O DISCURSO DE ÓDIO NO BRASIL DO AGORA: ANALISANDO OS ECOS DO NEGACIONISMO CIENTÍFICO E A LGBTIFOBIA COMO UMA POLÍTICA DE ESTADO
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diversidade e Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13596 |
Resumo: | Este artigo visa analisar o contexto geral de ataques às Universidades Públicas brasileiras a partir do ano de 2018 e como eles podem estar intimamente associados às violências LGBTIfóbicas em ambientes digitais de ensino remoto durante a pandemia da SARS-CoV-2 (COVID-19). Para isso, contextualizamos o cenário político atual ao qual damos o nome de “Brasil do agora” e buscamos compreender o que significa o discurso de ódio nesse contexto. Em seguida, reunimos os pronunciamentos oficiais daqueles que ocupam cargo de destaque à frente do Poder Executivo Federal, Ministério da Educação e do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, evidenciado a tentativa de desmoralização das Instituições de Ensino nos âmbitos das Ciências Humanas e Sociais e de pesquisadores(as) envolvidos(as) no âmbito das pautas de gênero e sexualidades. Considerando o lugar de desvalorização ao qual a educação na atual gestão federal foi alocada, apresentamos dois casos de invasão a transmissões online de Universidades Públicas e analisamos a relação dos pronunciamentos oficiais e os discursos de ódio proferidos contra pessoas LGBTIA+ e agenda de gênero e sexualidades. Por fim, buscamos defender que tais atos de fala injuriosos encontram subsídios de existência a partir da autorização representantes do Estado para exercer LGBTIfobia. |
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O DISCURSO DE ÓDIO NO BRASIL DO AGORA: ANALISANDO OS ECOS DO NEGACIONISMO CIENTÍFICO E A LGBTIFOBIA COMO UMA POLÍTICA DE ESTADOEste artigo visa analisar o contexto geral de ataques às Universidades Públicas brasileiras a partir do ano de 2018 e como eles podem estar intimamente associados às violências LGBTIfóbicas em ambientes digitais de ensino remoto durante a pandemia da SARS-CoV-2 (COVID-19). Para isso, contextualizamos o cenário político atual ao qual damos o nome de “Brasil do agora” e buscamos compreender o que significa o discurso de ódio nesse contexto. Em seguida, reunimos os pronunciamentos oficiais daqueles que ocupam cargo de destaque à frente do Poder Executivo Federal, Ministério da Educação e do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, evidenciado a tentativa de desmoralização das Instituições de Ensino nos âmbitos das Ciências Humanas e Sociais e de pesquisadores(as) envolvidos(as) no âmbito das pautas de gênero e sexualidades. Considerando o lugar de desvalorização ao qual a educação na atual gestão federal foi alocada, apresentamos dois casos de invasão a transmissões online de Universidades Públicas e analisamos a relação dos pronunciamentos oficiais e os discursos de ódio proferidos contra pessoas LGBTIA+ e agenda de gênero e sexualidades. Por fim, buscamos defender que tais atos de fala injuriosos encontram subsídios de existência a partir da autorização representantes do Estado para exercer LGBTIfobia.Lepidus2022-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1359610.14295/de.v9i2.13596Diversidade e Educação; v. 9 n. 2 (2021): Dossiê: Corpos em dissidência nos espaços educativos em tempos de discurso de ódio; 345 - 3732358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13596/9322de Oliveira, Fabio Alves GomesAmantino Pereira, Renato info:eu-repo/semantics/openAccess2022-01-28T15:55:43Zoai:periodicos.furg.br:article/13596Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2022-01-28T15:55:43Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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