Tradução na sala de aula : ensaios de teoria e prática de tradução

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Alice Maria de Araújo (Org.)
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Sousa, Germana Henriques Pereira de (Org.), Gorovitz, Sabine (Org.)
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34554
http://dx.doi.org/10.26512/9788523012458
Resumo: A obra que ora apresentamos, A tradução na sala de aula: ensaios de teoria e prática de tradução, é resultado da experiência em salas de aula do Curso de Bacharelado em Letras-Tradução, situado no Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução/Instituto de Letras, da Universidade de Brasília, cujo percurso acadêmico perfaz trinta e um anos. Essa rica experiência na formação profissional de tradutores, em um dos cursos pioneiros do Brasil neste campo, serve-nos de referência e embasamento para as lições que aqui descrevemos. Falamos em lições e sala de aula, palavras cujos conceitos foram amplamente estendidos graças às novas tecnologias de comunicação ligadas ao ensino, porque este se quer um manual para o aluno dos cursos de graduação que procura estratégias de abordagens de textos que o preparem para o exercício da tradução, e também pistas para a análise crítica da obra traduzida. Contudo, não se trata apenas disso. O estudante de línguas e literaturas estrangeiras modernas, ou aluno de Letras de um modo geral, ou ainda o aprendiz ou profissional de tradução poderão aqui encontrar alguns caminhos metodológicos para acercarem-se das questões envolvendo a prática e a crítica tradutórias, nos mais diversos âmbitos.
id UNB_2231d301fe9d395cdf0bc9c772840006
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/34554
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Tradução na sala de aula : ensaios de teoria e prática de traduçãoTradução - didáticaTradução - estudo e ensinoA obra que ora apresentamos, A tradução na sala de aula: ensaios de teoria e prática de tradução, é resultado da experiência em salas de aula do Curso de Bacharelado em Letras-Tradução, situado no Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução/Instituto de Letras, da Universidade de Brasília, cujo percurso acadêmico perfaz trinta e um anos. Essa rica experiência na formação profissional de tradutores, em um dos cursos pioneiros do Brasil neste campo, serve-nos de referência e embasamento para as lições que aqui descrevemos. Falamos em lições e sala de aula, palavras cujos conceitos foram amplamente estendidos graças às novas tecnologias de comunicação ligadas ao ensino, porque este se quer um manual para o aluno dos cursos de graduação que procura estratégias de abordagens de textos que o preparem para o exercício da tradução, e também pistas para a análise crítica da obra traduzida. Contudo, não se trata apenas disso. O estudante de línguas e literaturas estrangeiras modernas, ou aluno de Letras de um modo geral, ou ainda o aprendiz ou profissional de tradução poderão aqui encontrar alguns caminhos metodológicos para acercarem-se das questões envolvendo a prática e a crítica tradutórias, nos mais diversos âmbitos.Editora Universidade de Brasília2019-05-06T13:35:15Z2019-05-06T13:35:15Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfFERREIRA, Alice Maria de Araújo; SOUSA, Germana Henriques Pereira de; GOROVITZ, Sabine (Org.). Tradução na sala de aula: ensaios de teoria e prática de tradução. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2018. 219 p. DOI: http://dx.doi.org/10.26512/9788523012458. Disponível em: http://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/13. Acesso em: 06 maio 2019.978-85-230-1245-8http://repositorio.unb.br/handle/10482/34554http://dx.doi.org/10.26512/9788523012458(CC BY NC SA) - Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Fonte: http://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/13. Acesso em: 06 maio 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Alice Maria de Araújo (Org.)Sousa, Germana Henriques Pereira de (Org.)Gorovitz, Sabine (Org.)porreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-13T10:43:14Zoai:repositorio.unb.br:10482/34554Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-13T10:43:14Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Tradução na sala de aula : ensaios de teoria e prática de tradução
title Tradução na sala de aula : ensaios de teoria e prática de tradução
spellingShingle Tradução na sala de aula : ensaios de teoria e prática de tradução
Ferreira, Alice Maria de Araújo (Org.)
Tradução - didática
Tradução - estudo e ensino
title_short Tradução na sala de aula : ensaios de teoria e prática de tradução
title_full Tradução na sala de aula : ensaios de teoria e prática de tradução
title_fullStr Tradução na sala de aula : ensaios de teoria e prática de tradução
title_full_unstemmed Tradução na sala de aula : ensaios de teoria e prática de tradução
title_sort Tradução na sala de aula : ensaios de teoria e prática de tradução
author Ferreira, Alice Maria de Araújo (Org.)
author_facet Ferreira, Alice Maria de Araújo (Org.)
Sousa, Germana Henriques Pereira de (Org.)
Gorovitz, Sabine (Org.)
author_role author
author2 Sousa, Germana Henriques Pereira de (Org.)
Gorovitz, Sabine (Org.)
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Alice Maria de Araújo (Org.)
Sousa, Germana Henriques Pereira de (Org.)
Gorovitz, Sabine (Org.)
dc.subject.por.fl_str_mv Tradução - didática
Tradução - estudo e ensino
topic Tradução - didática
Tradução - estudo e ensino
description A obra que ora apresentamos, A tradução na sala de aula: ensaios de teoria e prática de tradução, é resultado da experiência em salas de aula do Curso de Bacharelado em Letras-Tradução, situado no Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução/Instituto de Letras, da Universidade de Brasília, cujo percurso acadêmico perfaz trinta e um anos. Essa rica experiência na formação profissional de tradutores, em um dos cursos pioneiros do Brasil neste campo, serve-nos de referência e embasamento para as lições que aqui descrevemos. Falamos em lições e sala de aula, palavras cujos conceitos foram amplamente estendidos graças às novas tecnologias de comunicação ligadas ao ensino, porque este se quer um manual para o aluno dos cursos de graduação que procura estratégias de abordagens de textos que o preparem para o exercício da tradução, e também pistas para a análise crítica da obra traduzida. Contudo, não se trata apenas disso. O estudante de línguas e literaturas estrangeiras modernas, ou aluno de Letras de um modo geral, ou ainda o aprendiz ou profissional de tradução poderão aqui encontrar alguns caminhos metodológicos para acercarem-se das questões envolvendo a prática e a crítica tradutórias, nos mais diversos âmbitos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-05-06T13:35:15Z
2019-05-06T13:35:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Alice Maria de Araújo; SOUSA, Germana Henriques Pereira de; GOROVITZ, Sabine (Org.). Tradução na sala de aula: ensaios de teoria e prática de tradução. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2018. 219 p. DOI: http://dx.doi.org/10.26512/9788523012458. Disponível em: http://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/13. Acesso em: 06 maio 2019.
978-85-230-1245-8
http://repositorio.unb.br/handle/10482/34554
http://dx.doi.org/10.26512/9788523012458
identifier_str_mv FERREIRA, Alice Maria de Araújo; SOUSA, Germana Henriques Pereira de; GOROVITZ, Sabine (Org.). Tradução na sala de aula: ensaios de teoria e prática de tradução. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2018. 219 p. DOI: http://dx.doi.org/10.26512/9788523012458. Disponível em: http://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/13. Acesso em: 06 maio 2019.
978-85-230-1245-8
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/34554
http://dx.doi.org/10.26512/9788523012458
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Editora Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580676195385344