A perspectiva da profissionalização e/ou desprofissionalização docente na formação continuada de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Edna Coimbra da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Feldkercher, Nadiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8036
Resumo: Este estudo pretende contribuir com o campo da formação de professores, delimitando como objeto de estudo a política de formação continuada de professores e suas implicações na constituição do trabalho docente, considerando a lógica das ações do neoliberalismo e seus reflexos no cotidiano escolar. Objetiva compreender a política de formação continuada de professores em rede pública de ensino e suas possíveis implicações na profissionalização docente, baseados em dados obtidos a partir de entrevistas com os profissionais envolvidos numa política de formação continuada em escolas da rede pública municipal de Sorriso-MT. Constatamos a perspectiva de fortalecimento do trabalho docente está presente, porém também se encontram marcas do gerencialismo que podem contribuir para a desprofissionalização docente.
id FURG-2_e830e691ccb1b078aeaeaa879ce2c15f
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/8036
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling A perspectiva da profissionalização e/ou desprofissionalização docente na formação continuada de professoresPolítica de FormaçãoFormação ContinuadaProfissionalização Docente.Política de Formação Continuada de ProfessoresEste estudo pretende contribuir com o campo da formação de professores, delimitando como objeto de estudo a política de formação continuada de professores e suas implicações na constituição do trabalho docente, considerando a lógica das ações do neoliberalismo e seus reflexos no cotidiano escolar. Objetiva compreender a política de formação continuada de professores em rede pública de ensino e suas possíveis implicações na profissionalização docente, baseados em dados obtidos a partir de entrevistas com os profissionais envolvidos numa política de formação continuada em escolas da rede pública municipal de Sorriso-MT. Constatamos a perspectiva de fortalecimento do trabalho docente está presente, porém também se encontram marcas do gerencialismo que podem contribuir para a desprofissionalização docente.Universidade Federal do Rio Grande2018-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/803610.14295/momento.v27i2.8036Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 172-187Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 172-1872316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/8036/5348Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Edna Coimbra daFeldkercher, Nadiane2018-09-14T17:24:04Zoai:periodicos.furg.br:article/8036Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-09-14T17:24:04Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A perspectiva da profissionalização e/ou desprofissionalização docente na formação continuada de professores
title A perspectiva da profissionalização e/ou desprofissionalização docente na formação continuada de professores
spellingShingle A perspectiva da profissionalização e/ou desprofissionalização docente na formação continuada de professores
Silva, Edna Coimbra da
Política de Formação
Formação Continuada
Profissionalização Docente.
Política de Formação Continuada de Professores
title_short A perspectiva da profissionalização e/ou desprofissionalização docente na formação continuada de professores
title_full A perspectiva da profissionalização e/ou desprofissionalização docente na formação continuada de professores
title_fullStr A perspectiva da profissionalização e/ou desprofissionalização docente na formação continuada de professores
title_full_unstemmed A perspectiva da profissionalização e/ou desprofissionalização docente na formação continuada de professores
title_sort A perspectiva da profissionalização e/ou desprofissionalização docente na formação continuada de professores
author Silva, Edna Coimbra da
author_facet Silva, Edna Coimbra da
Feldkercher, Nadiane
author_role author
author2 Feldkercher, Nadiane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Edna Coimbra da
Feldkercher, Nadiane
dc.subject.por.fl_str_mv Política de Formação
Formação Continuada
Profissionalização Docente.
Política de Formação Continuada de Professores
topic Política de Formação
Formação Continuada
Profissionalização Docente.
Política de Formação Continuada de Professores
description Este estudo pretende contribuir com o campo da formação de professores, delimitando como objeto de estudo a política de formação continuada de professores e suas implicações na constituição do trabalho docente, considerando a lógica das ações do neoliberalismo e seus reflexos no cotidiano escolar. Objetiva compreender a política de formação continuada de professores em rede pública de ensino e suas possíveis implicações na profissionalização docente, baseados em dados obtidos a partir de entrevistas com os profissionais envolvidos numa política de formação continuada em escolas da rede pública municipal de Sorriso-MT. Constatamos a perspectiva de fortalecimento do trabalho docente está presente, porém também se encontram marcas do gerencialismo que podem contribuir para a desprofissionalização docente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8036
10.14295/momento.v27i2.8036
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8036
identifier_str_mv 10.14295/momento.v27i2.8036
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8036/5348
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 172-187
Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 172-187
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1775493249860894720