EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E QUESTÕES DE GÊNERO EM OFICINAS DIDÁTICAS PARA ALUNAS DE ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Izabella Chemello Bersani de
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Pustiglione, Isis Burgomeister, Araujo, Michele Feitosa de, Santos, Nicoli Rocha, Xavier, Kamily da Silva, Santos, Thamiris Pacheco dos, Rocha, Jeane Leal de Oliveira, Benedito, Evelyn Pinto, Teixeira, Ricardo Roberto Plaza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diversidade e Educação
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15362
Resumo: O presente artigo objetiva examinar 15 oficinas didáticas realizadas em 2022 para alunas de ensino médio de escolas estaduais situadas no litoral norte paulista. Essas oficinas que foram denominadas “Meninas brincam de carrinho” duravam entre 3 e 4 horas e eram realizadas para grupos com entre 15 e 20 meninas. A principal tarefa das oficinas era a montagem de carrinhos (brinquedos) movidos a energia solar pelas alunas, mas as participantes aprenderam também sobre conceitos científicos que explicam o funcionamento destes carrinhos, sobre a História da participação das mulheres na ciência e sobre estereótipos de gênero e lutas por equidade. Os dados obtidos indicam que é importante trabalhar em aula com as mulheres que se destacaram ao longo da História da Ciência para fornecer modelos de mulheres cientistas para as meninas.
id FURG-5_3521aacc8bbbec9985451abf0ecee6a4
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/15362
network_acronym_str FURG-5
network_name_str Revista Diversidade e Educação
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E QUESTÕES DE GÊNERO EM OFICINAS DIDÁTICAS PARA ALUNAS DE ENSINO MÉDIOO presente artigo objetiva examinar 15 oficinas didáticas realizadas em 2022 para alunas de ensino médio de escolas estaduais situadas no litoral norte paulista. Essas oficinas que foram denominadas “Meninas brincam de carrinho” duravam entre 3 e 4 horas e eram realizadas para grupos com entre 15 e 20 meninas. A principal tarefa das oficinas era a montagem de carrinhos (brinquedos) movidos a energia solar pelas alunas, mas as participantes aprenderam também sobre conceitos científicos que explicam o funcionamento destes carrinhos, sobre a História da participação das mulheres na ciência e sobre estereótipos de gênero e lutas por equidade. Os dados obtidos indicam que é importante trabalhar em aula com as mulheres que se destacaram ao longo da História da Ciência para fornecer modelos de mulheres cientistas para as meninas.Lepidus2024-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1536210.14295/de.v11i1.15362Diversidade e Educação; v. 11 n. 1 (2023): Dossiê: Violências e resistências na saúde, educação e mídias; 1093-11172358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15362/10345Copyright (c) 2023 Diversidade e Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Izabella Chemello Bersani de Pustiglione, Isis BurgomeisterAraujo, Michele Feitosa deSantos, Nicoli RochaXavier, Kamily da SilvaSantos, Thamiris Pacheco dosRocha, Jeane Leal de Oliveira Benedito, Evelyn PintoTeixeira, Ricardo Roberto Plaza2024-01-25T23:26:30Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/15362Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2024-01-25T23:26:30Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E QUESTÕES DE GÊNERO EM OFICINAS DIDÁTICAS PARA ALUNAS DE ENSINO MÉDIO
title EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E QUESTÕES DE GÊNERO EM OFICINAS DIDÁTICAS PARA ALUNAS DE ENSINO MÉDIO
spellingShingle EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E QUESTÕES DE GÊNERO EM OFICINAS DIDÁTICAS PARA ALUNAS DE ENSINO MÉDIO
Souza, Izabella Chemello Bersani de
title_short EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E QUESTÕES DE GÊNERO EM OFICINAS DIDÁTICAS PARA ALUNAS DE ENSINO MÉDIO
title_full EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E QUESTÕES DE GÊNERO EM OFICINAS DIDÁTICAS PARA ALUNAS DE ENSINO MÉDIO
title_fullStr EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E QUESTÕES DE GÊNERO EM OFICINAS DIDÁTICAS PARA ALUNAS DE ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E QUESTÕES DE GÊNERO EM OFICINAS DIDÁTICAS PARA ALUNAS DE ENSINO MÉDIO
title_sort EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E QUESTÕES DE GÊNERO EM OFICINAS DIDÁTICAS PARA ALUNAS DE ENSINO MÉDIO
author Souza, Izabella Chemello Bersani de
author_facet Souza, Izabella Chemello Bersani de
Pustiglione, Isis Burgomeister
Araujo, Michele Feitosa de
Santos, Nicoli Rocha
Xavier, Kamily da Silva
Santos, Thamiris Pacheco dos
Rocha, Jeane Leal de Oliveira
Benedito, Evelyn Pinto
Teixeira, Ricardo Roberto Plaza
author_role author
author2 Pustiglione, Isis Burgomeister
Araujo, Michele Feitosa de
Santos, Nicoli Rocha
Xavier, Kamily da Silva
Santos, Thamiris Pacheco dos
Rocha, Jeane Leal de Oliveira
Benedito, Evelyn Pinto
Teixeira, Ricardo Roberto Plaza
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Izabella Chemello Bersani de
Pustiglione, Isis Burgomeister
Araujo, Michele Feitosa de
Santos, Nicoli Rocha
Xavier, Kamily da Silva
Santos, Thamiris Pacheco dos
Rocha, Jeane Leal de Oliveira
Benedito, Evelyn Pinto
Teixeira, Ricardo Roberto Plaza
description O presente artigo objetiva examinar 15 oficinas didáticas realizadas em 2022 para alunas de ensino médio de escolas estaduais situadas no litoral norte paulista. Essas oficinas que foram denominadas “Meninas brincam de carrinho” duravam entre 3 e 4 horas e eram realizadas para grupos com entre 15 e 20 meninas. A principal tarefa das oficinas era a montagem de carrinhos (brinquedos) movidos a energia solar pelas alunas, mas as participantes aprenderam também sobre conceitos científicos que explicam o funcionamento destes carrinhos, sobre a História da participação das mulheres na ciência e sobre estereótipos de gênero e lutas por equidade. Os dados obtidos indicam que é importante trabalhar em aula com as mulheres que se destacaram ao longo da História da Ciência para fornecer modelos de mulheres cientistas para as meninas.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15362
10.14295/de.v11i1.15362
url https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15362
identifier_str_mv 10.14295/de.v11i1.15362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15362/10345
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Diversidade e Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Diversidade e Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Diversidade e Educação; v. 11 n. 1 (2023): Dossiê: Violências e resistências na saúde, educação e mídias; 1093-1117
2358-8853
reponame:Revista Diversidade e Educação
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Diversidade e Educação
collection Revista Diversidade e Educação
repository.name.fl_str_mv Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br
_version_ 1798044977459101696