Teatro operário como ferramenta educativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5872 |
Resumo: | O presente artigo busca traçar algumas relações com o projeto moderno de educação pública, ensejado a partir da Revolução Francesa no século XVIII e a utilização do teatro operário na cidade de Rio Grande como meio de transformação dos sujeitos sociais a partir da classe operária emergente em fins do século XIX e início do século XX. Traz uma breve reflexão sobre a percepção de algumas das lideranças operárias sobre o papel da educação como agente de transformação social, bem como as relações de gênero dentro do operariado refletiam, em parte, a mentalidade que circulava na sociedade burguesa, entendo o gênero como parte integrante do processo educativo. |
id |
FURG-2_cc67769558f03b35698c33b6ef4f4860 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/5872 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Teatro operário como ferramenta educativaEducação Pública. Teatro. Gênero. História da Educação.O presente artigo busca traçar algumas relações com o projeto moderno de educação pública, ensejado a partir da Revolução Francesa no século XVIII e a utilização do teatro operário na cidade de Rio Grande como meio de transformação dos sujeitos sociais a partir da classe operária emergente em fins do século XIX e início do século XX. Traz uma breve reflexão sobre a percepção de algumas das lideranças operárias sobre o papel da educação como agente de transformação social, bem como as relações de gênero dentro do operariado refletiam, em parte, a mentalidade que circulava na sociedade burguesa, entendo o gênero como parte integrante do processo educativo.Universidade Federal do Rio Grande2017-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/5872Momento - Diálogos em Educação; Vol. 25 No. 2 (2016); 303-316Momento - Diálogos em Educação; v. 25 n. 2 (2016); 303-3162316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/5872/4384Copyright (c) 2017 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMacedo, Sabrina MeirellesPrado, Daniel Porciuncula PradoGrecco dos Santos, Rita de Cássia2018-05-08T14:47:25Zoai:periodicos.furg.br:article/5872Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-05-08T14:47:25Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teatro operário como ferramenta educativa |
title |
Teatro operário como ferramenta educativa |
spellingShingle |
Teatro operário como ferramenta educativa Macedo, Sabrina Meirelles Educação Pública. Teatro. Gênero. História da Educação. |
title_short |
Teatro operário como ferramenta educativa |
title_full |
Teatro operário como ferramenta educativa |
title_fullStr |
Teatro operário como ferramenta educativa |
title_full_unstemmed |
Teatro operário como ferramenta educativa |
title_sort |
Teatro operário como ferramenta educativa |
author |
Macedo, Sabrina Meirelles |
author_facet |
Macedo, Sabrina Meirelles Prado, Daniel Porciuncula Prado Grecco dos Santos, Rita de Cássia |
author_role |
author |
author2 |
Prado, Daniel Porciuncula Prado Grecco dos Santos, Rita de Cássia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macedo, Sabrina Meirelles Prado, Daniel Porciuncula Prado Grecco dos Santos, Rita de Cássia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pública. Teatro. Gênero. História da Educação. |
topic |
Educação Pública. Teatro. Gênero. História da Educação. |
description |
O presente artigo busca traçar algumas relações com o projeto moderno de educação pública, ensejado a partir da Revolução Francesa no século XVIII e a utilização do teatro operário na cidade de Rio Grande como meio de transformação dos sujeitos sociais a partir da classe operária emergente em fins do século XIX e início do século XX. Traz uma breve reflexão sobre a percepção de algumas das lideranças operárias sobre o papel da educação como agente de transformação social, bem como as relações de gênero dentro do operariado refletiam, em parte, a mentalidade que circulava na sociedade burguesa, entendo o gênero como parte integrante do processo educativo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5872 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5872 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5872/4384 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 25 No. 2 (2016); 303-316 Momento - Diálogos em Educação; v. 25 n. 2 (2016); 303-316 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1775493249468727296 |