O primeiro ano do ensino fundamental de nove anos: desafios e implicações educacionais para as crianças e as professoras
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/3312 |
Resumo: | Este artigo apresenta os desafios e as implicações educacionais para as crianças e as professoras do primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos que foram atingidas pela Lei nº 11.274, que instituiu uma nova modalidade de Ensino. Desde 2006, foram observadas 16 turmas de duas Escolas municipais da periferia da cidade do Rio Grande/RS. Os fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa estavam alicerçados na Abordagem Sóciohistórica e na Sociologia da Infância. Os dados coletados por meio de observações e de entrevistas semiestruturadas com as crianças evidenciaram o modo como as professoras e as crianças estão experimentando essa reorganização do espaço e do tempo no cotidiano escolar. Os principais desafios e implicações educacionais estão relacionados ao modo de conceber as crianças, os processos de desenvolvimento e aprendizado e as relações e práticas sociais na proposta pedagógica, bem como à forma de compreender o lúdico e a brincadeira no processo de ensinar e aprender e de se desenvolver. Esses desafios e implicações questionam se as professoras tiveram ou não conhecimento das orientações legais e se têm assegurado o espaço da formação continuada. Na Pós-graduação é necessário investir e investigar as Políticas de Educação e suas repercussões na Educação Básica. |
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O primeiro ano do ensino fundamental de nove anos: desafios e implicações educacionais para as crianças e as professorasPrimeiro ano do ensino fundamental de nove anosPesquisa com criançasFormação continuada de professoresEste artigo apresenta os desafios e as implicações educacionais para as crianças e as professoras do primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos que foram atingidas pela Lei nº 11.274, que instituiu uma nova modalidade de Ensino. Desde 2006, foram observadas 16 turmas de duas Escolas municipais da periferia da cidade do Rio Grande/RS. Os fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa estavam alicerçados na Abordagem Sóciohistórica e na Sociologia da Infância. Os dados coletados por meio de observações e de entrevistas semiestruturadas com as crianças evidenciaram o modo como as professoras e as crianças estão experimentando essa reorganização do espaço e do tempo no cotidiano escolar. Os principais desafios e implicações educacionais estão relacionados ao modo de conceber as crianças, os processos de desenvolvimento e aprendizado e as relações e práticas sociais na proposta pedagógica, bem como à forma de compreender o lúdico e a brincadeira no processo de ensinar e aprender e de se desenvolver. Esses desafios e implicações questionam se as professoras tiveram ou não conhecimento das orientações legais e se têm assegurado o espaço da formação continuada. Na Pós-graduação é necessário investir e investigar as Políticas de Educação e suas repercussões na Educação Básica.2013-04-24T17:08:18Z2013-04-24T17:08:18Z2012lectureinfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfMOLON, Susana Inês. O primeiro ano do ensino fundamental de nove anos: desafios e implicações educacionais para as crianças e as professoras. In: ANPED SUL, 9., 2012, Caxias do Sul. Anais eletrônicos... Caxias do sul: UCS, 2012. p. 1-15. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/557/346>. Acesso em: 08 abr. 2013.http://repositorio.furg.br/handle/1/3312porMolon, Susana Inêsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2013-04-24T17:08:18Zoai:repositorio.furg.br:1/3312Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2013-04-24T17:08:18Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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