Educação ambiental: considerações a partir da teoria das necessidades
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Juris (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/juris/article/view/3426 |
Resumo: | Partimos, no presente estudo, da premissa de que o homem é um ser de ação e de relação. Ele é não é um mero observador da natureza, mas parte integrante dela. Por outro lado, ele é o sujeito que pode transformar a sua realidade e o mundo em que vive. Disso resulta a importância da Educação Ambiental, uma vez que é através dela que é possível haver essa transformação. A educação ambiental possibilita uma nova relação do ser humano com o tempo, ao buscar um entendimento com o passado e uma reconciliação com o futuro. Esta dinâmica temporal leva à revalorização do que é mais importante para o homem e possibilita experiências incomparáveis, pois propicia o autoconhecimento. Ao oferecer para o indivíduo a dimensão de sua ação, a educação ambiental se torna a pedra angular, mostrando que todos são atores em cena. Para tanto, fizemos um resgate histórico dos principais movimentos que influenciaram e influenciam a Educação Ambiental até os dias atuais, especialmente a contribuição dada pela Constituição Federal de 1988, conforme vislumbramos na dicção do art. 255, dedicado ao Meio Ambiente. |
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Educação ambiental: considerações a partir da teoria das necessidadesEducação ambiental. Meio ambiente. Teoria das necessidades.Partimos, no presente estudo, da premissa de que o homem é um ser de ação e de relação. Ele é não é um mero observador da natureza, mas parte integrante dela. Por outro lado, ele é o sujeito que pode transformar a sua realidade e o mundo em que vive. Disso resulta a importância da Educação Ambiental, uma vez que é através dela que é possível haver essa transformação. A educação ambiental possibilita uma nova relação do ser humano com o tempo, ao buscar um entendimento com o passado e uma reconciliação com o futuro. Esta dinâmica temporal leva à revalorização do que é mais importante para o homem e possibilita experiências incomparáveis, pois propicia o autoconhecimento. Ao oferecer para o indivíduo a dimensão de sua ação, a educação ambiental se torna a pedra angular, mostrando que todos são atores em cena. Para tanto, fizemos um resgate histórico dos principais movimentos que influenciaram e influenciam a Educação Ambiental até os dias atuais, especialmente a contribuição dada pela Constituição Federal de 1988, conforme vislumbramos na dicção do art. 255, dedicado ao Meio Ambiente.Universidade Federal do Rio Grande2013-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/juris/article/view/342610.14295/juris.v16i0.3426JURIS - Faculty of Law Journal; Vol. 16 (2011); 167-168JURIS - Revista de la Facultad de Derecho; Vol. 16 (2011); 167-168JURIS - Revista da Faculdade de Direito; v. 16 (2011); 167-1682447-38551413-3571reponame:Juris (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/juris/article/view/3426/2049Copyright (c) 2014 JURIS - Revista da Faculdade de Direitoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMassena, FábioMarinho, Eliane Costa Pinto2017-09-25T14:56:12Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/3426Revistahttp://www.seer.furg.br/juris/indexPUBhttps://seer.furg.br/juris/oaijrcc.pel@gmail.com||revistajuris.furg@gmail.com||juris@furg.br2447-38551413-3571opendoar:2017-09-25T14:56:12Juris (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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Partimos, no presente estudo, da premissa de que o homem é um ser de ação e de relação. Ele é não é um mero observador da natureza, mas parte integrante dela. Por outro lado, ele é o sujeito que pode transformar a sua realidade e o mundo em que vive. Disso resulta a importância da Educação Ambiental, uma vez que é através dela que é possível haver essa transformação. A educação ambiental possibilita uma nova relação do ser humano com o tempo, ao buscar um entendimento com o passado e uma reconciliação com o futuro. Esta dinâmica temporal leva à revalorização do que é mais importante para o homem e possibilita experiências incomparáveis, pois propicia o autoconhecimento. Ao oferecer para o indivíduo a dimensão de sua ação, a educação ambiental se torna a pedra angular, mostrando que todos são atores em cena. Para tanto, fizemos um resgate histórico dos principais movimentos que influenciaram e influenciam a Educação Ambiental até os dias atuais, especialmente a contribuição dada pela Constituição Federal de 1988, conforme vislumbramos na dicção do art. 255, dedicado ao Meio Ambiente. |
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