MACHISMO E ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO: ANÁLISES DE UMA INTERVENÇÃO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diversidade e Educação |
DOI: | 10.14295/de.v8i1.11345 |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11345 |
Resumo: | Esta investigação teve o objetivo de compreender concepções de machismo e estereótipos de gênero dos estudantes e identificar como relacionam essas temáticas. Realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica e de campo, houve um questionário fechado reflexivo e um jogo didático intitulado “Tribunal de Opinião”, baseado em Rojão et al (2011). A intervenção revela o valor destas temáticas no ensino das Ciências/Biologia, pois foi possível analisar duas categorias definidas a priori, que propiciaram diálogos e identificações, biologicamente e socialmente. Portanto, evidencia-se a importância destas temáticas no contexto educacional assim como social, na identificação dos estudantes com os temas e na ampliação de conhecimentos relacionados ao ensino de Biologia havendo maior presença de diálogo e reflexões. |
id |
FURG-5_1e52ca4b00dfd328dd8fb92484a134d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/11345 |
network_acronym_str |
FURG-5 |
network_name_str |
Revista Diversidade e Educação |
spelling |
MACHISMO E ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO: ANÁLISES DE UMA INTERVENÇÃO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIOEsta investigação teve o objetivo de compreender concepções de machismo e estereótipos de gênero dos estudantes e identificar como relacionam essas temáticas. Realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica e de campo, houve um questionário fechado reflexivo e um jogo didático intitulado “Tribunal de Opinião”, baseado em Rojão et al (2011). A intervenção revela o valor destas temáticas no ensino das Ciências/Biologia, pois foi possível analisar duas categorias definidas a priori, que propiciaram diálogos e identificações, biologicamente e socialmente. Portanto, evidencia-se a importância destas temáticas no contexto educacional assim como social, na identificação dos estudantes com os temas e na ampliação de conhecimentos relacionados ao ensino de Biologia havendo maior presença de diálogo e reflexões.Lepidus2020-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1134510.14295/de.v8i1.11345Diversidade e Educação; v. 8 n. 1 (2020): Dossiê Gênero, Sexualidade e Trabalho Docente; 507-5282358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11345/7837Copyright (c) 2020 Diversidade e Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFavero, Ana CarolinaLink da Silva, Larissa Izabellide Carvalho, Joana TatieleEmmel, RúbiaKrul, Alexandre José2020-10-03T20:48:02Zoai:periodicos.furg.br:article/11345Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2020-10-03T20:48:02Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MACHISMO E ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO: ANÁLISES DE UMA INTERVENÇÃO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO |
title |
MACHISMO E ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO: ANÁLISES DE UMA INTERVENÇÃO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO |
spellingShingle |
MACHISMO E ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO: ANÁLISES DE UMA INTERVENÇÃO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO MACHISMO E ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO: ANÁLISES DE UMA INTERVENÇÃO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO Favero, Ana Carolina Favero, Ana Carolina |
title_short |
MACHISMO E ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO: ANÁLISES DE UMA INTERVENÇÃO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO |
title_full |
MACHISMO E ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO: ANÁLISES DE UMA INTERVENÇÃO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO |
title_fullStr |
MACHISMO E ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO: ANÁLISES DE UMA INTERVENÇÃO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO MACHISMO E ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO: ANÁLISES DE UMA INTERVENÇÃO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO |
title_full_unstemmed |
MACHISMO E ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO: ANÁLISES DE UMA INTERVENÇÃO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO MACHISMO E ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO: ANÁLISES DE UMA INTERVENÇÃO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO |
title_sort |
MACHISMO E ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO: ANÁLISES DE UMA INTERVENÇÃO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO |
author |
Favero, Ana Carolina |
author_facet |
Favero, Ana Carolina Favero, Ana Carolina Link da Silva, Larissa Izabelli de Carvalho, Joana Tatiele Emmel, Rúbia Krul, Alexandre José Link da Silva, Larissa Izabelli de Carvalho, Joana Tatiele Emmel, Rúbia Krul, Alexandre José |
author_role |
author |
author2 |
Link da Silva, Larissa Izabelli de Carvalho, Joana Tatiele Emmel, Rúbia Krul, Alexandre José |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Favero, Ana Carolina Link da Silva, Larissa Izabelli de Carvalho, Joana Tatiele Emmel, Rúbia Krul, Alexandre José |
description |
Esta investigação teve o objetivo de compreender concepções de machismo e estereótipos de gênero dos estudantes e identificar como relacionam essas temáticas. Realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica e de campo, houve um questionário fechado reflexivo e um jogo didático intitulado “Tribunal de Opinião”, baseado em Rojão et al (2011). A intervenção revela o valor destas temáticas no ensino das Ciências/Biologia, pois foi possível analisar duas categorias definidas a priori, que propiciaram diálogos e identificações, biologicamente e socialmente. Portanto, evidencia-se a importância destas temáticas no contexto educacional assim como social, na identificação dos estudantes com os temas e na ampliação de conhecimentos relacionados ao ensino de Biologia havendo maior presença de diálogo e reflexões. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11345 10.14295/de.v8i1.11345 |
url |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11345 |
identifier_str_mv |
10.14295/de.v8i1.11345 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11345/7837 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Diversidade e Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Diversidade e Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversidade e Educação; v. 8 n. 1 (2020): Dossiê Gênero, Sexualidade e Trabalho Docente; 507-528 2358-8853 reponame:Revista Diversidade e Educação instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Diversidade e Educação |
collection |
Revista Diversidade e Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br |
_version_ |
1822180440358780928 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.14295/de.v8i1.11345 |