O primeiro ano do ensino fundamental de nove anos: desafios e implicações educacionais para as crianças e as professoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Molon, Susana Inês
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/3312
Resumo: Este artigo apresenta os desafios e as implicações educacionais para as crianças e as professoras do primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos que foram atingidas pela Lei nº 11.274, que instituiu uma nova modalidade de Ensino. Desde 2006, foram observadas 16 turmas de duas Escolas municipais da periferia da cidade do Rio Grande/RS. Os fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa estavam alicerçados na Abordagem Sóciohistórica e na Sociologia da Infância. Os dados coletados por meio de observações e de entrevistas semiestruturadas com as crianças evidenciaram o modo como as professoras e as crianças estão experimentando essa reorganização do espaço e do tempo no cotidiano escolar. Os principais desafios e implicações educacionais estão relacionados ao modo de conceber as crianças, os processos de desenvolvimento e aprendizado e as relações e práticas sociais na proposta pedagógica, bem como à forma de compreender o lúdico e a brincadeira no processo de ensinar e aprender e de se desenvolver. Esses desafios e implicações questionam se as professoras tiveram ou não conhecimento das orientações legais e se têm assegurado o espaço da formação continuada. Na Pós-graduação é necessário investir e investigar as Políticas de Educação e suas repercussões na Educação Básica.
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