A relação entre a competência informacional e a estruturação da aula de Química nos professores de Serra Talhada - PE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblos (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/5985 |
Resumo: | Este trabalho trata de uma pesquisa realizada como sete professores de Química da rede pública de ensino de Serra Talhada – PE, onde se procurou investigar a relação entre as competências informacionais e a estruturação da aula que eles apresentavam. Os dados foram coletados num questionário, com perguntas abertas e fechadas, elaborado a partir dos padrões de competência informacionais para o ensino superior da ACRL (2000) e dos elementos estruturantes de uma aula (LIBÂNEO, 1994; CORDEIRO, 2007). Os resultados mostraram que o professor de Química da cidade apresenta dificuldades em formular objetivos gerais e específicos para aula, em organizar a informação, em selecionar os recursos a partir das fontes consultadas; além de forte apego ao livro didático como fonte de informação. Os dados informam também que competências como acesso competente à informação; seleção da informação e ética no uso da informação foram desenvolvidas. |
id |
FURG-3_bf2d2ae3a5447f642c99907f20dece03 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/5985 |
network_acronym_str |
FURG-3 |
network_name_str |
Biblos (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A relação entre a competência informacional e a estruturação da aula de Química nos professores de Serra Talhada - PECompetência informacionalDidáticaEnsino de QuímicaEste trabalho trata de uma pesquisa realizada como sete professores de Química da rede pública de ensino de Serra Talhada – PE, onde se procurou investigar a relação entre as competências informacionais e a estruturação da aula que eles apresentavam. Os dados foram coletados num questionário, com perguntas abertas e fechadas, elaborado a partir dos padrões de competência informacionais para o ensino superior da ACRL (2000) e dos elementos estruturantes de uma aula (LIBÂNEO, 1994; CORDEIRO, 2007). Os resultados mostraram que o professor de Química da cidade apresenta dificuldades em formular objetivos gerais e específicos para aula, em organizar a informação, em selecionar os recursos a partir das fontes consultadas; além de forte apego ao livro didático como fonte de informação. Os dados informam também que competências como acesso competente à informação; seleção da informação e ética no uso da informação foram desenvolvidas.Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF2017-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/biblos/article/view/598510.14295/biblos.v31i1.5985BIBLOS; Vol. 31 No. 1 (2017); 27-50BIBLOS; v. 31 n. 1 (2017); 27-502236-75940102-4388reponame:Biblos (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/biblos/article/view/5985/4617Copyright (c) 2017 BIBLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Thiago Araújo da2017-08-05T03:39:59Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/5985Revistahttps://www.seer.furg.br/biblosPUBhttps://www.seer.furg.br/biblos/oaiangelicacdm@gmail.com2236-75940102-4388opendoar:2017-08-05T03:39:59Biblos (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relação entre a competência informacional e a estruturação da aula de Química nos professores de Serra Talhada - PE |
title |
A relação entre a competência informacional e a estruturação da aula de Química nos professores de Serra Talhada - PE |
spellingShingle |
A relação entre a competência informacional e a estruturação da aula de Química nos professores de Serra Talhada - PE Silveira, Thiago Araújo da Competência informacional Didática Ensino de Química |
title_short |
A relação entre a competência informacional e a estruturação da aula de Química nos professores de Serra Talhada - PE |
title_full |
A relação entre a competência informacional e a estruturação da aula de Química nos professores de Serra Talhada - PE |
title_fullStr |
A relação entre a competência informacional e a estruturação da aula de Química nos professores de Serra Talhada - PE |
title_full_unstemmed |
A relação entre a competência informacional e a estruturação da aula de Química nos professores de Serra Talhada - PE |
title_sort |
A relação entre a competência informacional e a estruturação da aula de Química nos professores de Serra Talhada - PE |
author |
Silveira, Thiago Araújo da |
author_facet |
Silveira, Thiago Araújo da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Thiago Araújo da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência informacional Didática Ensino de Química |
topic |
Competência informacional Didática Ensino de Química |
description |
Este trabalho trata de uma pesquisa realizada como sete professores de Química da rede pública de ensino de Serra Talhada – PE, onde se procurou investigar a relação entre as competências informacionais e a estruturação da aula que eles apresentavam. Os dados foram coletados num questionário, com perguntas abertas e fechadas, elaborado a partir dos padrões de competência informacionais para o ensino superior da ACRL (2000) e dos elementos estruturantes de uma aula (LIBÂNEO, 1994; CORDEIRO, 2007). Os resultados mostraram que o professor de Química da cidade apresenta dificuldades em formular objetivos gerais e específicos para aula, em organizar a informação, em selecionar os recursos a partir das fontes consultadas; além de forte apego ao livro didático como fonte de informação. Os dados informam também que competências como acesso competente à informação; seleção da informação e ética no uso da informação foram desenvolvidas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/5985 10.14295/biblos.v31i1.5985 |
url |
https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/5985 |
identifier_str_mv |
10.14295/biblos.v31i1.5985 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/5985/4617 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 BIBLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 BIBLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF |
dc.source.none.fl_str_mv |
BIBLOS; Vol. 31 No. 1 (2017); 27-50 BIBLOS; v. 31 n. 1 (2017); 27-50 2236-7594 0102-4388 reponame:Biblos (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Biblos (Rio Grande. Online) |
collection |
Biblos (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblos (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
angelicacdm@gmail.com |
_version_ |
1798945098264739840 |