A relação entre a competência informacional e a estruturação da aula de Química nos professores de Serra Talhada - PE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Thiago Araújo da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biblos (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/5985
Resumo: Este trabalho trata de uma pesquisa realizada como sete professores de Química da rede pública de ensino de Serra Talhada – PE, onde se procurou investigar a relação entre as competências informacionais e a estruturação da aula que eles apresentavam. Os dados foram coletados num questionário, com perguntas abertas e fechadas, elaborado a partir dos padrões de competência informacionais para o ensino superior da ACRL (2000) e dos elementos estruturantes de uma aula (LIBÂNEO, 1994; CORDEIRO, 2007). Os resultados mostraram que o professor de Química da cidade apresenta dificuldades em formular objetivos gerais e específicos para aula, em organizar a informação, em selecionar os recursos a partir das fontes consultadas; além de forte apego ao livro didático como fonte de informação. Os dados informam também que competências como acesso competente à informação; seleção da informação e ética no uso da informação foram desenvolvidas.
id FURG-3_bf2d2ae3a5447f642c99907f20dece03
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/5985
network_acronym_str FURG-3
network_name_str Biblos (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling A relação entre a competência informacional e a estruturação da aula de Química nos professores de Serra Talhada - PECompetência informacionalDidáticaEnsino de QuímicaEste trabalho trata de uma pesquisa realizada como sete professores de Química da rede pública de ensino de Serra Talhada – PE, onde se procurou investigar a relação entre as competências informacionais e a estruturação da aula que eles apresentavam. Os dados foram coletados num questionário, com perguntas abertas e fechadas, elaborado a partir dos padrões de competência informacionais para o ensino superior da ACRL (2000) e dos elementos estruturantes de uma aula (LIBÂNEO, 1994; CORDEIRO, 2007). Os resultados mostraram que o professor de Química da cidade apresenta dificuldades em formular objetivos gerais e específicos para aula, em organizar a informação, em selecionar os recursos a partir das fontes consultadas; além de forte apego ao livro didático como fonte de informação. Os dados informam também que competências como acesso competente à informação; seleção da informação e ética no uso da informação foram desenvolvidas.Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF2017-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/biblos/article/view/598510.14295/biblos.v31i1.5985BIBLOS; Vol. 31 No. 1 (2017); 27-50BIBLOS; v. 31 n. 1 (2017); 27-502236-75940102-4388reponame:Biblos (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/biblos/article/view/5985/4617Copyright (c) 2017 BIBLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Thiago Araújo da2017-08-05T03:39:59Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/5985Revistahttps://www.seer.furg.br/biblosPUBhttps://www.seer.furg.br/biblos/oaiangelicacdm@gmail.com2236-75940102-4388opendoar:2017-08-05T03:39:59Biblos (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação entre a competência informacional e a estruturação da aula de Química nos professores de Serra Talhada - PE
title A relação entre a competência informacional e a estruturação da aula de Química nos professores de Serra Talhada - PE
spellingShingle A relação entre a competência informacional e a estruturação da aula de Química nos professores de Serra Talhada - PE
Silveira, Thiago Araújo da
Competência informacional
Didática
Ensino de Química
title_short A relação entre a competência informacional e a estruturação da aula de Química nos professores de Serra Talhada - PE
title_full A relação entre a competência informacional e a estruturação da aula de Química nos professores de Serra Talhada - PE
title_fullStr A relação entre a competência informacional e a estruturação da aula de Química nos professores de Serra Talhada - PE
title_full_unstemmed A relação entre a competência informacional e a estruturação da aula de Química nos professores de Serra Talhada - PE
title_sort A relação entre a competência informacional e a estruturação da aula de Química nos professores de Serra Talhada - PE
author Silveira, Thiago Araújo da
author_facet Silveira, Thiago Araújo da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Thiago Araújo da
dc.subject.por.fl_str_mv Competência informacional
Didática
Ensino de Química
topic Competência informacional
Didática
Ensino de Química
description Este trabalho trata de uma pesquisa realizada como sete professores de Química da rede pública de ensino de Serra Talhada – PE, onde se procurou investigar a relação entre as competências informacionais e a estruturação da aula que eles apresentavam. Os dados foram coletados num questionário, com perguntas abertas e fechadas, elaborado a partir dos padrões de competência informacionais para o ensino superior da ACRL (2000) e dos elementos estruturantes de uma aula (LIBÂNEO, 1994; CORDEIRO, 2007). Os resultados mostraram que o professor de Química da cidade apresenta dificuldades em formular objetivos gerais e específicos para aula, em organizar a informação, em selecionar os recursos a partir das fontes consultadas; além de forte apego ao livro didático como fonte de informação. Os dados informam também que competências como acesso competente à informação; seleção da informação e ética no uso da informação foram desenvolvidas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/5985
10.14295/biblos.v31i1.5985
url https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/5985
identifier_str_mv 10.14295/biblos.v31i1.5985
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/5985/4617
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 BIBLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 BIBLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF
publisher.none.fl_str_mv Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF
dc.source.none.fl_str_mv BIBLOS; Vol. 31 No. 1 (2017); 27-50
BIBLOS; v. 31 n. 1 (2017); 27-50
2236-7594
0102-4388
reponame:Biblos (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Biblos (Rio Grande. Online)
collection Biblos (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Biblos (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv angelicacdm@gmail.com
_version_ 1798945098264739840