MODOS DE VER, SENTIR E QUESTIONAR: A PRESENÇA DO GÊNERO E DA SEXUALIDADE NO CURSO DE PEDAGOGIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7454 |
Resumo: | Este artigo objetiva demonstrar como está configurada a presença das questões de gênero e sexualidade no curso de Pedagogia e os aspectos evidenciados no processo de constituição dessa presença. De natureza qualitativa, foi construído por meio de entrevistas semiestruturadas com seis professores (as) do curso de Pedagogia. Os resultados anunciam que as questões em torno do gênero e da sexualidade naquele curso são atravessadas por campos e políticas de silêncios, que se fazem presentes tanto no âmbito do currículo, enquanto materialidade, como no âmbito das identidades de alguns (as) discentes e nas relações de poder estabelecidas entre docentes do próprio curso. Porém, ao mesmo tempo, observamos processos, práticas e sujeitos que enunciam e reivindicam a iminência desses sentidos, buscando produzir novos significados e sentidos sobre gênero e sexualidade no âmbito da formação inicial de professores (as). Desta forma, identificamos que os (as) docentes compartilham angústias, preocupações, expectativas, ideias, práticas e assinalam presenças do gênero e da sexualidade no curso mediante audácias e estripulias, por meio de arranjos que por vezes tencionam ou silenciam, sem, contudo, deixarem de produzir sentidos e sujeitos e de serem produzidos por esses. |
id |
UNEB-3_4c89d38ff9b9b3c3ee061007110c8612 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/7454 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
MODOS DE VER, SENTIR E QUESTIONAR: A PRESENÇA DO GÊNERO E DA SEXUALIDADE NO CURSO DE PEDAGOGIACurrículoPedagogiaGêneroSexualidadeEste artigo objetiva demonstrar como está configurada a presença das questões de gênero e sexualidade no curso de Pedagogia e os aspectos evidenciados no processo de constituição dessa presença. De natureza qualitativa, foi construído por meio de entrevistas semiestruturadas com seis professores (as) do curso de Pedagogia. Os resultados anunciam que as questões em torno do gênero e da sexualidade naquele curso são atravessadas por campos e políticas de silêncios, que se fazem presentes tanto no âmbito do currículo, enquanto materialidade, como no âmbito das identidades de alguns (as) discentes e nas relações de poder estabelecidas entre docentes do próprio curso. Porém, ao mesmo tempo, observamos processos, práticas e sujeitos que enunciam e reivindicam a iminência desses sentidos, buscando produzir novos significados e sentidos sobre gênero e sexualidade no âmbito da formação inicial de professores (as). Desta forma, identificamos que os (as) docentes compartilham angústias, preocupações, expectativas, ideias, práticas e assinalam presenças do gênero e da sexualidade no curso mediante audácias e estripulias, por meio de arranjos que por vezes tencionam ou silenciam, sem, contudo, deixarem de produzir sentidos e sujeitos e de serem produzidos por esses.UNEB2019-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDouble-blinded peer reviewedAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/745410.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n40.p247-258Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 22 n. 40 (2013): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 247-2582358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v22.n40reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7454/4817Copyright (c) 2019 Taisa de Sousa Ferreira, Marco Antonio Leandro Barzanoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Taisa de SousaBarzano, Marco Antonio Leandro2023-04-18T00:40:05Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/7454Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T00:40:05Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MODOS DE VER, SENTIR E QUESTIONAR: A PRESENÇA DO GÊNERO E DA SEXUALIDADE NO CURSO DE PEDAGOGIA |
title |
MODOS DE VER, SENTIR E QUESTIONAR: A PRESENÇA DO GÊNERO E DA SEXUALIDADE NO CURSO DE PEDAGOGIA |
spellingShingle |
MODOS DE VER, SENTIR E QUESTIONAR: A PRESENÇA DO GÊNERO E DA SEXUALIDADE NO CURSO DE PEDAGOGIA Ferreira, Taisa de Sousa Currículo Pedagogia Gênero Sexualidade |
title_short |
MODOS DE VER, SENTIR E QUESTIONAR: A PRESENÇA DO GÊNERO E DA SEXUALIDADE NO CURSO DE PEDAGOGIA |
title_full |
MODOS DE VER, SENTIR E QUESTIONAR: A PRESENÇA DO GÊNERO E DA SEXUALIDADE NO CURSO DE PEDAGOGIA |
title_fullStr |
MODOS DE VER, SENTIR E QUESTIONAR: A PRESENÇA DO GÊNERO E DA SEXUALIDADE NO CURSO DE PEDAGOGIA |
title_full_unstemmed |
MODOS DE VER, SENTIR E QUESTIONAR: A PRESENÇA DO GÊNERO E DA SEXUALIDADE NO CURSO DE PEDAGOGIA |
title_sort |
MODOS DE VER, SENTIR E QUESTIONAR: A PRESENÇA DO GÊNERO E DA SEXUALIDADE NO CURSO DE PEDAGOGIA |
author |
Ferreira, Taisa de Sousa |
author_facet |
Ferreira, Taisa de Sousa Barzano, Marco Antonio Leandro |
author_role |
author |
author2 |
Barzano, Marco Antonio Leandro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Taisa de Sousa Barzano, Marco Antonio Leandro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Pedagogia Gênero Sexualidade |
topic |
Currículo Pedagogia Gênero Sexualidade |
description |
Este artigo objetiva demonstrar como está configurada a presença das questões de gênero e sexualidade no curso de Pedagogia e os aspectos evidenciados no processo de constituição dessa presença. De natureza qualitativa, foi construído por meio de entrevistas semiestruturadas com seis professores (as) do curso de Pedagogia. Os resultados anunciam que as questões em torno do gênero e da sexualidade naquele curso são atravessadas por campos e políticas de silêncios, que se fazem presentes tanto no âmbito do currículo, enquanto materialidade, como no âmbito das identidades de alguns (as) discentes e nas relações de poder estabelecidas entre docentes do próprio curso. Porém, ao mesmo tempo, observamos processos, práticas e sujeitos que enunciam e reivindicam a iminência desses sentidos, buscando produzir novos significados e sentidos sobre gênero e sexualidade no âmbito da formação inicial de professores (as). Desta forma, identificamos que os (as) docentes compartilham angústias, preocupações, expectativas, ideias, práticas e assinalam presenças do gênero e da sexualidade no curso mediante audácias e estripulias, por meio de arranjos que por vezes tencionam ou silenciam, sem, contudo, deixarem de produzir sentidos e sujeitos e de serem produzidos por esses. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Double-blinded peer reviewed Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7454 10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n40.p247-258 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7454 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n40.p247-258 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7454/4817 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Taisa de Sousa Ferreira, Marco Antonio Leandro Barzano info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Taisa de Sousa Ferreira, Marco Antonio Leandro Barzano |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 22 n. 40 (2013): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 247-258 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v22.n40 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210957136297984 |