Bibliotecário como mediador de aprendizagem: uma proposta a partir do uso das TICs

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Luziane Graciano
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biblos (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/5602
Resumo: O objetivo do estudo é apresentar um ambiente digital de aprendizagem no âmbito da biblioteca escolar. O ambiente trata da plataforma PBworks na qual o usuário poderá controlar e participar da produção do ambiente de forma colaborativa, interagindo em diversas interfaces, sendo o bibliotecário o mediador de aprendizagem. A plataforma ultrapassa o conceito de um simples repositório de materiais digitais, através da possibilidade de interação dos partícipes com os recursos disponibilizados na rede. Foram selecionados como objetos de aprendizagem: textos, imagens, sons, livros, periódicos e aplicativos. As TICs sob o olhar da psicopedagogia são apontadas como recursos para enfrentar problemas de aprendizagem, incluindo os profissionais envolvidos na prática educativa. A psicopedagogia assim como a biblioteconomia preocupa-se com a mediação da aprendizagem e a construção do conhecimento, a formação de um sujeito sócio-participativo, agente de seu saber.
id FURG-3_a97d73ad2a95bfa444dbb45b93a467c3
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/5602
network_acronym_str FURG-3
network_name_str Biblos (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Bibliotecário como mediador de aprendizagem: uma proposta a partir do uso das TICsBiblioteoconomiapsicopedagogiaEnsino-aprendizagemBiblioteca escolarTecnologia de Informação e ComunicaçãoPsicopedagogiaPBworks.O objetivo do estudo é apresentar um ambiente digital de aprendizagem no âmbito da biblioteca escolar. O ambiente trata da plataforma PBworks na qual o usuário poderá controlar e participar da produção do ambiente de forma colaborativa, interagindo em diversas interfaces, sendo o bibliotecário o mediador de aprendizagem. A plataforma ultrapassa o conceito de um simples repositório de materiais digitais, através da possibilidade de interação dos partícipes com os recursos disponibilizados na rede. Foram selecionados como objetos de aprendizagem: textos, imagens, sons, livros, periódicos e aplicativos. As TICs sob o olhar da psicopedagogia são apontadas como recursos para enfrentar problemas de aprendizagem, incluindo os profissionais envolvidos na prática educativa. A psicopedagogia assim como a biblioteconomia preocupa-se com a mediação da aprendizagem e a construção do conhecimento, a formação de um sujeito sócio-participativo, agente de seu saber.Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF2018-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/biblos/article/view/560210.14295/biblos.v31i2.5602BIBLOS; Vol. 31 No. 2 (2017); 74-98BIBLOS; v. 31 n. 2 (2017); 74-982236-75940102-4388reponame:Biblos (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/biblos/article/view/5602/5269Copyright (c) 2018 BIBLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Luziane Graciano2018-06-12T01:42:21Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/5602Revistahttps://www.seer.furg.br/biblosPUBhttps://www.seer.furg.br/biblos/oaiangelicacdm@gmail.com2236-75940102-4388opendoar:2018-06-12T01:42:21Biblos (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Bibliotecário como mediador de aprendizagem: uma proposta a partir do uso das TICs
title Bibliotecário como mediador de aprendizagem: uma proposta a partir do uso das TICs
spellingShingle Bibliotecário como mediador de aprendizagem: uma proposta a partir do uso das TICs
Martins, Luziane Graciano
Biblioteoconomia
psicopedagogia
Ensino-aprendizagem
Biblioteca escolar
Tecnologia de Informação e Comunicação
Psicopedagogia
PBworks.
title_short Bibliotecário como mediador de aprendizagem: uma proposta a partir do uso das TICs
title_full Bibliotecário como mediador de aprendizagem: uma proposta a partir do uso das TICs
title_fullStr Bibliotecário como mediador de aprendizagem: uma proposta a partir do uso das TICs
title_full_unstemmed Bibliotecário como mediador de aprendizagem: uma proposta a partir do uso das TICs
title_sort Bibliotecário como mediador de aprendizagem: uma proposta a partir do uso das TICs
author Martins, Luziane Graciano
author_facet Martins, Luziane Graciano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Luziane Graciano
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteoconomia
psicopedagogia
Ensino-aprendizagem
Biblioteca escolar
Tecnologia de Informação e Comunicação
Psicopedagogia
PBworks.
topic Biblioteoconomia
psicopedagogia
Ensino-aprendizagem
Biblioteca escolar
Tecnologia de Informação e Comunicação
Psicopedagogia
PBworks.
description O objetivo do estudo é apresentar um ambiente digital de aprendizagem no âmbito da biblioteca escolar. O ambiente trata da plataforma PBworks na qual o usuário poderá controlar e participar da produção do ambiente de forma colaborativa, interagindo em diversas interfaces, sendo o bibliotecário o mediador de aprendizagem. A plataforma ultrapassa o conceito de um simples repositório de materiais digitais, através da possibilidade de interação dos partícipes com os recursos disponibilizados na rede. Foram selecionados como objetos de aprendizagem: textos, imagens, sons, livros, periódicos e aplicativos. As TICs sob o olhar da psicopedagogia são apontadas como recursos para enfrentar problemas de aprendizagem, incluindo os profissionais envolvidos na prática educativa. A psicopedagogia assim como a biblioteconomia preocupa-se com a mediação da aprendizagem e a construção do conhecimento, a formação de um sujeito sócio-participativo, agente de seu saber.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/5602
10.14295/biblos.v31i2.5602
url https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/5602
identifier_str_mv 10.14295/biblos.v31i2.5602
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/5602/5269
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 BIBLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 BIBLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF
publisher.none.fl_str_mv Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF
dc.source.none.fl_str_mv BIBLOS; Vol. 31 No. 2 (2017); 74-98
BIBLOS; v. 31 n. 2 (2017); 74-98
2236-7594
0102-4388
reponame:Biblos (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Biblos (Rio Grande. Online)
collection Biblos (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Biblos (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv angelicacdm@gmail.com
_version_ 1798945097900883968