O que os alunos do primeiro ano estão aprendendo na sala de aula: a posição das crianças e de seus familiares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5037 |
Resumo: | Este artigo aborda a posição das crianças e de seus familiares sobre o que os alunos do primeiro ano do ensino fundamental estão aprendendo em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de orientação sócio-histórica desenvolvida em uma escola municipal da cidade do Rio Grande/RS. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 36 crianças e 30 familiares de duas turmas de uma mesma professora. Os resultados demonstram que para as crianças e seus familiares diversos alunos ainda não se apropriaram da escrita e da leitura como forma complexa de comunicação e de expressão no primeiro ano. Constatou-se a necessidade da articulação do letramento e da alfabetização, com reconhecimento da especificidade de cada um e com a compreensão de que são processos constitutivos das relações de ensino-aprendizagem. |
id |
FURG-2_fe470a465012c5e3b809adf0d9bbf390 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/5037 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O que os alunos do primeiro ano estão aprendendo na sala de aula: a posição das crianças e de seus familiaresPrimeiro anoAprendizagemCriançasFamiliaresAlfabetizaçãoAprendizagemEste artigo aborda a posição das crianças e de seus familiares sobre o que os alunos do primeiro ano do ensino fundamental estão aprendendo em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de orientação sócio-histórica desenvolvida em uma escola municipal da cidade do Rio Grande/RS. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 36 crianças e 30 familiares de duas turmas de uma mesma professora. Os resultados demonstram que para as crianças e seus familiares diversos alunos ainda não se apropriaram da escrita e da leitura como forma complexa de comunicação e de expressão no primeiro ano. Constatou-se a necessidade da articulação do letramento e da alfabetização, com reconhecimento da especificidade de cada um e com a compreensão de que são processos constitutivos das relações de ensino-aprendizagem.Universidade Federal do Rio Grande2016-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/5037Momento - Diálogos em Educação; Vol. 24 No. 1 (2015); 59-87Momento - Diálogos em Educação; v. 24 n. 1 (2015); 59-872316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/5037/3743Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMolon, Susana InêsPereira, Lizandra BarretoAvila, Alice Baldez deTrindade, Camila2018-05-08T14:48:10Zoai:periodicos.furg.br:article/5037Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-05-08T14:48:10Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O que os alunos do primeiro ano estão aprendendo na sala de aula: a posição das crianças e de seus familiares |
title |
O que os alunos do primeiro ano estão aprendendo na sala de aula: a posição das crianças e de seus familiares |
spellingShingle |
O que os alunos do primeiro ano estão aprendendo na sala de aula: a posição das crianças e de seus familiares Molon, Susana Inês Primeiro ano Aprendizagem Crianças Familiares Alfabetização Aprendizagem |
title_short |
O que os alunos do primeiro ano estão aprendendo na sala de aula: a posição das crianças e de seus familiares |
title_full |
O que os alunos do primeiro ano estão aprendendo na sala de aula: a posição das crianças e de seus familiares |
title_fullStr |
O que os alunos do primeiro ano estão aprendendo na sala de aula: a posição das crianças e de seus familiares |
title_full_unstemmed |
O que os alunos do primeiro ano estão aprendendo na sala de aula: a posição das crianças e de seus familiares |
title_sort |
O que os alunos do primeiro ano estão aprendendo na sala de aula: a posição das crianças e de seus familiares |
author |
Molon, Susana Inês |
author_facet |
Molon, Susana Inês Pereira, Lizandra Barreto Avila, Alice Baldez de Trindade, Camila |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Lizandra Barreto Avila, Alice Baldez de Trindade, Camila |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Molon, Susana Inês Pereira, Lizandra Barreto Avila, Alice Baldez de Trindade, Camila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Primeiro ano Aprendizagem Crianças Familiares Alfabetização Aprendizagem |
topic |
Primeiro ano Aprendizagem Crianças Familiares Alfabetização Aprendizagem |
description |
Este artigo aborda a posição das crianças e de seus familiares sobre o que os alunos do primeiro ano do ensino fundamental estão aprendendo em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de orientação sócio-histórica desenvolvida em uma escola municipal da cidade do Rio Grande/RS. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 36 crianças e 30 familiares de duas turmas de uma mesma professora. Os resultados demonstram que para as crianças e seus familiares diversos alunos ainda não se apropriaram da escrita e da leitura como forma complexa de comunicação e de expressão no primeiro ano. Constatou-se a necessidade da articulação do letramento e da alfabetização, com reconhecimento da especificidade de cada um e com a compreensão de que são processos constitutivos das relações de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5037 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5037 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5037/3743 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 24 No. 1 (2015); 59-87 Momento - Diálogos em Educação; v. 24 n. 1 (2015); 59-87 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1775493249422589952 |