Bibliotecário como mediador de aprendizagem : uma proposta a partir do uso das TICs

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Luziane Graciano
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/117560
Resumo: O objetivo do estudo é apresentar um ambiente digital de aprendizagem no âmbito da biblioteca escolar. O ambiente trata da plataforma PBworks na qual o usuário poderá controlar e participar da produção do ambiente de forma colaborativa, interagindo em diversas interfaces, sendo o bibliotecário o mediador de aprendizagem. A plataforma ultrapassa o conceito de um simples repositório de materiais digitais, através da possibilidade de interação dos partícipes com os recursos disponibilizados na rede. Foram selecionados como objetos de aprendizagem: textos, imagens, sons, livros, periódicos e aplicativos. As TICs sob o olhar da psicopedagogia são apontadas como recursos para enfrentar problemas de aprendizagem, incluindo os profissionais envolvidos na prática educativa. A psicopedagogia assim como a biblioteconomia preocupa-se com a mediação da aprendizagem e a construção do conhecimento, a formação de um sujeito sócio-participativo, agente de seu saber.
id UFRGS-2_4610a3addd12c7dd28fed56e8154240e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117560
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Martins, Luziane GracianoCorte Real, Luciane Magalhães2015-06-09T01:59:34Z2014http://hdl.handle.net/10183/117560000967685O objetivo do estudo é apresentar um ambiente digital de aprendizagem no âmbito da biblioteca escolar. O ambiente trata da plataforma PBworks na qual o usuário poderá controlar e participar da produção do ambiente de forma colaborativa, interagindo em diversas interfaces, sendo o bibliotecário o mediador de aprendizagem. A plataforma ultrapassa o conceito de um simples repositório de materiais digitais, através da possibilidade de interação dos partícipes com os recursos disponibilizados na rede. Foram selecionados como objetos de aprendizagem: textos, imagens, sons, livros, periódicos e aplicativos. As TICs sob o olhar da psicopedagogia são apontadas como recursos para enfrentar problemas de aprendizagem, incluindo os profissionais envolvidos na prática educativa. A psicopedagogia assim como a biblioteconomia preocupa-se com a mediação da aprendizagem e a construção do conhecimento, a formação de um sujeito sócio-participativo, agente de seu saber.The objective is to present a digital learning environment in the school library. The environment is about PBworks platform on which the user can control and participate in the production of collaboratively environment interacting on various interfaces, and the librarian the learning facilitator. The platform goes beyond the concept of a simple digital materials repository, through the possibility of interaction of participants with the resources available in the network. Have been selected learning objects: text, images, sounds, books, periodicals and applications. The TICs from the perspective of educational psychology are seen as resources to address learning problems, including professionals involved in educational practice. The educational psychology as well as the library is concerned with the mediation of learning and the construction of knowledge, the formation of a sócio-participating subject, your agent know.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)BibliotecárioBiblioteca escolarPsicopedagogiaBibliotecário como mediador de aprendizagem : uma proposta a partir do uso das TICsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014especializaçãoCurso de Especialização em Psicopedagogia e Tecnologias da Informação e Comunicação na modalidade a distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000967685.pdf.txt000967685.pdf.txtExtracted Texttext/plain60541http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117560/2/000967685.pdf.txtb03c6bc381f6d93dadc277651d6759f5MD52ORIGINAL000967685.pdfTexto completoapplication/pdf1435689http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117560/1/000967685.pdf2afc8984bcc6d82f500102689bd997b1MD5110183/1175602023-03-09 03:29:12.653694oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117560Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-09T06:29:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Bibliotecário como mediador de aprendizagem : uma proposta a partir do uso das TICs
title Bibliotecário como mediador de aprendizagem : uma proposta a partir do uso das TICs
spellingShingle Bibliotecário como mediador de aprendizagem : uma proposta a partir do uso das TICs
Martins, Luziane Graciano
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Bibliotecário
Biblioteca escolar
Psicopedagogia
title_short Bibliotecário como mediador de aprendizagem : uma proposta a partir do uso das TICs
title_full Bibliotecário como mediador de aprendizagem : uma proposta a partir do uso das TICs
title_fullStr Bibliotecário como mediador de aprendizagem : uma proposta a partir do uso das TICs
title_full_unstemmed Bibliotecário como mediador de aprendizagem : uma proposta a partir do uso das TICs
title_sort Bibliotecário como mediador de aprendizagem : uma proposta a partir do uso das TICs
author Martins, Luziane Graciano
author_facet Martins, Luziane Graciano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Luziane Graciano
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Corte Real, Luciane Magalhães
contributor_str_mv Corte Real, Luciane Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Bibliotecário
Biblioteca escolar
Psicopedagogia
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Bibliotecário
Biblioteca escolar
Psicopedagogia
description O objetivo do estudo é apresentar um ambiente digital de aprendizagem no âmbito da biblioteca escolar. O ambiente trata da plataforma PBworks na qual o usuário poderá controlar e participar da produção do ambiente de forma colaborativa, interagindo em diversas interfaces, sendo o bibliotecário o mediador de aprendizagem. A plataforma ultrapassa o conceito de um simples repositório de materiais digitais, através da possibilidade de interação dos partícipes com os recursos disponibilizados na rede. Foram selecionados como objetos de aprendizagem: textos, imagens, sons, livros, periódicos e aplicativos. As TICs sob o olhar da psicopedagogia são apontadas como recursos para enfrentar problemas de aprendizagem, incluindo os profissionais envolvidos na prática educativa. A psicopedagogia assim como a biblioteconomia preocupa-se com a mediação da aprendizagem e a construção do conhecimento, a formação de um sujeito sócio-participativo, agente de seu saber.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-09T01:59:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/117560
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000967685
url http://hdl.handle.net/10183/117560
identifier_str_mv 000967685
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117560/2/000967685.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117560/1/000967685.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b03c6bc381f6d93dadc277651d6759f5
2afc8984bcc6d82f500102689bd997b1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224487249641472