o projeto moderno de educação pública, ensejado a partir da Revolução Francesa no século XVIII e a utilização do teatro operário na cidade de Rio Grande como meio de transformação dos sujeitos sociais a partir da classe operária emergente em fins do século XIX e início do século XX. Traz uma breve reflexão sobre a percepção de algumas das lideranças operárias sobre o papel da educação como agente de transformação social, bem como as relações de gênero dentro do operariado refletiam, em parte, a mentalidade que circulava na sociedade burguesa, entendo o gênero como parte integrante do processo educativo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5872
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5872
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5872/4384
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 25 No. 2 (2016); 303-316
Momento - Diálogos em Educação; v. 25 n. 2 (2016); 303-316
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1775493249468727296