ENSAIO DE PENSAR AULAS-SONHO PARA NÃO-FILÓSOFOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Marina dos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Corazza, Sandra Mara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9322
Resumo: À maneira de ensaio, este artigo pensa, poeticamente, a tarefa tradutória do Professor no preparo de Aula e, talqualmente um sonho, encerra-se inconcluso. Convoca esse tradutor e artista da matéria na educação a dançar o pensamento com um corpo butô pronto à escrita na (i)lógica do sonho e nas dimensões da poesia, via aportes da Filosofia da Diferença e Educação. Nesse empirismo, desdobra de seu próprio fazer e do Arquivo da Educação, conceitos fugidios de Aulas-sonho e Sonhografias. Entende que a educação se faz com o corpo todo, suporte receptivo às potências transcriativas do Arquivo. Ensaia repetindo-se para conceitualizar essas formas de pensar aulas em um plano de imanência avesso à imagem dogmática do pensamento.
id FURG-2_dfc1c39ea05bf5a079de78b06a0d76b3
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/9322
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling ENSAIO DE PENSAR AULAS-SONHO PARA NÃO-FILÓSOFOSSonhoEducaçãoTraduçãoDidática da traduçãoÀ maneira de ensaio, este artigo pensa, poeticamente, a tarefa tradutória do Professor no preparo de Aula e, talqualmente um sonho, encerra-se inconcluso. Convoca esse tradutor e artista da matéria na educação a dançar o pensamento com um corpo butô pronto à escrita na (i)lógica do sonho e nas dimensões da poesia, via aportes da Filosofia da Diferença e Educação. Nesse empirismo, desdobra de seu próprio fazer e do Arquivo da Educação, conceitos fugidios de Aulas-sonho e Sonhografias. Entende que a educação se faz com o corpo todo, suporte receptivo às potências transcriativas do Arquivo. Ensaia repetindo-se para conceitualizar essas formas de pensar aulas em um plano de imanência avesso à imagem dogmática do pensamento.Universidade Federal do Rio Grande2021-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/932210.14295/momento.v29i3.9322Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 3 (2020)Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 3 (2020)2316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/9322/8718Copyright (c) 2021 Momento - Diálogos em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessReis, Marina dosCorazza, Sandra Mara2021-09-06T23:00:49Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/9322Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2021-09-06T23:00:49Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSAIO DE PENSAR AULAS-SONHO PARA NÃO-FILÓSOFOS
title ENSAIO DE PENSAR AULAS-SONHO PARA NÃO-FILÓSOFOS
spellingShingle ENSAIO DE PENSAR AULAS-SONHO PARA NÃO-FILÓSOFOS
Reis, Marina dos
Sonho
Educação
Tradução
Didática da tradução
title_short ENSAIO DE PENSAR AULAS-SONHO PARA NÃO-FILÓSOFOS
title_full ENSAIO DE PENSAR AULAS-SONHO PARA NÃO-FILÓSOFOS
title_fullStr ENSAIO DE PENSAR AULAS-SONHO PARA NÃO-FILÓSOFOS
title_full_unstemmed ENSAIO DE PENSAR AULAS-SONHO PARA NÃO-FILÓSOFOS
title_sort ENSAIO DE PENSAR AULAS-SONHO PARA NÃO-FILÓSOFOS
author Reis, Marina dos
author_facet Reis, Marina dos
Corazza, Sandra Mara
author_role author
author2 Corazza, Sandra Mara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Marina dos
Corazza, Sandra Mara
dc.subject.por.fl_str_mv Sonho
Educação
Tradução
Didática da tradução
topic Sonho
Educação
Tradução
Didática da tradução
description À maneira de ensaio, este artigo pensa, poeticamente, a tarefa tradutória do Professor no preparo de Aula e, talqualmente um sonho, encerra-se inconcluso. Convoca esse tradutor e artista da matéria na educação a dançar o pensamento com um corpo butô pronto à escrita na (i)lógica do sonho e nas dimensões da poesia, via aportes da Filosofia da Diferença e Educação. Nesse empirismo, desdobra de seu próprio fazer e do Arquivo da Educação, conceitos fugidios de Aulas-sonho e Sonhografias. Entende que a educação se faz com o corpo todo, suporte receptivo às potências transcriativas do Arquivo. Ensaia repetindo-se para conceitualizar essas formas de pensar aulas em um plano de imanência avesso à imagem dogmática do pensamento.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9322
10.14295/momento.v29i3.9322
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9322
identifier_str_mv 10.14295/momento.v29i3.9322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9322/8718
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Momento - Diálogos em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Momento - Diálogos em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 3 (2020)
Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 3 (2020)
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1798944871289978880