Biblioteca escolar e regime de informação: a Lei nº 12.244/2010 e a produção intelectual de pesquisadores e bibliotecários
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14761 |
Resumo: | Traz dados históricos da gênese da biblioteca escolar no Brasil, com destaque para as décadas de 1920-30 e o movimento da Escola Nova, período em que a biblioteca escolar é mencionada pela primeira vez nas políticas públicas para a educação. Avança discutido o papel da escola e da informação nas ações dos governos nas décadas seguintes, passando pelos governos militares, transição democrática até chegar aos anos dois mil. Aplica o conceito de regime de informação, para perceber as nuances dominantes nos momentos históricos em que a biblioteca escolar aparece como legítima, ou naqueles em que ela é silenciada e não é incorporada nos programas relacionados à educação. Explora as relações entre biblioteca escolar e regime de informação no campo da Ciência Informação. Apresenta as ações normativas da área educacional expressas como políticas públicas que, de forma direta ou indireta, relacionam-se com a biblioteca escolar e discute o viés normativo da Lei n.º 12.244/10, que dispõe sobre a universalização das bibliotecas escolares em todo o país. Discorre sobre a produção bibliográfica dos pesquisadores que apresentaram comunicações orais e pôsteres sobre biblioteca escolar no Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB) do ano de 2002 a 2018 e dos profissionais bibliotecários que expuseram trabalhos no Fórum Brasileiro de Biblioteconomia Escolar: Pesquisa e Prática, no Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação (CBBD) nos anos de 2013, 2015 e 2017. Analisa as abordagens dos pesquisadores e profissionais bibliotecários a respeito da biblioteca escolar e Lei n.º 12.244, por meio da metodologia de Análise de Conteúdo. Por meio da análise dos dados conclui-se que nos artigos dos pesquisadores e profissionais bibliotecários predomina os relatos de experiência e os estudos de caso, com abordagens voltadas para as atividades práticas, na sua maioria de incentivo à leitura. No que diz respeito à Lei, apenas um artigo relacionou o documento às demandas de pesquisas sobre a biblioteca escolar nas Universidades, os demais se restringiram a mencionála ou a usaram como parâmetro nos estudos de diagnóstico. Observou-se que prevalece a percepção da biblioteca escolar como um “lugar” e não como uma instituição social, dado esse revelado pelos poucos estudos sobre sua história, concepção e função social. Em síntese reporta-se a importância de diminuição do raciocínio que simplifica a biblioteca escolar e relata de igual forma a necessidade de aumentar as menções que enalteçam o seu potencial nas escolas públicas e privadas, como lugar de pesquisa, questionamentos e produção de conhecimentos |
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Aplica o conceito de regime de informação, para perceber as nuances dominantes nos momentos históricos em que a biblioteca escolar aparece como legítima, ou naqueles em que ela é silenciada e não é incorporada nos programas relacionados à educação. Explora as relações entre biblioteca escolar e regime de informação no campo da Ciência Informação. Apresenta as ações normativas da área educacional expressas como políticas públicas que, de forma direta ou indireta, relacionam-se com a biblioteca escolar e discute o viés normativo da Lei n.º 12.244/10, que dispõe sobre a universalização das bibliotecas escolares em todo o país. Discorre sobre a produção bibliográfica dos pesquisadores que apresentaram comunicações orais e pôsteres sobre biblioteca escolar no Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB) do ano de 2002 a 2018 e dos profissionais bibliotecários que expuseram trabalhos no Fórum Brasileiro de Biblioteconomia Escolar: Pesquisa e Prática, no Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação (CBBD) nos anos de 2013, 2015 e 2017. Analisa as abordagens dos pesquisadores e profissionais bibliotecários a respeito da biblioteca escolar e Lei n.