O PIBID e a profissionalização dos supervisores de área

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Claudia
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Felício, Helena Maria dos Santos, Batista, Priscila Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2885
Resumo: Com a finalidade de problematizar quais os impactos efetivos para a profissionalização docente, contemplados no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), este estudo lançou como objetivo caracterizar as possibilidades e desafios de formação continuada ofertados pelo Pibid aos professores supervisores de área do programa. Foram participantes do estudo, 112 supervisores de área de diferentes projetos e instituições de ensino superior do estado de Minas Gerais. Para a coleta de informações foi disponibilizado um questionário online, composto por questões que investigaram aspectos positivos e ainda dificultadores do programa nas considerações da formação continuada. Por meio de análise qualitativa das respostas foi possível categorizar que as positividades do programa impactam na revisão teórica e metodológica dos professores em exercício, assim como potencializam a prática de pesquisa e investigação no / do cotidiano escolar. No entanto, quanto aos desafios, pode ser deflagrado que uma das carências do programa é situar-se no campo intermediário da universidade e da escola, sem que esteja efetivamente contemplado em análises curriculares dos cursos, ou esteja situado no cenário integral da escola, o que parece não alterar efetivamente, o formato dicotômico que historicamente sustentam a formação e atuação docente no país.
id METO-3_c3d93d1ca54884d0ae9492ccd122e2d6
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/2885
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling O PIBID e a profissionalização dos supervisores de áreaEducação; Formação de Professoresformação continuada; Pibid; profissionalização.Com a finalidade de problematizar quais os impactos efetivos para a profissionalização docente, contemplados no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), este estudo lançou como objetivo caracterizar as possibilidades e desafios de formação continuada ofertados pelo Pibid aos professores supervisores de área do programa. Foram participantes do estudo, 112 supervisores de área de diferentes projetos e instituições de ensino superior do estado de Minas Gerais. Para a coleta de informações foi disponibilizado um questionário online, composto por questões que investigaram aspectos positivos e ainda dificultadores do programa nas considerações da formação continuada. Por meio de análise qualitativa das respostas foi possível categorizar que as positividades do programa impactam na revisão teórica e metodológica dos professores em exercício, assim como potencializam a prática de pesquisa e investigação no / do cotidiano escolar. No entanto, quanto aos desafios, pode ser deflagrado que uma das carências do programa é situar-se no campo intermediário da universidade e da escola, sem que esteja efetivamente contemplado em análises curriculares dos cursos, ou esteja situado no cenário integral da escola, o que parece não alterar efetivamente, o formato dicotômico que historicamente sustentam a formação e atuação docente no país.Universidade Metodista de PiracicabaAgradecemos o apoio da FAPEMIG para a realização desta pesquisaGomes, ClaudiaFelício, Helena Maria dos SantosBatista, Priscila Oliveira2016-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/288510.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n2p109-121Comunicações; v. 23, n. 2 (2016); 109-1212238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2885/1757AméricaEducaçãoEducaçãoDireitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-13T17:31:14Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2885Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-02-13T17:31:14Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv O PIBID e a profissionalização dos supervisores de área
title O PIBID e a profissionalização dos supervisores de área
spellingShingle O PIBID e a profissionalização dos supervisores de área
Gomes, Claudia
Educação; Formação de Professores
formação continuada; Pibid; profissionalização.
title_short O PIBID e a profissionalização dos supervisores de área
title_full O PIBID e a profissionalização dos supervisores de área
title_fullStr O PIBID e a profissionalização dos supervisores de área
title_full_unstemmed O PIBID e a profissionalização dos supervisores de área
title_sort O PIBID e a profissionalização dos supervisores de área
author Gomes, Claudia
author_facet Gomes, Claudia
Felício, Helena Maria dos Santos
Batista, Priscila Oliveira
author_role author
author2 Felício, Helena Maria dos Santos
Batista, Priscila Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Agradecemos o apoio da FAPEMIG para a realização desta pesquisa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Claudia
Felício, Helena Maria dos Santos
Batista, Priscila Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Formação de Professores
formação continuada; Pibid; profissionalização.
topic Educação; Formação de Professores
formação continuada; Pibid; profissionalização.
description Com a finalidade de problematizar quais os impactos efetivos para a profissionalização docente, contemplados no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), este estudo lançou como objetivo caracterizar as possibilidades e desafios de formação continuada ofertados pelo Pibid aos professores supervisores de área do programa. Foram participantes do estudo, 112 supervisores de área de diferentes projetos e instituições de ensino superior do estado de Minas Gerais. Para a coleta de informações foi disponibilizado um questionário online, composto por questões que investigaram aspectos positivos e ainda dificultadores do programa nas considerações da formação continuada. Por meio de análise qualitativa das respostas foi possível categorizar que as positividades do programa impactam na revisão teórica e metodológica dos professores em exercício, assim como potencializam a prática de pesquisa e investigação no / do cotidiano escolar. No entanto, quanto aos desafios, pode ser deflagrado que uma das carências do programa é situar-se no campo intermediário da universidade e da escola, sem que esteja efetivamente contemplado em análises curriculares dos cursos, ou esteja situado no cenário integral da escola, o que parece não alterar efetivamente, o formato dicotômico que historicamente sustentam a formação e atuação docente no país.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2885
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n2p109-121
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2885
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n2p109-121
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2885/1757
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv América
Educação
Educação
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 23, n. 2 (2016); 109-121
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576019918946304