Entre a colonialidade e a decolonialidade: Memórias docentes na educação básica da Amazônia brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Albert Alan de Sousa
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Araújo, Sônia Maria da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85819
Resumo: Neste artigo analisamos as memórias profissionais de docentes da educação básica que em sua prática pedagógica relacionam conhecimento escolar e cultura popular no contexto da complexidade sociocultural da Amazônia brasileira. Além de exercerem o magistério, os sujeitos da pesquisa são produtores de cultura popular, engajados em manifestações artísticas de minorias sociais da região amazônica. Metodologicamente, as memórias narradas pelos/as professores/as foram apreendidas com base nas orientações da história oral e a análise se fundamenta no pensamento decolonial. A pesquisa concluiu que a escola é atravessada pelo fenômeno da colonialidade e, consequentemente, regida por uma epistemologia monocultural que marginaliza os conhecimentos produzidos pelas populações que foram vítimas do colonialismo. Entretanto, contraditoriamente, os protagonistas da pesquisa, com suas vivências no âmbito da cultura popular, colocam em questão os conhecimentos socializados nesta instituição e, mediatizados pelo diálogo com os saberes produzidos no território amazônico, ampliam os conceitos de arte e estética, denunciam práticas racistas e patriarcais e criticam a exploração do trabalho humano e da natureza no capitalismo.
id UFPR-4_33545244902bfd014b2860124b4aa671
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/85819
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Entre a colonialidade e a decolonialidade: Memórias docentes na educação básica da Amazônia brasileiraEducação; Tópicos específicos de EducaçãoCultura Popular; Memória; Pedagogias Decoloniais; AmazôniaCurrículo; Práticas Pedagógicas; Sociologia da EducaçãoNeste artigo analisamos as memórias profissionais de docentes da educação básica que em sua prática pedagógica relacionam conhecimento escolar e cultura popular no contexto da complexidade sociocultural da Amazônia brasileira. Além de exercerem o magistério, os sujeitos da pesquisa são produtores de cultura popular, engajados em manifestações artísticas de minorias sociais da região amazônica. Metodologicamente, as memórias narradas pelos/as professores/as foram apreendidas com base nas orientações da história oral e a análise se fundamenta no pensamento decolonial. A pesquisa concluiu que a escola é atravessada pelo fenômeno da colonialidade e, consequentemente, regida por uma epistemologia monocultural que marginaliza os conhecimentos produzidos pelas populações que foram vítimas do colonialismo. Entretanto, contraditoriamente, os protagonistas da pesquisa, com suas vivências no âmbito da cultura popular, colocam em questão os conhecimentos socializados nesta instituição e, mediatizados pelo diálogo com os saberes produzidos no território amazônico, ampliam os conceitos de arte e estética, denunciam práticas racistas e patriarcais e criticam a exploração do trabalho humano e da natureza no capitalismo.UFPRCordeiro, Albert Alan de SousaAraújo, Sônia Maria da Silva2023-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85819Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e85819Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e85819Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e858191984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85819/50416Direitos autorais 2023 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-12T13:14:15Zoai:revistas.ufpr.br:article/85819Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2023-12-12T13:14:15Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre a colonialidade e a decolonialidade: Memórias docentes na educação básica da Amazônia brasileira
title Entre a colonialidade e a decolonialidade: Memórias docentes na educação básica da Amazônia brasileira
spellingShingle Entre a colonialidade e a decolonialidade: Memórias docentes na educação básica da Amazônia brasileira
Cordeiro, Albert Alan de Sousa
Educação; Tópicos específicos de Educação
Cultura Popular; Memória; Pedagogias Decoloniais; Amazônia
Currículo; Práticas Pedagógicas; Sociologia da Educação
title_short Entre a colonialidade e a decolonialidade: Memórias docentes na educação básica da Amazônia brasileira
title_full Entre a colonialidade e a decolonialidade: Memórias docentes na educação básica da Amazônia brasileira
title_fullStr Entre a colonialidade e a decolonialidade: Memórias docentes na educação básica da Amazônia brasileira
title_full_unstemmed Entre a colonialidade e a decolonialidade: Memórias docentes na educação básica da Amazônia brasileira
title_sort Entre a colonialidade e a decolonialidade: Memórias docentes na educação básica da Amazônia brasileira
author Cordeiro, Albert Alan de Sousa
author_facet Cordeiro, Albert Alan de Sousa
Araújo, Sônia Maria da Silva
author_role author
author2 Araújo, Sônia Maria da Silva
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro, Albert Alan de Sousa
Araújo, Sônia Maria da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Tópicos específicos de Educação
Cultura Popular; Memória; Pedagogias Decoloniais; Amazônia
Currículo; Práticas Pedagógicas; Sociologia da Educação
topic Educação; Tópicos específicos de Educação
Cultura Popular; Memória; Pedagogias Decoloniais; Amazônia
Currículo; Práticas Pedagógicas; Sociologia da Educação
description Neste artigo analisamos as memórias profissionais de docentes da educação básica que em sua prática pedagógica relacionam conhecimento escolar e cultura popular no contexto da complexidade sociocultural da Amazônia brasileira. Além de exercerem o magistério, os sujeitos da pesquisa são produtores de cultura popular, engajados em manifestações artísticas de minorias sociais da região amazônica. Metodologicamente, as memórias narradas pelos/as professores/as foram apreendidas com base nas orientações da história oral e a análise se fundamenta no pensamento decolonial. A pesquisa concluiu que a escola é atravessada pelo fenômeno da colonialidade e, consequentemente, regida por uma epistemologia monocultural que marginaliza os conhecimentos produzidos pelas populações que foram vítimas do colonialismo. Entretanto, contraditoriamente, os protagonistas da pesquisa, com suas vivências no âmbito da cultura popular, colocam em questão os conhecimentos socializados nesta instituição e, mediatizados pelo diálogo com os saberes produzidos no território amazônico, ampliam os conceitos de arte e estética, denunciam práticas racistas e patriarcais e criticam a exploração do trabalho humano e da natureza no capitalismo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-06
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85819
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85819
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85819/50416
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e85819
Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e85819
Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e85819
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711900804579328