A perspectiva da profissionalização e/ou desprofissionalização docente na formação continuada de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8036 |
Resumo: | Este estudo pretende contribuir com o campo da formação de professores, delimitando como objeto de estudo a política de formação continuada de professores e suas implicações na constituição do trabalho docente, considerando a lógica das ações do neoliberalismo e seus reflexos no cotidiano escolar. Objetiva compreender a política de formação continuada de professores em rede pública de ensino e suas possíveis implicações na profissionalização docente, baseados em dados obtidos a partir de entrevistas com os profissionais envolvidos numa política de formação continuada em escolas da rede pública municipal de Sorriso-MT. Constatamos a perspectiva de fortalecimento do trabalho docente está presente, porém também se encontram marcas do gerencialismo que podem contribuir para a desprofissionalização docente. |
id |
FURG-2_e830e691ccb1b078aeaeaa879ce2c15f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/8036 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A perspectiva da profissionalização e/ou desprofissionalização docente na formação continuada de professoresPolítica de FormaçãoFormação ContinuadaProfissionalização Docente.Política de Formação Continuada de ProfessoresEste estudo pretende contribuir com o campo da formação de professores, delimitando como objeto de estudo a política de formação continuada de professores e suas implicações na constituição do trabalho docente, considerando a lógica das ações do neoliberalismo e seus reflexos no cotidiano escolar. Objetiva compreender a política de formação continuada de professores em rede pública de ensino e suas possíveis implicações na profissionalização docente, baseados em dados obtidos a partir de entrevistas com os profissionais envolvidos numa política de formação continuada em escolas da rede pública municipal de Sorriso-MT. Constatamos a perspectiva de fortalecimento do trabalho docente está presente, porém também se encontram marcas do gerencialismo que podem contribuir para a desprofissionalização docente.Universidade Federal do Rio Grande2018-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/803610.14295/momento.v27i2.8036Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 172-187Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 172-1872316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/8036/5348Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Edna Coimbra daFeldkercher, Nadiane2018-09-14T17:24:04Zoai:periodicos.furg.br:article/8036Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-09-14T17:24:04Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A perspectiva da profissionalização e/ou desprofissionalização docente na formação continuada de professores |
title |
A perspectiva da profissionalização e/ou desprofissionalização docente na formação continuada de professores |
spellingShingle |
A perspectiva da profissionalização e/ou desprofissionalização docente na formação continuada de professores Silva, Edna Coimbra da Política de Formação Formação Continuada Profissionalização Docente. Política de Formação Continuada de Professores |
title_short |
A perspectiva da profissionalização e/ou desprofissionalização docente na formação continuada de professores |
title_full |
A perspectiva da profissionalização e/ou desprofissionalização docente na formação continuada de professores |
title_fullStr |
A perspectiva da profissionalização e/ou desprofissionalização docente na formação continuada de professores |
title_full_unstemmed |
A perspectiva da profissionalização e/ou desprofissionalização docente na formação continuada de professores |
title_sort |
A perspectiva da profissionalização e/ou desprofissionalização docente na formação continuada de professores |
author |
Silva, Edna Coimbra da |
author_facet |
Silva, Edna Coimbra da Feldkercher, Nadiane |
author_role |
author |
author2 |
Feldkercher, Nadiane |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Edna Coimbra da Feldkercher, Nadiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Política de Formação Formação Continuada Profissionalização Docente. Política de Formação Continuada de Professores |
topic |
Política de Formação Formação Continuada Profissionalização Docente. Política de Formação Continuada de Professores |
description |
Este estudo pretende contribuir com o campo da formação de professores, delimitando como objeto de estudo a política de formação continuada de professores e suas implicações na constituição do trabalho docente, considerando a lógica das ações do neoliberalismo e seus reflexos no cotidiano escolar. Objetiva compreender a política de formação continuada de professores em rede pública de ensino e suas possíveis implicações na profissionalização docente, baseados em dados obtidos a partir de entrevistas com os profissionais envolvidos numa política de formação continuada em escolas da rede pública municipal de Sorriso-MT. Constatamos a perspectiva de fortalecimento do trabalho docente está presente, porém também se encontram marcas do gerencialismo que podem contribuir para a desprofissionalização docente. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8036 10.14295/momento.v27i2.8036 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8036 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v27i2.8036 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8036/5348 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 172-187 Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 172-187 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1775493249860894720 |