Biblioteca escolar no contexto das reformas liberais do final do século XIX e início do século XX: análises a partir do conceito de regime de informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Debora Santos de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Souza, Elisabete Gonçalves de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biblos (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/12107
Resumo: Traz dados históricos sobre a biblioteca escolar no Brasil, com destaque para sua inserção nas reformas educacionais de corte liberal ocorridas no país em meados do século XIX e início do século XX. Enfatiza os anos de 1920-30 e o movimento da Escola Nova, período em que a biblioteca escolar é mencionada pela primeira vez nas políticas públicas para a educação. Busca a partir do conceito de regime de informação, identificar os fenômenos sociais em ascensão e a relação com a educação. Aponta a criação do Instituto Nacional do Livro (INL) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) como instituições estratégicas para o fomento de projetos e políticas voltadas para a escola, os livros e as bibliotecas, com vista consolidar no campo cultural e educacional, o novo regime de informação posto em curso durante o primeiro governo Vargas. Caracteriza a pesquisa como exploratória, ao estabelecer o levantamento e análise bibliográfica e documental como caminhos para esclarecimento da investigação.
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