TRÂNSITOS DISSIDENTES EM TEMPOS DE ÓDIO: MODOS DE PENSAR-PRATICAR O PRESENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ladeira Pereira, Anamaria
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Santos Pereira, Camila, Pocahy, Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diversidade e Educação
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13578
Resumo: Nossa inspiração centra-se em estudos feministas e pós-críticos para, a partir de vivências docentes e estudos científicos, narrarmos as possibilidades de (re)produção dos discursos de ódio em ambientes escolares. Como corpos dissidentes, nos situamos no debate contemporâneo brasileiro acerca das questões de gênero e sexualidade na educação básica. Tendo em vista que é provável que façamos parte de escolas que reforçam a estrutura de opressão, ao escolher menosprezar a maneira como os corpos dissidentes são tratados dentro de seus muros, enfrentamos discursos que promovem agressões, além de silêncios que as permitem. Concluímos que devemos seguir lutando para que nossas identidades e formas de viver sejam tão válidas como as consideradas “corretas”, sem que para isso precisemos nos encaixar em padrões que nos violentam ainda mais.
id FURG-5_683f194bb03a68807c743332ad7a4412
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/13578
network_acronym_str FURG-5
network_name_str Revista Diversidade e Educação
repository_id_str
spelling TRÂNSITOS DISSIDENTES EM TEMPOS DE ÓDIO: MODOS DE PENSAR-PRATICAR O PRESENTENossa inspiração centra-se em estudos feministas e pós-críticos para, a partir de vivências docentes e estudos científicos, narrarmos as possibilidades de (re)produção dos discursos de ódio em ambientes escolares. Como corpos dissidentes, nos situamos no debate contemporâneo brasileiro acerca das questões de gênero e sexualidade na educação básica. Tendo em vista que é provável que façamos parte de escolas que reforçam a estrutura de opressão, ao escolher menosprezar a maneira como os corpos dissidentes são tratados dentro de seus muros, enfrentamos discursos que promovem agressões, além de silêncios que as permitem. Concluímos que devemos seguir lutando para que nossas identidades e formas de viver sejam tão válidas como as consideradas “corretas”, sem que para isso precisemos nos encaixar em padrões que nos violentam ainda mais.Lepidus2022-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1357810.14295/de.v9i2.13578Diversidade e Educação; v. 9 n. 2 (2021): Dossiê: Corpos em dissidência nos espaços educativos em tempos de discurso de ódio; 120 - 1462358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13578/9291Ladeira Pereira, Anamaria Santos Pereira, CamilaPocahy, Fernandoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-01-28T15:55:43Zoai:periodicos.furg.br:article/13578Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2022-01-28T15:55:43Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv TRÂNSITOS DISSIDENTES EM TEMPOS DE ÓDIO: MODOS DE PENSAR-PRATICAR O PRESENTE
title TRÂNSITOS DISSIDENTES EM TEMPOS DE ÓDIO: MODOS DE PENSAR-PRATICAR O PRESENTE
spellingShingle TRÂNSITOS DISSIDENTES EM TEMPOS DE ÓDIO: MODOS DE PENSAR-PRATICAR O PRESENTE
Ladeira Pereira, Anamaria
title_short TRÂNSITOS DISSIDENTES EM TEMPOS DE ÓDIO: MODOS DE PENSAR-PRATICAR O PRESENTE
title_full TRÂNSITOS DISSIDENTES EM TEMPOS DE ÓDIO: MODOS DE PENSAR-PRATICAR O PRESENTE
title_fullStr TRÂNSITOS DISSIDENTES EM TEMPOS DE ÓDIO: MODOS DE PENSAR-PRATICAR O PRESENTE
title_full_unstemmed TRÂNSITOS DISSIDENTES EM TEMPOS DE ÓDIO: MODOS DE PENSAR-PRATICAR O PRESENTE
title_sort TRÂNSITOS DISSIDENTES EM TEMPOS DE ÓDIO: MODOS DE PENSAR-PRATICAR O PRESENTE
author Ladeira Pereira, Anamaria
author_facet Ladeira Pereira, Anamaria
Santos Pereira, Camila
Pocahy, Fernando
author_role author
author2 Santos Pereira, Camila
Pocahy, Fernando
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ladeira Pereira, Anamaria
Santos Pereira, Camila
Pocahy, Fernando
description Nossa inspiração centra-se em estudos feministas e pós-críticos para, a partir de vivências docentes e estudos científicos, narrarmos as possibilidades de (re)produção dos discursos de ódio em ambientes escolares. Como corpos dissidentes, nos situamos no debate contemporâneo brasileiro acerca das questões de gênero e sexualidade na educação básica. Tendo em vista que é provável que façamos parte de escolas que reforçam a estrutura de opressão, ao escolher menosprezar a maneira como os corpos dissidentes são tratados dentro de seus muros, enfrentamos discursos que promovem agressões, além de silêncios que as permitem. Concluímos que devemos seguir lutando para que nossas identidades e formas de viver sejam tão válidas como as consideradas “corretas”, sem que para isso precisemos nos encaixar em padrões que nos violentam ainda mais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13578
10.14295/de.v9i2.13578
url https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13578
identifier_str_mv 10.14295/de.v9i2.13578
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13578/9291
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Diversidade e Educação; v. 9 n. 2 (2021): Dossiê: Corpos em dissidência nos espaços educativos em tempos de discurso de ódio; 120 - 146
2358-8853
reponame:Revista Diversidade e Educação
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Diversidade e Educação
collection Revista Diversidade e Educação
repository.name.fl_str_mv Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br
_version_ 1798044979645382656