Reflexões sobre ensino de biblioteconomia: ênfase curricular na função educacional do serviço de referência e da competência em informação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblos (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/7431 |
Resumo: | As disciplinas de formação específica são o núcleo base da profissão, constituindo-se, principalmente, da área de organização e representação da informação e do conhecimento, permitindo a organização, a recuperação, a disseminação e o acesso à informação pelos usuários. À vista disso, o presente artigo pretende refletir sobre o percurso do ensino de Biblioteconomia no Brasil desde o estabelecimento da profissão com seu primeiro currículo mínimo até as Diretrizes Curriculares Nacionais, com ênfase curricular na formação de usuários, isto é, desde o oferecimento de disciplinas de Serviço de Referência, Educação de Usuários e Competência em Informação. Por meio de um levantamento teórico, no âmbito da Biblioteconomia e da Ciência da Informação, identificou-se que os bibliotecários, além de trabalharem com as atividades de organização e tratamento da informação nas unidades de informação, também devem dedicar-se aos serviços voltados aos usuários, por exemplo, na implementação de programas de competência em informação nas instituições de ensino, já que, estes profissionais possuem um papel fundamental em relação aos processos educativos do universo informacional, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem dos indivíduos. |
id |
FURG-3_2459586c95eb6aa28f1a64ee9ac5cb4d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/7431 |
network_acronym_str |
FURG-3 |
network_name_str |
Biblos (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões sobre ensino de biblioteconomia: ênfase curricular na função educacional do serviço de referência e da competência em informaçãoBiblioteconomiaCompetência em InformaçãoEducação de UsuáriosFormação de UsuáriosServiço de Referência.As disciplinas de formação específica são o núcleo base da profissão, constituindo-se, principalmente, da área de organização e representação da informação e do conhecimento, permitindo a organização, a recuperação, a disseminação e o acesso à informação pelos usuários. À vista disso, o presente artigo pretende refletir sobre o percurso do ensino de Biblioteconomia no Brasil desde o estabelecimento da profissão com seu primeiro currículo mínimo até as Diretrizes Curriculares Nacionais, com ênfase curricular na formação de usuários, isto é, desde o oferecimento de disciplinas de Serviço de Referência, Educação de Usuários e Competência em Informação. Por meio de um levantamento teórico, no âmbito da Biblioteconomia e da Ciência da Informação, identificou-se que os bibliotecários, além de trabalharem com as atividades de organização e tratamento da informação nas unidades de informação, também devem dedicar-se aos serviços voltados aos usuários, por exemplo, na implementação de programas de competência em informação nas instituições de ensino, já que, estes profissionais possuem um papel fundamental em relação aos processos educativos do universo informacional, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem dos indivíduos.Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF2018-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/biblos/article/view/743110.14295/biblos.v32i1.7431BIBLOS; Vol. 32 No. 1 (2018); 31-52BIBLOS; v. 32 n. 1 (2018); 31-522236-75940102-4388reponame:Biblos (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/biblos/article/view/7431/5451Copyright (c) 2018 BIBLOShttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMata, Marta Leandro daGerlin, Meri Nadia Marques2022-04-11T17:09:58Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/7431Revistahttps://www.seer.furg.br/biblosPUBhttps://www.seer.furg.br/biblos/oaiangelicacdm@gmail.com2236-75940102-4388opendoar:2022-04-11T17:09:58Biblos (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre ensino de biblioteconomia: ênfase curricular na função educacional do serviço de referência e da competência em informação |
title |
Reflexões sobre ensino de biblioteconomia: ênfase curricular na função educacional do serviço de referência e da competência em informação |
spellingShingle |
Reflexões sobre ensino de biblioteconomia: ênfase curricular na função educacional do serviço de referência e da competência em informação Mata, Marta Leandro da Biblioteconomia Competência em Informação Educação de Usuários Formação de Usuários Serviço de Referência. |
title_short |
Reflexões sobre ensino de biblioteconomia: ênfase curricular na função educacional do serviço de referência e da competência em informação |
title_full |
Reflexões sobre ensino de biblioteconomia: ênfase curricular na função educacional do serviço de referência e da competência em informação |
title_fullStr |
Reflexões sobre ensino de biblioteconomia: ênfase curricular na função educacional do serviço de referência e da competência em informação |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre ensino de biblioteconomia: ênfase curricular na função educacional do serviço de referência e da competência em informação |
title_sort |
Reflexões sobre ensino de biblioteconomia: ênfase curricular na função educacional do serviço de referência e da competência em informação |
author |
Mata, Marta Leandro da |
author_facet |
Mata, Marta Leandro da Gerlin, Meri Nadia Marques |
author_role |
author |
author2 |
Gerlin, Meri Nadia Marques |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mata, Marta Leandro da Gerlin, Meri Nadia Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteconomia Competência em Informação Educação de Usuários Formação de Usuários Serviço de Referência. |
topic |
Biblioteconomia Competência em Informação Educação de Usuários Formação de Usuários Serviço de Referência. |
description |
As disciplinas de formação específica são o núcleo base da profissão, constituindo-se, principalmente, da área de organização e representação da informação e do conhecimento, permitindo a organização, a recuperação, a disseminação e o acesso à informação pelos usuários. À vista disso, o presente artigo pretende refletir sobre o percurso do ensino de Biblioteconomia no Brasil desde o estabelecimento da profissão com seu primeiro currículo mínimo até as Diretrizes Curriculares Nacionais, com ênfase curricular na formação de usuários, isto é, desde o oferecimento de disciplinas de Serviço de Referência, Educação de Usuários e Competência em Informação. Por meio de um levantamento teórico, no âmbito da Biblioteconomia e da Ciência da Informação, identificou-se que os bibliotecários, além de trabalharem com as atividades de organização e tratamento da informação nas unidades de informação, também devem dedicar-se aos serviços voltados aos usuários, por exemplo, na implementação de programas de competência em informação nas instituições de ensino, já que, estes profissionais possuem um papel fundamental em relação aos processos educativos do universo informacional, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem dos indivíduos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/7431 10.14295/biblos.v32i1.7431 |
url |
https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/7431 |
identifier_str_mv |
10.14295/biblos.v32i1.7431 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/7431/5451 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 BIBLOS https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 BIBLOS https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF |
dc.source.none.fl_str_mv |
BIBLOS; Vol. 32 No. 1 (2018); 31-52 BIBLOS; v. 32 n. 1 (2018); 31-52 2236-7594 0102-4388 reponame:Biblos (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Biblos (Rio Grande. Online) |
collection |
Biblos (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblos (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
angelicacdm@gmail.com |
_version_ |
1798945098302488576 |