Teatro Idealizado, teatro Possível: uma estratégia educativa em Ouro Preto (1850-1860)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carolina Mafra de Sa
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84RHN3
Resumo: Esta dissertação investiga o papel educativo do teatro em Ouro Preto, como espaço e texto, na década de 1850. Para a realização da pesquisa, utilizamos como fontes as Leis do Império que regulavam o teatro no período; alguns jornais publicados em Ouro Preto durante a década de 1850 O Conciliador, O Bom Senso, O Fiscal, Correio Official de Minas; a documentação do Conservatório Dramático Brasileiro relacionada à censura de algumas peças encenadas em Ouro Preto; a documentação oficial da província mineira que compõe o acervo do Arquivo Público Mineiro; além de alguns textos dramáticos. Procuramos compreender a diversidade de pensamentos entre os homens da elite intelectual e dirigente ouro-pretana, com relação à função do teatro na sociedade e aos significados do edifício teatral e da dramaturgia. Analisamos as motivações que levaram alguns ouro-pretanos a investir nos espetáculos dramáticos. Qual seria a importância atribuída por esses homens a tais apresentações e de que maneira eles se apropriaram da noção de um caráter pedagógico do teatro? Visto que os espetáculos em Ouro Preto estavam submetidos às determinações legais do Império, as peças apresentadas deveriam ser enviadas previamente para exame do Conservatório Dramático Brasileiro, instituição que dividia com a polícia a responsabilidade pela censura teatral no Império. Por isso, foi necessário compreender o que era considerado para os censores do Conservatório uma boa peça e uma peça inadequada aos palcos brasileiros. Também identificamos qual o repertório encenado e lido naquela capital. Analisamos de que maneira as discussões que aconteciam na Corte, sobre como o teatro deveria ensinar, influenciavam na escolha desse repertório. Identificamos que as elites e os grupos envolvidos com a arte dramática em Ouro Preto tinham opiniões diversificadas com relação ao significado atribuído ao teatro. Para alguns dirigentes e intelectuais o teatro era visto como traço de distinção social e lugar de sociabilidade. O edifício teatral serviria como espaço do encontro, lugar para ver e ser visto, para trocar afetos e desafetos. O teatro, para esses homens do governo, reforçava lugares sociais, disseminava ideias como amor à pátria, a veneração ao imperador e a confiança no Estado monárquico. Tais sujeitos investiam na reforma e melhoramentos do edifício teatral e preocupavam-se em garantir apresentações nos dias de comemorações oficiais. Outros dirigentes e intelectuais acreditavam no potencial educativo do teatro e se envolviam com essa arte, assim como com a imprensa e a tribuna, compreendendo-as como estratégias/elementos educativos e civilizadores. Outros, ainda, integrantes de companhias teatrais, tinham o teatro como meio de vida. Havia em Ouro Preto, na década de 1850, um público leitor de textos dramáticos, que se interessava por um repertório composto por traduções de originais franceses, obras consagradas da dramaturgia francesa e portuguesa. Essas leituras eram, de maneira geral, consideradas pelos intelectuais da Corte, como imprescindíveis para aqueles que quisessem escrever peças. Visto que, no período, os autores brasileiros eram muito incentivados a escrever dramaturgias, é possível que tal repertório circulasse na capital mineira como uma aposta nesses potenciais escritores. Além disso, há a possibilidade de alguns letrados se interessarem por essas obras para conhecer a dramaturgia considerada legítima. Em relação ao repertório encenado, identificamos uma forte presença das comédias e dramas nacionais. Finalmente podemos dizer, que o teatro que aconteceu em Ouro Preto durante a década de 1850, foi o resultado da soma das ações e intenções de todos os indivíduos envolvidos com essa arte. Algo não planejado por nenhum, desses sujeitos. Educava-se, por meio do teatro, na capital mineira, para a correção dos costumes, utilizando o elemento cômico, que impelia as pessoas a transformarem suas atitudes, através do sentimento de vergonha e medo.
