MACHISMO E ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO: ANÁLISES DE UMA INTERVENÇÃO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Favero, Ana Carolina
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Link da Silva, Larissa Izabelli, de Carvalho, Joana Tatiele, Emmel, Rúbia, Krul, Alexandre José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diversidade e Educação
DOI: 10.14295/de.v8i1.11345
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11345
Resumo: Esta investigação teve o objetivo de compreender concepções de machismo e estereótipos de  gênero dos estudantes e identificar como relacionam essas temáticas. Realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica e de campo, houve um questionário fechado reflexivo e um jogo didático intitulado “Tribunal de Opinião”, baseado em Rojão et al (2011). A intervenção revela o valor destas temáticas no ensino das Ciências/Biologia, pois foi possível analisar duas categorias definidas a priori, que propiciaram diálogos e identificações, biologicamente e socialmente. Portanto, evidencia-se a importância destas temáticas no contexto educacional assim como social, na identificação dos estudantes com os temas e na ampliação de conhecimentos relacionados ao ensino de Biologia havendo maior presença de diálogo e reflexões.
id FURG-5_1e52ca4b00dfd328dd8fb92484a134d4
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/11345
network_acronym_str FURG-5
network_name_str Revista Diversidade e Educação
spelling MACHISMO E ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO: ANÁLISES DE UMA INTERVENÇÃO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIOEsta investigação teve o objetivo de compreender concepções de machismo e estereótipos de  gênero dos estudantes e identificar como relacionam essas temáticas. Realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica e de campo, houve um questionário fechado reflexivo e um jogo didático intitulado “Tribunal de Opinião”, baseado em Rojão et al (2011). A intervenção revela o valor destas temáticas no ensino das Ciências/Biologia, pois foi possível analisar duas categorias definidas a priori, que propiciaram diálogos e identificações, biologicamente e socialmente. Portanto, evidencia-se a importância destas temáticas no contexto educacional assim como social, na identificação dos estudantes com os temas e na ampliação de conhecimentos relacionados ao ensino de Biologia havendo maior presença de diálogo e reflexões.Lepidus2020-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1134510.14295/de.v8i1.11345Diversidade e Educação; v. 8 n. 1 (2020): Dossiê Gênero, Sexualidade e Trabalho Docente; 507-5282358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11345/7837Copyright (c) 2020 Diversidade e Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFavero, Ana CarolinaLink da Silva, Larissa Izabellide Carvalho, Joana TatieleEmmel, RúbiaKrul, Alexandre José2020-10-03T20:48:02Zoai:periodicos.furg.br:article/11345Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2020-10-03T20:48:02Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv MACHISMO E ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO: ANÁLISES DE UMA INTERVENÇÃO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
title MACHISMO E ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO: ANÁLISES DE UMA INTERVENÇÃO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
spellingShingle MACHISMO E ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO: ANÁLISES DE UMA INTERVENÇÃO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
MACHISMO E ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO: ANÁLISES DE UMA INTERVENÇÃO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
Favero, Ana Carolina
Favero, Ana Carolina
title_short MACHISMO E ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO: ANÁLISES DE UMA INTERVENÇÃO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
title_full MACHISMO E ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO: ANÁLISES DE UMA INTERVENÇÃO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
title_fullStr MACHISMO E ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO: ANÁLISES DE UMA INTERVENÇÃO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
MACHISMO E ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO: ANÁLISES DE UMA INTERVENÇÃO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed MACHISMO E ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO: ANÁLISES DE UMA INTERVENÇÃO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
MACHISMO E ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO: ANÁLISES DE UMA INTERVENÇÃO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
title_sort MACHISMO E ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO: ANÁLISES DE UMA INTERVENÇÃO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
author Favero, Ana Carolina
author_facet Favero, Ana Carolina
Favero, Ana Carolina
Link da Silva, Larissa Izabelli
de Carvalho, Joana Tatiele
Emmel, Rúbia
Krul, Alexandre José
Link da Silva, Larissa Izabelli
de Carvalho, Joana Tatiele
Emmel, Rúbia
Krul, Alexandre José
author_role author
author2 Link da Silva, Larissa Izabelli
de Carvalho, Joana Tatiele
Emmel, Rúbia
Krul, Alexandre José
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Favero, Ana Carolina
Link da Silva, Larissa Izabelli
de Carvalho, Joana Tatiele
Emmel, Rúbia
Krul, Alexandre José
description Esta investigação teve o objetivo de compreender concepções de machismo e estereótipos de  gênero dos estudantes e identificar como relacionam essas temáticas. Realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica e de campo, houve um questionário fechado reflexivo e um jogo didático intitulado “Tribunal de Opinião”, baseado em Rojão et al (2011). A intervenção revela o valor destas temáticas no ensino das Ciências/Biologia, pois foi possível analisar duas categorias definidas a priori, que propiciaram diálogos e identificações, biologicamente e socialmente. Portanto, evidencia-se a importância destas temáticas no contexto educacional assim como social, na identificação dos estudantes com os temas e na ampliação de conhecimentos relacionados ao ensino de Biologia havendo maior presença de diálogo e reflexões.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11345
10.14295/de.v8i1.11345
url https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11345
identifier_str_mv 10.14295/de.v8i1.11345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11345/7837
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Diversidade e Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Diversidade e Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Diversidade e Educação; v. 8 n. 1 (2020): Dossiê Gênero, Sexualidade e Trabalho Docente; 507-528
2358-8853
reponame:Revista Diversidade e Educação
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Diversidade e Educação
collection Revista Diversidade e Educação
repository.name.fl_str_mv Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br
_version_ 1822180440358780928
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.14295/de.v8i1.11345