º 12.244, por meio da metodologia de Análise de Conteúdo. Por meio da análise dos dados conclui-se que nos artigos dos pesquisadores e profissionais bibliotecários predomina os relatos de experiência e os estudos de caso, com abordagens voltadas para as atividades práticas, na sua maioria de incentivo à leitura. No que diz respeito à Lei, apenas um artigo relacionou o documento às demandas de pesquisas sobre a biblioteca escolar nas Universidades, os demais se restringiram a mencionála ou a usaram como parâmetro nos estudos de diagnóstico. Observou-se que prevalece a percepção da biblioteca escolar como um “lugar” e não como uma instituição social, dado esse revelado pelos poucos estudos sobre sua história, concepção e função social. Em síntese reporta-se a importância de diminuição do raciocínio que simplifica a biblioteca escolar e relata de igual forma a necessidade de aumentar as menções que enalteçam o seu potencial nas escolas públicas e privadas, como lugar de pesquisa, questionamentos e produção de conhecimentosEn el caso de la biblioteca escolar en Brasil, se traza datos históricos de la génesis de la biblioteca escolar en Brasil, con destaque para las décadas de 1920-30 y el movimiento de la Escuela Nueva, período en que la biblioteca escolar es mencionada por primera vez en las políticas públicas para la educación Avanza discutido el papel de la escuela y de la información en las acciones de los gobiernos en las décadas siguientes, pasando por los gobiernos militares, transición democrática hasta llegar a los años dos mil. Se aplica el concepto de régimen de información, para percibir los matices dominantes en los momentos históricos en que la biblioteca escolar aparece como legítima, o en aquellos en que ella es silenciada y no es incorporada en los programas relacionados a la educación. Explora las relaciones entre biblioteca escolar y régimen de información en el campo de la Ciencia Información. Presenta las acciones normativas del área educativa expresadas como políticas públicas que, de forma directa o indirecta, se relacionan con la biblioteca escolar y discute el sesgo normativo de la Ley nº 12.244 / 10, que dispone sobre la universalización de las bibliotecas escolares en todo el país. Discurre sobre la producción bibliográfica de los investigadores que presentaron comunicaciones orales y pósters sobre biblioteca escolar en el Encuentro Nacional de Investigación en Ciencia de la Información (ENANCIB) del año 2002 a 2018 y de los profesionales bibliotecarios que expusieron trabajos en el Foro Brasileño de Biblioteconomía Escolar: Investigación y Práctica, en el Congreso Brasileño de Biblioteconomía, Documentación y Ciencia de la Información (CBBD) en los años 2013, 2015 y 2017. Análisis de los enfoques de los investigadores y profesionales bibliotecarios acerca de la biblioteca escolar y Ley n.º 12.244, por medio de la metodología de Análisis de Contenido. A través del análisis de los datos se concluye que en los artículos de los investigadores y bibliotecarios profesionales predomina lós Informes de experiencias y estudios de casos con enfoques de actividades prácticas, en su mayoría de incentivo a la lectura. Aprenda a pronunciar. Con respecto a la ley, solo un artículo relacionó el documento con las demandas de investigación sobre la biblioteca escolar en las Universidades, otros simplemente lo mencionaron o lo usaron como parámetro en estudios de diagnóstico. Se observó que la percepción de la biblioteca escolar prevalece como un "lugar" y no como una institución social, dado esto revelado por los pocos estudios sobre su historia, concepción y función social. En resumen, se informa la importancia de reducir el razonamiento que simplifica la biblioteca escolar e igualmente informa la necesidad de aumentar las menciones que mejoran su potencial en las escuelas públicas y privadas142 f.Souza, Elisabete Gonçalves deGómez, Maria Nélida González deFreitas, Lídia Silva deMachado, ElisaBarreira, Maria Isabel de Jesus SousaFonseca, Vitor Manoel Marques daAlcântara, Alzira BatalhaOliveira, Debora Santos2020-08-26T18:21:23Z2020-08-26T18:21:23Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Débora Santos de Biblioteca escolar e regime de informação: a Lei 12.244/10 e a produção intelectual de pesquisadores e bibliotecários. 2019. 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