Mulheres e docência na ebtt : espaço para homens?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porto, Eliane Quincozes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Brancher, Vantoir Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8308
Resumo: Este artigo discute a pesquisa realizada na Educação Básica Técnica e Tecnológica de um Instituto Federal, a partir do Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria. Buscamos perceber como foram constituídos seus trajetos formativos e seus saberes docentes nos Cursos Técnicos, as possíveis implicações do ser mulher na construção profissional e significações de docência. Nossa escolha metodológica foi a pesquisa qualitativa com narrativas orais de vida, sob as lentes do Imaginário Social. Os dados foram produzidos com entrevistas individuais e a análise dos mesmos organizou-se com a Análise de Conteúdo Categorial Temática. A pesquisa apontou significações instituídas no contexto sócio-histórico, bem como relações de poder que aparecem imbricadas nesses espaços de formação e de trabalho.
id FURG-2_f88cb5260bacca67cf67986d5c2334db
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/8308
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Mulheres e docência na ebtt : espaço para homens?Trajetos formativosDocência e GêneroImaginário Social.DocênciaGêneroImaginárioEste artigo discute a pesquisa realizada na Educação Básica Técnica e Tecnológica de um Instituto Federal, a partir do Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria. Buscamos perceber como foram constituídos seus trajetos formativos e seus saberes docentes nos Cursos Técnicos, as possíveis implicações do ser mulher na construção profissional e significações de docência. Nossa escolha metodológica foi a pesquisa qualitativa com narrativas orais de vida, sob as lentes do Imaginário Social. Os dados foram produzidos com entrevistas individuais e a análise dos mesmos organizou-se com a Análise de Conteúdo Categorial Temática. A pesquisa apontou significações instituídas no contexto sócio-histórico, bem como relações de poder que aparecem imbricadas nesses espaços de formação e de trabalho.Universidade Federal do Rio Grande2019-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/830810.14295/momento.v27i3.8308Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 3 (2018): Dossiê: Estudios feministas y educación. Retos, avances y desafíos en el contexto actual; 192-211Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 3 (2018): Dossiê: Estudios feministas y educación. Retos, avances y desafíos en el contexto actual; 192-2112316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/8308/5642Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPorto, Eliane QuincozesBrancher, Vantoir Roberto2019-01-30T22:30:29Zoai:periodicos.furg.br:article/8308Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2019-01-30T22:30:29Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Mulheres e docência na ebtt : espaço para homens?
title Mulheres e docência na ebtt : espaço para homens?
spellingShingle Mulheres e docência na ebtt : espaço para homens?
Porto, Eliane Quincozes
Trajetos formativos
Docência e Gênero
Imaginário Social.
Docência
Gênero
Imaginário
title_short Mulheres e docência na ebtt : espaço para homens?
title_full Mulheres e docência na ebtt : espaço para homens?
title_fullStr Mulheres e docência na ebtt : espaço para homens?
title_full_unstemmed Mulheres e docência na ebtt : espaço para homens?
title_sort Mulheres e docência na ebtt : espaço para homens?
author Porto, Eliane Quincozes
author_facet Porto, Eliane Quincozes
Brancher, Vantoir Roberto
author_role author
author2 Brancher, Vantoir Roberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Porto, Eliane Quincozes
Brancher, Vantoir Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Trajetos formativos
Docência e Gênero
Imaginário Social.
Docência
Gênero
Imaginário
topic Trajetos formativos
Docência e Gênero
Imaginário Social.
Docência
Gênero
Imaginário
description Este artigo discute a pesquisa realizada na Educação Básica Técnica e Tecnológica de um Instituto Federal, a partir do Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria. Buscamos perceber como foram constituídos seus trajetos formativos e seus saberes docentes nos Cursos Técnicos, as possíveis implicações do ser mulher na construção profissional e significações de docência. Nossa escolha metodológica foi a pesquisa qualitativa com narrativas orais de vida, sob as lentes do Imaginário Social. Os dados foram produzidos com entrevistas individuais e a análise dos mesmos organizou-se com a Análise de Conteúdo Categorial Temática. A pesquisa apontou significações instituídas no contexto sócio-histórico, bem como relações de poder que aparecem imbricadas nesses espaços de formação e de trabalho.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8308
10.14295/momento.v27i3.8308
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8308
identifier_str_mv 10.14295/momento.v27i3.8308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8308/5642
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 3 (2018): Dossiê: Estudios feministas y educación. Retos, avances y desafíos en el contexto actual; 192-211
Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 3 (2018): Dossiê: Estudios feministas y educación. Retos, avances y desafíos en el contexto actual; 192-211
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1775493249916469248