A inaplicabilidade da advertência escrita nas sanções de trânsito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passaia, Daniel Angelo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Turatti, Luciana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Juris (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/juris/article/view/6810
Resumo: O presente artigo tem como escopo o direito de trânsito brasileiro, área não esmiuçada com a profundeza que merece, notadamente quando se trata da jurisprudência e doutrina especializada. O estudo é relacionado diretamente às sanções previstas nas normatizações do direito de trânsito – Lei 9.503/97 – e, nesta conjectura, pontualmente atinente a substituição da multa pecuniária pela advertência por escrito, cuja estipulação histórica e social, distingue-se amplamente das atuais finalidades. O texto legal é do art. 267 da lei retro citada, conhecida como Código de Trânsito Brasileiro. A problemática, portanto, reside na inaplicabilidade da advertência por escrito, mesmo diante da previsão legal. Hipoteticamente verifica-se afronta à esfera jurídica do indivíduo que sofre aplicação de sanções de natureza leve ou média. O estudo tem por método o qualitativo e como técnicas utiliza-se da análise bibliográfica e documental. A consulta à jurisprudência demonstrou inexistirem resultados contemplando esta discussão em específico, enquanto a doutrina impõe algumas exigências que não se vislumbram na legislação, o que, fez incontroversa, ao menos neste tempo e espaço, a hipótese lançada inicialmente. O estudo atinge diretamente os direitos sociais dos indivíduos, dirigindo-se não somente ao objeto em exame, mas, como toda pesquisa, para os sujeitos.
id FURG-4_cfd5f98eb0f6dc6811690ffb63b18df5
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/6810
network_acronym_str FURG-4
network_name_str Juris (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling A inaplicabilidade da advertência escrita nas sanções de trânsitoAdministrativoDireito de trânsitoAdvertência por escritoInaplicabilidade da advertência por escritoO presente artigo tem como escopo o direito de trânsito brasileiro, área não esmiuçada com a profundeza que merece, notadamente quando se trata da jurisprudência e doutrina especializada. O estudo é relacionado diretamente às sanções previstas nas normatizações do direito de trânsito – Lei 9.503/97 – e, nesta conjectura, pontualmente atinente a substituição da multa pecuniária pela advertência por escrito, cuja estipulação histórica e social, distingue-se amplamente das atuais finalidades. O texto legal é do art. 267 da lei retro citada, conhecida como Código de Trânsito Brasileiro. A problemática, portanto, reside na inaplicabilidade da advertência por escrito, mesmo diante da previsão legal. Hipoteticamente verifica-se afronta à esfera jurídica do indivíduo que sofre aplicação de sanções de natureza leve ou média. O estudo tem por método o qualitativo e como técnicas utiliza-se da análise bibliográfica e documental. A consulta à jurisprudência demonstrou inexistirem resultados contemplando esta discussão em específico, enquanto a doutrina impõe algumas exigências que não se vislumbram na legislação, o que, fez incontroversa, ao menos neste tempo e espaço, a hipótese lançada inicialmente. O estudo atinge diretamente os direitos sociais dos indivíduos, dirigindo-se não somente ao objeto em exame, mas, como toda pesquisa, para os sujeitos.Universidade Federal do Rio Grande2017-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionanálise bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/juris/article/view/681010.14295/juris.v27i1.6810JURIS - Faculty of Law Journal; Vol. 27 No. 1 (2017); 133-154JURIS - Revista de la Facultad de Derecho; Vol. 27 Núm. 1 (2017); 133-154JURIS - Revista da Faculdade de Direito; v. 27 n. 1 (2017); 133-1542447-38551413-3571reponame:Juris (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/juris/article/view/6810/4607Copyright (c) 2017 JURIS - Revista da Faculdade de Direitoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPassaia, Daniel AngeloTuratti, Luciana2017-12-07T13:52:34Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/6810Revistahttp://www.seer.furg.br/juris/indexPUBhttps://seer.furg.br/juris/oaijrcc.pel@gmail.com||revistajuris.furg@gmail.com||juris@furg.br2447-38551413-3571opendoar:2017-12-07T13:52:34Juris (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A inaplicabilidade da advertência escrita nas sanções de trânsito
title A inaplicabilidade da advertência escrita nas sanções de trânsito
spellingShingle A inaplicabilidade da advertência escrita nas sanções de trânsito
Passaia, Daniel Angelo
Administrativo
Direito de trânsito
Advertência por escrito
Inaplicabilidade da advertência por escrito
title_short A inaplicabilidade da advertência escrita nas sanções de trânsito
title_full A inaplicabilidade da advertência escrita nas sanções de trânsito
title_fullStr A inaplicabilidade da advertência escrita nas sanções de trânsito
title_full_unstemmed A inaplicabilidade da advertência escrita nas sanções de trânsito
title_sort A inaplicabilidade da advertência escrita nas sanções de trânsito
author Passaia, Daniel Angelo
author_facet Passaia, Daniel Angelo
Turatti, Luciana
author_role author
author2 Turatti, Luciana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Passaia, Daniel Angelo
Turatti, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Administrativo
Direito de trânsito
Advertência por escrito
Inaplicabilidade da advertência por escrito
topic Administrativo
Direito de trânsito
Advertência por escrito
Inaplicabilidade da advertência por escrito
description O presente artigo tem como escopo o direito de trânsito brasileiro, área não esmiuçada com a profundeza que merece, notadamente quando se trata da jurisprudência e doutrina especializada. O estudo é relacionado diretamente às sanções previstas nas normatizações do direito de trânsito – Lei 9.503/97 – e, nesta conjectura, pontualmente atinente a substituição da multa pecuniária pela advertência por escrito, cuja estipulação histórica e social, distingue-se amplamente das atuais finalidades. O texto legal é do art. 267 da lei retro citada, conhecida como Código de Trânsito Brasileiro. A problemática, portanto, reside na inaplicabilidade da advertência por escrito, mesmo diante da previsão legal. Hipoteticamente verifica-se afronta à esfera jurídica do indivíduo que sofre aplicação de sanções de natureza leve ou média. O estudo tem por método o qualitativo e como técnicas utiliza-se da análise bibliográfica e documental. A consulta à jurisprudência demonstrou inexistirem resultados contemplando esta discussão em específico, enquanto a doutrina impõe algumas exigências que não se vislumbram na legislação, o que, fez incontroversa, ao menos neste tempo e espaço, a hipótese lançada inicialmente. O estudo atinge diretamente os direitos sociais dos indivíduos, dirigindo-se não somente ao objeto em exame, mas, como toda pesquisa, para os sujeitos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
análise bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/juris/article/view/6810
10.14295/juris.v27i1.6810
url https://periodicos.furg.br/juris/article/view/6810
identifier_str_mv 10.14295/juris.v27i1.6810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/juris/article/view/6810/4607
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 JURIS - Revista da Faculdade de Direito
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 JURIS - Revista da Faculdade de Direito
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv JURIS - Faculty of Law Journal; Vol. 27 No. 1 (2017); 133-154
JURIS - Revista de la Facultad de Derecho; Vol. 27 Núm. 1 (2017); 133-154
JURIS - Revista da Faculdade de Direito; v. 27 n. 1 (2017); 133-154
2447-3855
1413-3571
reponame:Juris (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Juris (Rio Grande. Online)
collection Juris (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Juris (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jrcc.pel@gmail.com||revistajuris.furg@gmail.com||juris@furg.br
_version_ 1798321600074874880