TRÂNSITOS DISSIDENTES EM TEMPOS DE ÓDIO: MODOS DE PENSAR-PRATICAR O PRESENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diversidade e Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13578 |
Resumo: | Nossa inspiração centra-se em estudos feministas e pós-críticos para, a partir de vivências docentes e estudos científicos, narrarmos as possibilidades de (re)produção dos discursos de ódio em ambientes escolares. Como corpos dissidentes, nos situamos no debate contemporâneo brasileiro acerca das questões de gênero e sexualidade na educação básica. Tendo em vista que é provável que façamos parte de escolas que reforçam a estrutura de opressão, ao escolher menosprezar a maneira como os corpos dissidentes são tratados dentro de seus muros, enfrentamos discursos que promovem agressões, além de silêncios que as permitem. Concluímos que devemos seguir lutando para que nossas identidades e formas de viver sejam tão válidas como as consideradas “corretas”, sem que para isso precisemos nos encaixar em padrões que nos violentam ainda mais. |
id |
FURG-5_184eaaef8d7e3b5dd32eb38035f2afe4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/13578 |
network_acronym_str |
FURG-5 |
network_name_str |
Revista Diversidade e Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
TRÂNSITOS DISSIDENTES EM TEMPOS DE ÓDIO: MODOS DE PENSAR-PRATICAR O PRESENTENossa inspiração centra-se em estudos feministas e pós-críticos para, a partir de vivências docentes e estudos científicos, narrarmos as possibilidades de (re)produção dos discursos de ódio em ambientes escolares. Como corpos dissidentes, nos situamos no debate contemporâneo brasileiro acerca das questões de gênero e sexualidade na educação básica. Tendo em vista que é provável que façamos parte de escolas que reforçam a estrutura de opressão, ao escolher menosprezar a maneira como os corpos dissidentes são tratados dentro de seus muros, enfrentamos discursos que promovem agressões, além de silêncios que as permitem. Concluímos que devemos seguir lutando para que nossas identidades e formas de viver sejam tão válidas como as consideradas “corretas”, sem que para isso precisemos nos encaixar em padrões que nos violentam ainda mais.Lepidus2024-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1357810.14295/de.v9i2.13578Diversidade e Educação; v. 9 n. 2 (2021): Dossiê: Corpos em dissidência nos espaços educativos em tempos de discurso de ódio; 120 - 1462358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13578/9291Copyright (c) 2021 Diversidade e Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLadeira Pereira, Anamaria Santos Pereira, CamilaPocahy, Fernando2024-01-25T23:39:43Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/13578Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2024-01-25T23:39:43Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TRÂNSITOS DISSIDENTES EM TEMPOS DE ÓDIO: MODOS DE PENSAR-PRATICAR O PRESENTE |
title |
TRÂNSITOS DISSIDENTES EM TEMPOS DE ÓDIO: MODOS DE PENSAR-PRATICAR O PRESENTE |
spellingShingle |
TRÂNSITOS DISSIDENTES EM TEMPOS DE ÓDIO: MODOS DE PENSAR-PRATICAR O PRESENTE Ladeira Pereira, Anamaria |
title_short |
TRÂNSITOS DISSIDENTES EM TEMPOS DE ÓDIO: MODOS DE PENSAR-PRATICAR O PRESENTE |
title_full |
TRÂNSITOS DISSIDENTES EM TEMPOS DE ÓDIO: MODOS DE PENSAR-PRATICAR O PRESENTE |
title_fullStr |
TRÂNSITOS DISSIDENTES EM TEMPOS DE ÓDIO: MODOS DE PENSAR-PRATICAR O PRESENTE |
title_full_unstemmed |
TRÂNSITOS DISSIDENTES EM TEMPOS DE ÓDIO: MODOS DE PENSAR-PRATICAR O PRESENTE |
title_sort |
TRÂNSITOS DISSIDENTES EM TEMPOS DE ÓDIO: MODOS DE PENSAR-PRATICAR O PRESENTE |
author |
Ladeira Pereira, Anamaria |
author_facet |
Ladeira Pereira, Anamaria Santos Pereira, Camila Pocahy, Fernando |
author_role |
author |
author2 |
Santos Pereira, Camila Pocahy, Fernando |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ladeira Pereira, Anamaria Santos Pereira, Camila Pocahy, Fernando |
description |
Nossa inspiração centra-se em estudos feministas e pós-críticos para, a partir de vivências docentes e estudos científicos, narrarmos as possibilidades de (re)produção dos discursos de ódio em ambientes escolares. Como corpos dissidentes, nos situamos no debate contemporâneo brasileiro acerca das questões de gênero e sexualidade na educação básica. Tendo em vista que é provável que façamos parte de escolas que reforçam a estrutura de opressão, ao escolher menosprezar a maneira como os corpos dissidentes são tratados dentro de seus muros, enfrentamos discursos que promovem agressões, além de silêncios que as permitem. Concluímos que devemos seguir lutando para que nossas identidades e formas de viver sejam tão válidas como as consideradas “corretas”, sem que para isso precisemos nos encaixar em padrões que nos violentam ainda mais. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13578 10.14295/de.v9i2.13578 |
url |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13578 |
identifier_str_mv |
10.14295/de.v9i2.13578 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13578/9291 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Diversidade e Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Diversidade e Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversidade e Educação; v. 9 n. 2 (2021): Dossiê: Corpos em dissidência nos espaços educativos em tempos de discurso de ódio; 120 - 146 2358-8853 reponame:Revista Diversidade e Educação instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Diversidade e Educação |
collection |
Revista Diversidade e Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br |
_version_ |
1798044975909306368 |