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spelling Ana Maria de Oliveira GalvaoLuciano Mendes de Faria FilhoFernando Antonio MencarelliEliana Marta Santos Teixeira LopesMaria Cristina Soares de GouveaCarolina Mafra de Sa2019-08-14T00:50:41Z2019-08-14T00:50:41Z2009-08-27http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84RHN3Esta dissertação investiga o papel educativo do teatro em Ouro Preto, como espaço e texto, na década de 1850. Para a realização da pesquisa, utilizamos como fontes as Leis do Império que regulavam o teatro no período; alguns jornais publicados em Ouro Preto durante a década de 1850 O Conciliador, O Bom Senso, O Fiscal, Correio Official de Minas; a documentação do Conservatório Dramático Brasileiro relacionada à censura de algumas peças encenadas em Ouro Preto; a documentação oficial da província mineira que compõe o acervo do Arquivo Público Mineiro; além de alguns textos dramáticos. Procuramos compreender a diversidade de pensamentos entre os homens da elite intelectual e dirigente ouro-pretana, com relação à função do teatro na sociedade e aos significados do edifício teatral e da dramaturgia. Analisamos as motivações que levaram alguns ouro-pretanos a investir nos espetáculos dramáticos. Qual seria a importância atribuída por esses homens a tais apresentações e de que maneira eles se apropriaram da noção de um caráter pedagógico do teatro? Visto que os espetáculos em Ouro Preto estavam submetidos às determinações legais do Império, as peças apresentadas deveriam ser enviadas previamente para exame do Conservatório Dramático Brasileiro, instituição que dividia com a polícia a responsabilidade pela censura teatral no Império. Por isso, foi necessário compreender o que era considerado para os censores do Conservatório uma boa peça e uma peça inadequada aos palcos brasileiros. Também identificamos qual o repertório encenado e lido naquela capital. Analisamos de que maneira as discussões que aconteciam na Corte, sobre como o teatro deveria ensinar, influenciavam na escolha desse repertório. Identificamos que as elites e os grupos envolvidos com a arte dramática em Ouro Preto tinham opiniões diversificadas com relação ao significado atribuído ao teatro. Para alguns dirigentes e intelectuais o teatro era visto como traço de distinção social e lugar de sociabilidade. O edifício teatral serviria como espaço do encontro, lugar para ver e ser visto, para trocar afetos e desafetos. O teatro, para esses homens do governo, reforçava lugares sociais, disseminava ideias como amor à pátria, a veneração ao imperador e a confiança no Estado monárquico. Tais sujeitos investiam na reforma e melhoramentos do edifício teatral e preocupavam-se em garantir apresentações nos dias de comemorações oficiais. Outros dirigentes e intelectuais acreditavam no potencial educativo do teatro e se envolviam com essa arte, assim como com a imprensa e a tribuna, compreendendo-as como estratégias/elementos educativos e civilizadores. Outros, ainda, integrantes de companhias teatrais, tinham o teatro como meio de vida. Havia em Ouro Preto, na década de 1850, um público leitor de textos dramáticos, que se interessava por um repertório composto por traduções de originais franceses, obras consagradas da dramaturgia francesa e portuguesa. Essas leituras eram, de maneira geral, consideradas pelos intelectuais da Corte, como imprescindíveis para aqueles que quisessem escrever peças. Visto que, no período, os autores brasileiros eram muito incentivados a escrever dramaturgias, é possível que tal repertório circulasse na capital mineira como uma aposta nesses potenciais escritores. Além disso, há a possibilidade de alguns letrados se interessarem por essas obras para conhecer a dramaturgia considerada legítima. Em relação ao repertório encenado, identificamos uma forte presença das comédias e dramas nacionais. Finalmente podemos dizer, que o teatro que aconteceu em Ouro Preto durante a década de 1850, foi o resultado da soma das ações e intenções de todos os indivíduos envolvidos com essa arte. Algo não planejado por nenhum, desses sujeitos. Educava-se, por meio do teatro, na capital mineira, para a correção dos costumes, utilizando o elemento cômico, que impelia as pessoas a transformarem suas atitudes, através do sentimento de vergonha e medo.This masters dissertation investigates the educative role of the theatre in Ouro Preto, as space and text, in the decade of 1850. In order to execute the research we used as data the Empire Eaws which ruled the theatre in that period; some newspapers published in Ouro Preto during