Decolonialidade e educação do campo: diálogos em construção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9125 |
Resumo: | Que desafios estão postos à formação de educadoras e educadores do campo para que gênero, raça e natureza sejam incorporados plenamente ao seu marco conceitual, metodológico e político, enquanto categorias úteis para a superação da lógica monorracial, monocultural e heteropatriarcal que organiza a educação brasileira? Esta é a questão que propomos para conduzir as reflexões sobre os diálogos em construção entre decolonialidade e formação de educadoras e educadores do campo. Neste ensaio, cujo o ponto de partida é a atuação junto aos movimentos sociais do campo, especialmente os movimentos de mulheres, negros, quilombolas e feministas, decolonialidade e educação do campo são compreendidas enquanto movimento, práxis política e epistêmica. |
id |
FURG-2_d255933606d68ae215a130aa2780693c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/9125 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Decolonialidade e educação do campo: diálogos em construçãopedagogias decoloniaiseducação do campoantirracismoQue desafios estão postos à formação de educadoras e educadores do campo para que gênero, raça e natureza sejam incorporados plenamente ao seu marco conceitual, metodológico e político, enquanto categorias úteis para a superação da lógica monorracial, monocultural e heteropatriarcal que organiza a educação brasileira? Esta é a questão que propomos para conduzir as reflexões sobre os diálogos em construção entre decolonialidade e formação de educadoras e educadores do campo. Neste ensaio, cujo o ponto de partida é a atuação junto aos movimentos sociais do campo, especialmente os movimentos de mulheres, negros, quilombolas e feministas, decolonialidade e educação do campo são compreendidas enquanto movimento, práxis política e epistêmica.Universidade Federal do Rio Grande2019-10-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/912510.14295/momento.v28i2.9125Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 2 (2019); 21-36Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 2 (2019); 21-362316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/9125/6114Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessZeferino, Jaqueline Cardosodos Passos, Joana CéliaPaim, Elison Antonio2019-10-24T21:38:59Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/9125Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2019-10-24T21:38:59Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Decolonialidade e educação do campo: diálogos em construção |
title |
Decolonialidade e educação do campo: diálogos em construção |
spellingShingle |
Decolonialidade e educação do campo: diálogos em construção Zeferino, Jaqueline Cardoso pedagogias decoloniais educação do campo antirracismo |
title_short |
Decolonialidade e educação do campo: diálogos em construção |
title_full |
Decolonialidade e educação do campo: diálogos em construção |
title_fullStr |
Decolonialidade e educação do campo: diálogos em construção |
title_full_unstemmed |
Decolonialidade e educação do campo: diálogos em construção |
title_sort |
Decolonialidade e educação do campo: diálogos em construção |
author |
Zeferino, Jaqueline Cardoso |
author_facet |
Zeferino, Jaqueline Cardoso dos Passos, Joana Célia Paim, Elison Antonio |
author_role |
author |
author2 |
dos Passos, Joana Célia Paim, Elison Antonio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zeferino, Jaqueline Cardoso dos Passos, Joana Célia Paim, Elison Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
pedagogias decoloniais educação do campo antirracismo |
topic |
pedagogias decoloniais educação do campo antirracismo |
description |
Que desafios estão postos à formação de educadoras e educadores do campo para que gênero, raça e natureza sejam incorporados plenamente ao seu marco conceitual, metodológico e político, enquanto categorias úteis para a superação da lógica monorracial, monocultural e heteropatriarcal que organiza a educação brasileira? Esta é a questão que propomos para conduzir as reflexões sobre os diálogos em construção entre decolonialidade e formação de educadoras e educadores do campo. Neste ensaio, cujo o ponto de partida é a atuação junto aos movimentos sociais do campo, especialmente os movimentos de mulheres, negros, quilombolas e feministas, decolonialidade e educação do campo são compreendidas enquanto movimento, práxis política e epistêmica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9125 10.14295/momento.v28i2.9125 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9125 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v28i2.9125 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9125/6114 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 2 (2019); 21-36 Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 2 (2019); 21-36 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1798944871265861632 |