Bibliotecário como mediador de aprendizagem: uma proposta a partir do uso das TICs
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblos (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/5602 |
Resumo: | O objetivo do estudo é apresentar um ambiente digital de aprendizagem no âmbito da biblioteca escolar. O ambiente trata da plataforma PBworks na qual o usuário poderá controlar e participar da produção do ambiente de forma colaborativa, interagindo em diversas interfaces, sendo o bibliotecário o mediador de aprendizagem. A plataforma ultrapassa o conceito de um simples repositório de materiais digitais, através da possibilidade de interação dos partícipes com os recursos disponibilizados na rede. Foram selecionados como objetos de aprendizagem: textos, imagens, sons, livros, periódicos e aplicativos. As TICs sob o olhar da psicopedagogia são apontadas como recursos para enfrentar problemas de aprendizagem, incluindo os profissionais envolvidos na prática educativa. A psicopedagogia assim como a biblioteconomia preocupa-se com a mediação da aprendizagem e a construção do conhecimento, a formação de um sujeito sócio-participativo, agente de seu saber. |
id |
FURG-3_a97d73ad2a95bfa444dbb45b93a467c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/5602 |
network_acronym_str |
FURG-3 |
network_name_str |
Biblos (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Bibliotecário como mediador de aprendizagem: uma proposta a partir do uso das TICsBiblioteoconomiapsicopedagogiaEnsino-aprendizagemBiblioteca escolarTecnologia de Informação e ComunicaçãoPsicopedagogiaPBworks.O objetivo do estudo é apresentar um ambiente digital de aprendizagem no âmbito da biblioteca escolar. O ambiente trata da plataforma PBworks na qual o usuário poderá controlar e participar da produção do ambiente de forma colaborativa, interagindo em diversas interfaces, sendo o bibliotecário o mediador de aprendizagem. A plataforma ultrapassa o conceito de um simples repositório de materiais digitais, através da possibilidade de interação dos partícipes com os recursos disponibilizados na rede. Foram selecionados como objetos de aprendizagem: textos, imagens, sons, livros, periódicos e aplicativos. As TICs sob o olhar da psicopedagogia são apontadas como recursos para enfrentar problemas de aprendizagem, incluindo os profissionais envolvidos na prática educativa. A psicopedagogia assim como a biblioteconomia preocupa-se com a mediação da aprendizagem e a construção do conhecimento, a formação de um sujeito sócio-participativo, agente de seu saber.Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF2018-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/biblos/article/view/560210.14295/biblos.v31i2.5602BIBLOS; Vol. 31 No. 2 (2017); 74-98BIBLOS; v. 31 n. 2 (2017); 74-982236-75940102-4388reponame:Biblos (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/biblos/article/view/5602/5269Copyright (c) 2018 BIBLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Luziane Graciano2018-06-12T01:42:21Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/5602Revistahttps://www.seer.furg.br/biblosPUBhttps://www.seer.furg.br/biblos/oaiangelicacdm@gmail.com2236-75940102-4388opendoar:2018-06-12T01:42:21Biblos (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bibliotecário como mediador de aprendizagem: uma proposta a partir do uso das TICs |
title |
Bibliotecário como mediador de aprendizagem: uma proposta a partir do uso das TICs |
spellingShingle |
Bibliotecário como mediador de aprendizagem: uma proposta a partir do uso das TICs Martins, Luziane Graciano Biblioteoconomia psicopedagogia Ensino-aprendizagem Biblioteca escolar Tecnologia de Informação e Comunicação Psicopedagogia PBworks. |
title_short |
Bibliotecário como mediador de aprendizagem: uma proposta a partir do uso das TICs |
title_full |
Bibliotecário como mediador de aprendizagem: uma proposta a partir do uso das TICs |
title_fullStr |
Bibliotecário como mediador de aprendizagem: uma proposta a partir do uso das TICs |
title_full_unstemmed |
Bibliotecário como mediador de aprendizagem: uma proposta a partir do uso das TICs |
title_sort |
Bibliotecário como mediador de aprendizagem: uma proposta a partir do uso das TICs |
author |
Martins, Luziane Graciano |
author_facet |
Martins, Luziane Graciano |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Luziane Graciano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteoconomia psicopedagogia Ensino-aprendizagem Biblioteca escolar Tecnologia de Informação e Comunicação Psicopedagogia PBworks. |
topic |
Biblioteoconomia psicopedagogia Ensino-aprendizagem Biblioteca escolar Tecnologia de Informação e Comunicação Psicopedagogia PBworks. |
description |
O objetivo do estudo é apresentar um ambiente digital de aprendizagem no âmbito da biblioteca escolar. O ambiente trata da plataforma PBworks na qual o usuário poderá controlar e participar da produção do ambiente de forma colaborativa, interagindo em diversas interfaces, sendo o bibliotecário o mediador de aprendizagem. A plataforma ultrapassa o conceito de um simples repositório de materiais digitais, através da possibilidade de interação dos partícipes com os recursos disponibilizados na rede. Foram selecionados como objetos de aprendizagem: textos, imagens, sons, livros, periódicos e aplicativos. As TICs sob o olhar da psicopedagogia são apontadas como recursos para enfrentar problemas de aprendizagem, incluindo os profissionais envolvidos na prática educativa. A psicopedagogia assim como a biblioteconomia preocupa-se com a mediação da aprendizagem e a construção do conhecimento, a formação de um sujeito sócio-participativo, agente de seu saber. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/5602 10.14295/biblos.v31i2.5602 |
url |
https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/5602 |
identifier_str_mv |
10.14295/biblos.v31i2.5602 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/5602/5269 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 BIBLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 BIBLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF |
dc.source.none.fl_str_mv |
BIBLOS; Vol. 31 No. 2 (2017); 74-98 BIBLOS; v. 31 n. 2 (2017); 74-98 2236-7594 0102-4388 reponame:Biblos (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Biblos (Rio Grande. Online) |
collection |
Biblos (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblos (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
angelicacdm@gmail.com |
_version_ |
1798945097900883968 |