Reflexões sobre ensino de biblioteconomia: ênfase curricular na função educacional do serviço de referência e da competência em informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mata, Marta Leandro da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gerlin, Meri Nadia Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biblos (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/7431
Resumo: As disciplinas de formação específica são o núcleo base da profissão, constituindo-se, principalmente, da área de organização e representação da informação e do conhecimento, permitindo a organização, a recuperação, a disseminação e o acesso à informação pelos usuários. À vista disso, o presente artigo pretende refletir sobre o percurso do ensino de Biblioteconomia no Brasil desde o estabelecimento da profissão com seu primeiro currículo mínimo até as Diretrizes Curriculares Nacionais, com ênfase curricular na formação de usuários, isto é, desde o oferecimento de disciplinas de Serviço de Referência, Educação de Usuários e Competência em Informação. Por meio de um levantamento teórico, no âmbito da Biblioteconomia e da Ciência da Informação, identificou-se que os bibliotecários, além de trabalharem com as atividades de organização e tratamento da informação nas unidades de informação, também devem dedicar-se aos serviços voltados aos usuários, por exemplo, na implementação de programas de competência em informação nas instituições de ensino, já que, estes profissionais possuem um papel fundamental em relação aos processos educativos do universo informacional, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem dos indivíduos.
id FURG-3_2459586c95eb6aa28f1a64ee9ac5cb4d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/7431
network_acronym_str FURG-3
network_name_str Biblos (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Reflexões sobre ensino de biblioteconomia: ênfase curricular na função educacional do serviço de referência e da competência em informaçãoBiblioteconomiaCompetência em InformaçãoEducação de UsuáriosFormação de UsuáriosServiço de Referência.As disciplinas de formação específica são o núcleo base da profissão, constituindo-se, principalmente, da área de organização e representação da informação e do conhecimento, permitindo a organização, a recuperação, a disseminação e o acesso à informação pelos usuários. À vista disso, o presente artigo pretende refletir sobre o percurso do ensino de Biblioteconomia no Brasil desde o estabelecimento da profissão com seu primeiro currículo mínimo até as Diretrizes Curriculares Nacionais, com ênfase curricular na formação de usuários, isto é, desde o oferecimento de disciplinas de Serviço de Referência, Educação de Usuários e Competência em Informação. Por meio de um levantamento teórico, no âmbito da Biblioteconomia e da Ciência da Informação, identificou-se que os bibliotecários, além de trabalharem com as atividades de organização e tratamento da informação nas unidades de informação, também devem dedicar-se aos serviços voltados aos usuários, por exemplo, na implementação de programas de competência em informação nas instituições de ensino, já que, estes profissionais possuem um papel fundamental em relação aos processos educativos do universo informacional, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem dos indivíduos.Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF2018-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/biblos/article/view/743110.14295/biblos.v32i1.7431BIBLOS; Vol. 32 No. 1 (2018); 31-52BIBLOS; v. 32 n. 1 (2018); 31-522236-75940102-4388reponame:Biblos (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/biblos/article/view/7431/5451Copyright (c) 2018 BIBLOShttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMata, Marta Leandro daGerlin, Meri Nadia Marques2022-04-11T17:09:58Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/7431Revistahttps://www.seer.furg.br/biblosPUBhttps://www.seer.furg.br/biblos/oaiangelicacdm@gmail.com2236-75940102-4388opendoar:2022-04-11T17:09:58Biblos (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre ensino de biblioteconomia: ênfase curricular na função educacional do serviço de referência e da competência em informação
title Reflexões sobre ensino de biblioteconomia: ênfase curricular na função educacional do serviço de referência e da competência em informação
spellingShingle Reflexões sobre ensino de biblioteconomia: ênfase curricular na função educacional do serviço de referência e da competência em informação
Mata, Marta Leandro da
Biblioteconomia
Competência em Informação
Educação de Usuários
Formação de Usuários
Serviço de Referência.
title_short Reflexões sobre ensino de biblioteconomia: ênfase curricular na função educacional do serviço de referência e da competência em informação
title_full Reflexões sobre ensino de biblioteconomia: ênfase curricular na função educacional do serviço de referência e da competência em informação
title_fullStr Reflexões sobre ensino de biblioteconomia: ênfase curricular na função educacional do serviço de referência e da competência em informação
title_full_unstemmed Reflexões sobre ensino de biblioteconomia: ênfase curricular na função educacional do serviço de referência e da competência em informação
title_sort Reflexões sobre ensino de biblioteconomia: ênfase curricular na função educacional do serviço de referência e da competência em informação
author Mata, Marta Leandro da
author_facet Mata, Marta Leandro da
Gerlin, Meri Nadia Marques
author_role author
author2 Gerlin, Meri Nadia Marques
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mata, Marta Leandro da
Gerlin, Meri Nadia Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteconomia
Competência em Informação
Educação de Usuários
Formação de Usuários
Serviço de Referência.
topic Biblioteconomia
Competência em Informação
Educação de Usuários
Formação de Usuários
Serviço de Referência.
description As disciplinas de formação específica são o núcleo base da profissão, constituindo-se, principalmente, da área de organização e representação da informação e do conhecimento, permitindo a organização, a recuperação, a disseminação e o acesso à informação pelos usuários. À vista disso, o presente artigo pretende refletir sobre o percurso do ensino de Biblioteconomia no Brasil desde o estabelecimento da profissão com seu primeiro currículo mínimo até as Diretrizes Curriculares Nacionais, com ênfase curricular na formação de usuários, isto é, desde o oferecimento de disciplinas de Serviço de Referência, Educação de Usuários e Competência em Informação. Por meio de um levantamento teórico, no âmbito da Biblioteconomia e da Ciência da Informação, identificou-se que os bibliotecários, além de trabalharem com as atividades de organização e tratamento da informação nas unidades de informação, também devem dedicar-se aos serviços voltados aos usuários, por exemplo, na implementação de programas de competência em informação nas instituições de ensino, já que, estes profissionais possuem um papel fundamental em relação aos processos educativos do universo informacional, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem dos indivíduos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/7431
10.14295/biblos.v32i1.7431
url https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/7431
identifier_str_mv 10.14295/biblos.v32i1.7431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/7431/5451
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 BIBLOS
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 BIBLOS
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF
publisher.none.fl_str_mv Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF
dc.source.none.fl_str_mv BIBLOS; Vol. 32 No. 1 (2018); 31-52
BIBLOS; v. 32 n. 1 (2018); 31-52
2236-7594
0102-4388
reponame:Biblos (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Biblos (Rio Grande. Online)
collection Biblos (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Biblos (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv angelicacdm@gmail.com
_version_ 1798945098302488576