O que os alunos do primeiro ano estão aprendendo na sala de aula: a posição das crianças e de seus familiares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Molon, Susana Inês
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pereira, Lizandra Barreto, Avila, Alice Baldez de, Trindade, Camila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5037
Resumo: Este artigo aborda a posição das crianças e de seus familiares sobre o que os alunos do primeiro ano do ensino fundamental estão aprendendo em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de orientação sócio-histórica desenvolvida em uma escola municipal da cidade do Rio Grande/RS. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 36 crianças e 30 familiares de duas turmas de uma mesma professora. Os resultados demonstram que para as crianças e seus familiares diversos alunos ainda não se apropriaram da escrita e da leitura como forma complexa de comunicação e de expressão no primeiro ano. Constatou-se a necessidade da articulação do letramento e da alfabetização, com reconhecimento da especificidade de cada um e com a compreensão de que são processos constitutivos das relações de ensino-aprendizagem.
id FURG-2_fe470a465012c5e3b809adf0d9bbf390
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/5037
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling O que os alunos do primeiro ano estão aprendendo na sala de aula: a posição das crianças e de seus familiaresPrimeiro anoAprendizagemCriançasFamiliaresAlfabetizaçãoAprendizagemEste artigo aborda a posição das crianças e de seus familiares sobre o que os alunos do primeiro ano do ensino fundamental estão aprendendo em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de orientação sócio-histórica desenvolvida em uma escola municipal da cidade do Rio Grande/RS. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 36 crianças e 30 familiares de duas turmas de uma mesma professora. Os resultados demonstram que para as crianças e seus familiares diversos alunos ainda não se apropriaram da escrita e da leitura como forma complexa de comunicação e de expressão no primeiro ano. Constatou-se a necessidade da articulação do letramento e da alfabetização, com reconhecimento da especificidade de cada um e com a compreensão de que são processos constitutivos das relações de ensino-aprendizagem.Universidade Federal do Rio Grande2016-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/5037Momento - Diálogos em Educação; Vol. 24 No. 1 (2015); 59-87Momento - Diálogos em Educação; v. 24 n. 1 (2015); 59-872316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/5037/3743Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMolon, Susana InêsPereira, Lizandra BarretoAvila, Alice Baldez deTrindade, Camila2018-05-08T14:48:10Zoai:periodicos.furg.br:article/5037Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-05-08T14:48:10Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv O que os alunos do primeiro ano estão aprendendo na sala de aula: a posição das crianças e de seus familiares
title O que os alunos do primeiro ano estão aprendendo na sala de aula: a posição das crianças e de seus familiares
spellingShingle O que os alunos do primeiro ano estão aprendendo na sala de aula: a posição das crianças e de seus familiares
Molon, Susana Inês
Primeiro ano
Aprendizagem
Crianças
Familiares
Alfabetização
Aprendizagem
title_short O que os alunos do primeiro ano estão aprendendo na sala de aula: a posição das crianças e de seus familiares
title_full O que os alunos do primeiro ano estão aprendendo na sala de aula: a posição das crianças e de seus familiares
title_fullStr O que os alunos do primeiro ano estão aprendendo na sala de aula: a posição das crianças e de seus familiares
title_full_unstemmed O que os alunos do primeiro ano estão aprendendo na sala de aula: a posição das crianças e de seus familiares
title_sort O que os alunos do primeiro ano estão aprendendo na sala de aula: a posição das crianças e de seus familiares
author Molon, Susana Inês
author_facet Molon, Susana Inês
Pereira, Lizandra Barreto
Avila, Alice Baldez de
Trindade, Camila
author_role author
author2 Pereira, Lizandra Barreto
Avila, Alice Baldez de
Trindade, Camila
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Molon, Susana Inês
Pereira, Lizandra Barreto
Avila, Alice Baldez de
Trindade, Camila
dc.subject.por.fl_str_mv Primeiro ano
Aprendizagem
Crianças
Familiares
Alfabetização
Aprendizagem
topic Primeiro ano
Aprendizagem
Crianças
Familiares
Alfabetização
Aprendizagem
description Este artigo aborda a posição das crianças e de seus familiares sobre o que os alunos do primeiro ano do ensino fundamental estão aprendendo em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de orientação sócio-histórica desenvolvida em uma escola municipal da cidade do Rio Grande/RS. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 36 crianças e 30 familiares de duas turmas de uma mesma professora. Os resultados demonstram que para as crianças e seus familiares diversos alunos ainda não se apropriaram da escrita e da leitura como forma complexa de comunicação e de expressão no primeiro ano. Constatou-se a necessidade da articulação do letramento e da alfabetização, com reconhecimento da especificidade de cada um e com a compreensão de que são processos constitutivos das relações de ensino-aprendizagem.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5037
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5037/3743
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 24 No. 1 (2015); 59-87
Momento - Diálogos em Educação; v. 24 n. 1 (2015); 59-87
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1775493249422589952