the decade of 1850 O Conciliador, O Bom Senso, O Fiscal, Correiro Official de Minas; the Conservatório Dramático Brasileiros documentation related to the censorship of some theatre plays staged in Ouro Preto; oficial documents of Minas Gerais province found as part of the Public Archives of Minas Gerais; besides some dramatic texts. We tried to understand the diversity of thoughts among men of the intelectual and leading elite from Ouro Preto, related to the function of the theatre in the society and to the meanings of the theatre building and dramaturgy. We analysed the motivations that led some Ouro Preto people to invest in dramatic shows. What importance could those men have attributed to such spectacles and how those men held the notion of a pedagogical charecter in theatre? As the plays in Ouro Preto were submitted to the Empire legal determinations, they should be prevously sent to the Conservatório Dramático Brasileiros examination, the institution which shared with the police the responsability for the theatre censorship. Therefore, it was necessary to understand what was considered a good play for the censors inside the Conservatório and what was considered inadequate for brasilian stages. We also identified which repertory was read and played. We analysed in what manner the discussions that happend in the court, about how theatre should teach, influenced the repertory choice. We identified that the differnt groups and elite involved with dramatic arts in Ouro Preto had diversified opinions about the menaing given to theatre. For some leaders and intelectuals theatre was seen as a social distinctive trace and a place for sociability. The theatre building served as a meeting place, somewhere to see and be seen, somewhere to change affection and disaffection. Theatre for these government men, reinforced social places, disseminated ideals as love to the country, veneration to the Emperor and trust to the monarchic State. These people invested in the theatre buildings renovation and inprovement, and worried about setting shows in dates of official celebrations. Other leaders and intelectuals believed in the educative potential of the theatre and got involved with this art, as well as the print and the gallery, taking them as educatives and civilizing strategies / elements. Others, members of theatre companies, had the theatre as way of life. There was, in Ouro Preto, in the decade of 1850, a public reader of dramatic texts, that got interesed in a repertory composed of translations of French originals, consagrated works of French and Portuguese dramaturgy. These readings were, in general, considered by the Court intelectuals as essential for those who wanted to write plays. Since, in that period brazilian authors were encouraged to write dramaturgies, it is possible that this repertory circulated in the capital of Minas Gerais as a credit to those potential writers. Besides, there is the possibility that some literate man have interest in the works to know the dramarturgy considered legitimate. Related to the staged repertory we identified a strong presency of comedies and national dramas. Finally we could say, that theatre that happened in Ouro Preto during the decade of 1850 was result of a sum of actions and intentions of all the individuals involved with this art. Something not planned for none of these subjects. People were educate through theatre in Ouro Preto, Minas Gerais capital, to the correction of behavours , using a comic element, that impeled people to change their atitudes through the feeling of embaressment and fear.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGOuro Preto (MG) Educação História séc XIXEducação HistóriaTeatro na educaçãoEducaçãoTeatro em Ouro PretoTeatro Idealizado, teatro Possível: uma estratégia educativa em Ouro Preto (1850-1860)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_sa_carolina_mafra.pdfapplication/pdf2777522https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84RHN3/1/dissertacao_sa_carolina_mafra.pdf03b0b3fff08b655315e5a26d62025fb9MD51TEXTdissertacao_sa_carolina_mafra.pdf.txtdissertacao_sa_carolina_mafra.pdf.txtExtracted texttext/plain678512https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84RHN3/2/dissertacao_sa_carolina_mafra.pdf.txt93416be4ea48cf84f83b0cba68aef7ceMD521843/FAEC-84RHN32019-11-14 16:38:28.774oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-84RHN3Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:38:28Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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