Competência em informação no âmbito da biblioteca escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblos (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/11101 |
Resumo: | Discute a competência em informação na escola, tendo como questão norteadora: Quais as ações realizadas no âmbito da biblioteca escolar podem contribuir para o desenvolvimento de competência em informação de seus usuários? Como objetivo geral busca identificar as ações realizadas no âmbito da biblioteca escolar que podem contribuir para o desenvolvimento de competências em informação dos docentes, estudantes e funcionários que constituem a comunidade escolar. Apresenta uma breve contextualização sobre a competência em informação. Aponta o bibliotecário como profissional indicado para desenvolver ações de capacitação de usuários, visando a aquisição de competências em informação. Utiliza como método a revisão sistemática de literatura a fim de responder a questão norteadora. Aplica a pesquisa bibliográfica para a busca das fontes de informação que constituirão o artigo. Traça discussão a respeito da temática a partir dos artigos recuperados na base de dados em Ciência da Informação do Portal de Periódico Capes. Conclui que os bibliotecários e professores que realizam ações visando desenvolver competências em informação na escola devem compreender a cultura escolar. A infraestrutura, formação de acervo, mediação de leitura, presença de bibliotecário, debates, capacitação de usuários para o uso de ferramentas tecnológicas são ações que potencializam a autonomia de usuários da biblioteca escolar. |
id |
FURG-3_ab80860a57ab1d64b7d5f2bd8d0ba964 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/11101 |
network_acronym_str |
FURG-3 |
network_name_str |
Biblos (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Competência em informação no âmbito da biblioteca escolarCompetência em Informaçãobiblioteca escolarBibliotecário escolar Discute a competência em informação na escola, tendo como questão norteadora: Quais as ações realizadas no âmbito da biblioteca escolar podem contribuir para o desenvolvimento de competência em informação de seus usuários? Como objetivo geral busca identificar as ações realizadas no âmbito da biblioteca escolar que podem contribuir para o desenvolvimento de competências em informação dos docentes, estudantes e funcionários que constituem a comunidade escolar. Apresenta uma breve contextualização sobre a competência em informação. Aponta o bibliotecário como profissional indicado para desenvolver ações de capacitação de usuários, visando a aquisição de competências em informação. Utiliza como método a revisão sistemática de literatura a fim de responder a questão norteadora. Aplica a pesquisa bibliográfica para a busca das fontes de informação que constituirão o artigo. Traça discussão a respeito da temática a partir dos artigos recuperados na base de dados em Ciência da Informação do Portal de Periódico Capes. Conclui que os bibliotecários e professores que realizam ações visando desenvolver competências em informação na escola devem compreender a cultura escolar. A infraestrutura, formação de acervo, mediação de leitura, presença de bibliotecário, debates, capacitação de usuários para o uso de ferramentas tecnológicas são ações que potencializam a autonomia de usuários da biblioteca escolar.Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF2022-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/biblos/article/view/1110110.14295/biblos.v36i1.11101BIBLOS; Vol. 36 No. 1 (2022): Dossiê temático bibliotecas, informação e pandemia covid-19BIBLOS; v. 36 n. 1 (2022): Dossiê temático bibliotecas, informação e pandemia covid-192236-75940102-4388reponame:Biblos (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/biblos/article/view/11101/9860Copyright (c) 2022 BIBLOShttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Thiago Pinheiro Ramos de Costa, Maria de Fátima OliveiraPinto, Virginia Bentes2023-01-19T19:58:03Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/11101Revistahttps://www.seer.furg.br/biblosPUBhttps://www.seer.furg.br/biblos/oaiangelicacdm@gmail.com2236-75940102-4388opendoar:2023-01-19T19:58:03Biblos (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competência em informação no âmbito da biblioteca escolar |
title |
Competência em informação no âmbito da biblioteca escolar |
spellingShingle |
Competência em informação no âmbito da biblioteca escolar Oliveira, Thiago Pinheiro Ramos de Competência em Informação biblioteca escolar Bibliotecário escolar |
title_short |
Competência em informação no âmbito da biblioteca escolar |
title_full |
Competência em informação no âmbito da biblioteca escolar |
title_fullStr |
Competência em informação no âmbito da biblioteca escolar |
title_full_unstemmed |
Competência em informação no âmbito da biblioteca escolar |
title_sort |
Competência em informação no âmbito da biblioteca escolar |
author |
Oliveira, Thiago Pinheiro Ramos de |
author_facet |
Oliveira, Thiago Pinheiro Ramos de Costa, Maria de Fátima Oliveira Pinto, Virginia Bentes |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Maria de Fátima Oliveira Pinto, Virginia Bentes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Thiago Pinheiro Ramos de Costa, Maria de Fátima Oliveira Pinto, Virginia Bentes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência em Informação biblioteca escolar Bibliotecário escolar |
topic |
Competência em Informação biblioteca escolar Bibliotecário escolar |
description |
Discute a competência em informação na escola, tendo como questão norteadora: Quais as ações realizadas no âmbito da biblioteca escolar podem contribuir para o desenvolvimento de competência em informação de seus usuários? Como objetivo geral busca identificar as ações realizadas no âmbito da biblioteca escolar que podem contribuir para o desenvolvimento de competências em informação dos docentes, estudantes e funcionários que constituem a comunidade escolar. Apresenta uma breve contextualização sobre a competência em informação. Aponta o bibliotecário como profissional indicado para desenvolver ações de capacitação de usuários, visando a aquisição de competências em informação. Utiliza como método a revisão sistemática de literatura a fim de responder a questão norteadora. Aplica a pesquisa bibliográfica para a busca das fontes de informação que constituirão o artigo. Traça discussão a respeito da temática a partir dos artigos recuperados na base de dados em Ciência da Informação do Portal de Periódico Capes. Conclui que os bibliotecários e professores que realizam ações visando desenvolver competências em informação na escola devem compreender a cultura escolar. A infraestrutura, formação de acervo, mediação de leitura, presença de bibliotecário, debates, capacitação de usuários para o uso de ferramentas tecnológicas são ações que potencializam a autonomia de usuários da biblioteca escolar. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/11101 10.14295/biblos.v36i1.11101 |
url |
https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/11101 |
identifier_str_mv |
10.14295/biblos.v36i1.11101 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/11101/9860 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 BIBLOS https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 BIBLOS https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF |
dc.source.none.fl_str_mv |
BIBLOS; Vol. 36 No. 1 (2022): Dossiê temático bibliotecas, informação e pandemia covid-19 BIBLOS; v. 36 n. 1 (2022): Dossiê temático bibliotecas, informação e pandemia covid-19 2236-7594 0102-4388 reponame:Biblos (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Biblos (Rio Grande. Online) |
collection |
Biblos (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblos (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
angelicacdm@gmail.com |
_version_ |
1798945098362257408 |