Mulheres e docência na ebtt : espaço para homens?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8308 |
Resumo: | Este artigo discute a pesquisa realizada na Educação Básica Técnica e Tecnológica de um Instituto Federal, a partir do Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria. Buscamos perceber como foram constituídos seus trajetos formativos e seus saberes docentes nos Cursos Técnicos, as possíveis implicações do ser mulher na construção profissional e significações de docência. Nossa escolha metodológica foi a pesquisa qualitativa com narrativas orais de vida, sob as lentes do Imaginário Social. Os dados foram produzidos com entrevistas individuais e a análise dos mesmos organizou-se com a Análise de Conteúdo Categorial Temática. A pesquisa apontou significações instituídas no contexto sócio-histórico, bem como relações de poder que aparecem imbricadas nesses espaços de formação e de trabalho. |
id |
FURG-2_f88cb5260bacca67cf67986d5c2334db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/8308 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Mulheres e docência na ebtt : espaço para homens?Trajetos formativosDocência e GêneroImaginário Social.DocênciaGêneroImaginárioEste artigo discute a pesquisa realizada na Educação Básica Técnica e Tecnológica de um Instituto Federal, a partir do Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria. Buscamos perceber como foram constituídos seus trajetos formativos e seus saberes docentes nos Cursos Técnicos, as possíveis implicações do ser mulher na construção profissional e significações de docência. Nossa escolha metodológica foi a pesquisa qualitativa com narrativas orais de vida, sob as lentes do Imaginário Social. Os dados foram produzidos com entrevistas individuais e a análise dos mesmos organizou-se com a Análise de Conteúdo Categorial Temática. A pesquisa apontou significações instituídas no contexto sócio-histórico, bem como relações de poder que aparecem imbricadas nesses espaços de formação e de trabalho.Universidade Federal do Rio Grande2019-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/830810.14295/momento.v27i3.8308Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 3 (2018): Dossiê: Estudios feministas y educación. Retos, avances y desafíos en el contexto actual; 192-211Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 3 (2018): Dossiê: Estudios feministas y educación. Retos, avances y desafíos en el contexto actual; 192-2112316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/8308/5642Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPorto, Eliane QuincozesBrancher, Vantoir Roberto2019-01-30T22:30:29Zoai:periodicos.furg.br:article/8308Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2019-01-30T22:30:29Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mulheres e docência na ebtt : espaço para homens? |
title |
Mulheres e docência na ebtt : espaço para homens? |
spellingShingle |
Mulheres e docência na ebtt : espaço para homens? Porto, Eliane Quincozes Trajetos formativos Docência e Gênero Imaginário Social. Docência Gênero Imaginário |
title_short |
Mulheres e docência na ebtt : espaço para homens? |
title_full |
Mulheres e docência na ebtt : espaço para homens? |
title_fullStr |
Mulheres e docência na ebtt : espaço para homens? |
title_full_unstemmed |
Mulheres e docência na ebtt : espaço para homens? |
title_sort |
Mulheres e docência na ebtt : espaço para homens? |
author |
Porto, Eliane Quincozes |
author_facet |
Porto, Eliane Quincozes Brancher, Vantoir Roberto |
author_role |
author |
author2 |
Brancher, Vantoir Roberto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Porto, Eliane Quincozes Brancher, Vantoir Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trajetos formativos Docência e Gênero Imaginário Social. Docência Gênero Imaginário |
topic |
Trajetos formativos Docência e Gênero Imaginário Social. Docência Gênero Imaginário |
description |
Este artigo discute a pesquisa realizada na Educação Básica Técnica e Tecnológica de um Instituto Federal, a partir do Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria. Buscamos perceber como foram constituídos seus trajetos formativos e seus saberes docentes nos Cursos Técnicos, as possíveis implicações do ser mulher na construção profissional e significações de docência. Nossa escolha metodológica foi a pesquisa qualitativa com narrativas orais de vida, sob as lentes do Imaginário Social. Os dados foram produzidos com entrevistas individuais e a análise dos mesmos organizou-se com a Análise de Conteúdo Categorial Temática. A pesquisa apontou significações instituídas no contexto sócio-histórico, bem como relações de poder que aparecem imbricadas nesses espaços de formação e de trabalho. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8308 10.14295/momento.v27i3.8308 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8308 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v27i3.8308 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8308/5642 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 3 (2018): Dossiê: Estudios feministas y educación. Retos, avances y desafíos en el contexto actual; 192-211 Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 3 (2018): Dossiê: Estudios feministas y educación. Retos, avances y desafíos en el contexto actual; 192-211 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1775493249916469248 |