Mal-estar docente e educação em tempo integral: cenários de um Brasil profundo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santiago, Jonatas Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Anecleto, Úrsula Cunha, Sacramento, Ivana Carla Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9035
Resumo: Este artigo tem como objeto de estudo o mal-estar docente e sua influência na construção da identidade do professor que atua no Programa Educação em Tempo Integral (ProEi), em uma escola pública do interior da Bahia. Busca entender como os novos papéis atribuídos à educação escolar, a partir das configurações sócio-educacionais do Programa, desafiam o professor com as demandas de sua profissão, interferindo na construção de professoralidade. Diante dessa problemática, este estudo objetiva discutir cenários de um Brasil profundo em relação às causas que aprofundam o mal-estar docente numa escola em tempo integral e seus reflexos no processo de construção da identidade e da professoralidade do professor. Espera-se contribuir com problematizações sobre a nova dinâmica escolar, a partir da implantação do ProEi, no sentido de superação desse mal-estar a partir da valorização e da ampliação da formação do professor.
id FURG-2_e420fe638019cc87cb5fcf9446ca02a4
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/9035
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Mal-estar docente e educação em tempo integral: cenários de um Brasil profundoEste artigo tem como objeto de estudo o mal-estar docente e sua influência na construção da identidade do professor que atua no Programa Educação em Tempo Integral (ProEi), em uma escola pública do interior da Bahia. Busca entender como os novos papéis atribuídos à educação escolar, a partir das configurações sócio-educacionais do Programa, desafiam o professor com as demandas de sua profissão, interferindo na construção de professoralidade. Diante dessa problemática, este estudo objetiva discutir cenários de um Brasil profundo em relação às causas que aprofundam o mal-estar docente numa escola em tempo integral e seus reflexos no processo de construção da identidade e da professoralidade do professor. Espera-se contribuir com problematizações sobre a nova dinâmica escolar, a partir da implantação do ProEi, no sentido de superação desse mal-estar a partir da valorização e da ampliação da formação do professor.Universidade Federal do Rio Grande2019-10-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/903510.14295/momento.v28i2.9035Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 2 (2019); 85-105Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 2 (2019); 85-1052316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/9035/6117Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantiago, Jonatas SilvaAnecleto, Úrsula CunhaSacramento, Ivana Carla Oliveira2019-10-24T21:39:00Zoai:periodicos.furg.br:article/9035Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2019-10-24T21:39Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Mal-estar docente e educação em tempo integral: cenários de um Brasil profundo
title Mal-estar docente e educação em tempo integral: cenários de um Brasil profundo
spellingShingle Mal-estar docente e educação em tempo integral: cenários de um Brasil profundo
Santiago, Jonatas Silva
title_short Mal-estar docente e educação em tempo integral: cenários de um Brasil profundo
title_full Mal-estar docente e educação em tempo integral: cenários de um Brasil profundo
title_fullStr Mal-estar docente e educação em tempo integral: cenários de um Brasil profundo
title_full_unstemmed Mal-estar docente e educação em tempo integral: cenários de um Brasil profundo
title_sort Mal-estar docente e educação em tempo integral: cenários de um Brasil profundo
author Santiago, Jonatas Silva
author_facet Santiago, Jonatas Silva
Anecleto, Úrsula Cunha
Sacramento, Ivana Carla Oliveira
author_role author
author2 Anecleto, Úrsula Cunha
Sacramento, Ivana Carla Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santiago, Jonatas Silva
Anecleto, Úrsula Cunha
Sacramento, Ivana Carla Oliveira
description Este artigo tem como objeto de estudo o mal-estar docente e sua influência na construção da identidade do professor que atua no Programa Educação em Tempo Integral (ProEi), em uma escola pública do interior da Bahia. Busca entender como os novos papéis atribuídos à educação escolar, a partir das configurações sócio-educacionais do Programa, desafiam o professor com as demandas de sua profissão, interferindo na construção de professoralidade. Diante dessa problemática, este estudo objetiva discutir cenários de um Brasil profundo em relação às causas que aprofundam o mal-estar docente numa escola em tempo integral e seus reflexos no processo de construção da identidade e da professoralidade do professor. Espera-se contribuir com problematizações sobre a nova dinâmica escolar, a partir da implantação do ProEi, no sentido de superação desse mal-estar a partir da valorização e da ampliação da formação do professor.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9035
10.14295/momento.v28i2.9035
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9035
identifier_str_mv 10.14295/momento.v28i2.9035
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9035/6117
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 2 (2019); 85-105
Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 2 (2019); 85-105
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1775493250276130816