EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E QUESTÕES DE GÊNERO EM OFICINAS DIDÁTICAS PARA ALUNAS DE ENSINO MÉDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diversidade e Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15362 |
Resumo: | O presente artigo objetiva examinar 15 oficinas didáticas realizadas em 2022 para alunas de ensino médio de escolas estaduais situadas no litoral norte paulista. Essas oficinas que foram denominadas “Meninas brincam de carrinho” duravam entre 3 e 4 horas e eram realizadas para grupos com entre 15 e 20 meninas. A principal tarefa das oficinas era a montagem de carrinhos (brinquedos) movidos a energia solar pelas alunas, mas as participantes aprenderam também sobre conceitos científicos que explicam o funcionamento destes carrinhos, sobre a História da participação das mulheres na ciência e sobre estereótipos de gênero e lutas por equidade. Os dados obtidos indicam que é importante trabalhar em aula com as mulheres que se destacaram ao longo da História da Ciência para fornecer modelos de mulheres cientistas para as meninas. |
id |
FURG-5_3521aacc8bbbec9985451abf0ecee6a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/15362 |
network_acronym_str |
FURG-5 |
network_name_str |
Revista Diversidade e Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E QUESTÕES DE GÊNERO EM OFICINAS DIDÁTICAS PARA ALUNAS DE ENSINO MÉDIOO presente artigo objetiva examinar 15 oficinas didáticas realizadas em 2022 para alunas de ensino médio de escolas estaduais situadas no litoral norte paulista. Essas oficinas que foram denominadas “Meninas brincam de carrinho” duravam entre 3 e 4 horas e eram realizadas para grupos com entre 15 e 20 meninas. A principal tarefa das oficinas era a montagem de carrinhos (brinquedos) movidos a energia solar pelas alunas, mas as participantes aprenderam também sobre conceitos científicos que explicam o funcionamento destes carrinhos, sobre a História da participação das mulheres na ciência e sobre estereótipos de gênero e lutas por equidade. Os dados obtidos indicam que é importante trabalhar em aula com as mulheres que se destacaram ao longo da História da Ciência para fornecer modelos de mulheres cientistas para as meninas.Lepidus2024-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1536210.14295/de.v11i1.15362Diversidade e Educação; v. 11 n. 1 (2023): Dossiê: Violências e resistências na saúde, educação e mídias; 1093-11172358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15362/10345Copyright (c) 2023 Diversidade e Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Izabella Chemello Bersani de Pustiglione, Isis BurgomeisterAraujo, Michele Feitosa deSantos, Nicoli RochaXavier, Kamily da SilvaSantos, Thamiris Pacheco dosRocha, Jeane Leal de Oliveira Benedito, Evelyn PintoTeixeira, Ricardo Roberto Plaza2024-01-25T23:26:30Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/15362Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2024-01-25T23:26:30Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E QUESTÕES DE GÊNERO EM OFICINAS DIDÁTICAS PARA ALUNAS DE ENSINO MÉDIO |
title |
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E QUESTÕES DE GÊNERO EM OFICINAS DIDÁTICAS PARA ALUNAS DE ENSINO MÉDIO |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E QUESTÕES DE GÊNERO EM OFICINAS DIDÁTICAS PARA ALUNAS DE ENSINO MÉDIO Souza, Izabella Chemello Bersani de |
title_short |
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E QUESTÕES DE GÊNERO EM OFICINAS DIDÁTICAS PARA ALUNAS DE ENSINO MÉDIO |
title_full |
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E QUESTÕES DE GÊNERO EM OFICINAS DIDÁTICAS PARA ALUNAS DE ENSINO MÉDIO |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E QUESTÕES DE GÊNERO EM OFICINAS DIDÁTICAS PARA ALUNAS DE ENSINO MÉDIO |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E QUESTÕES DE GÊNERO EM OFICINAS DIDÁTICAS PARA ALUNAS DE ENSINO MÉDIO |
title_sort |
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E QUESTÕES DE GÊNERO EM OFICINAS DIDÁTICAS PARA ALUNAS DE ENSINO MÉDIO |
author |
Souza, Izabella Chemello Bersani de |
author_facet |
Souza, Izabella Chemello Bersani de Pustiglione, Isis Burgomeister Araujo, Michele Feitosa de Santos, Nicoli Rocha Xavier, Kamily da Silva Santos, Thamiris Pacheco dos Rocha, Jeane Leal de Oliveira Benedito, Evelyn Pinto Teixeira, Ricardo Roberto Plaza |
author_role |
author |
author2 |
Pustiglione, Isis Burgomeister Araujo, Michele Feitosa de Santos, Nicoli Rocha Xavier, Kamily da Silva Santos, Thamiris Pacheco dos Rocha, Jeane Leal de Oliveira Benedito, Evelyn Pinto Teixeira, Ricardo Roberto Plaza |
author2_role |
author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Izabella Chemello Bersani de Pustiglione, Isis Burgomeister Araujo, Michele Feitosa de Santos, Nicoli Rocha Xavier, Kamily da Silva Santos, Thamiris Pacheco dos Rocha, Jeane Leal de Oliveira Benedito, Evelyn Pinto Teixeira, Ricardo Roberto Plaza |
description |
O presente artigo objetiva examinar 15 oficinas didáticas realizadas em 2022 para alunas de ensino médio de escolas estaduais situadas no litoral norte paulista. Essas oficinas que foram denominadas “Meninas brincam de carrinho” duravam entre 3 e 4 horas e eram realizadas para grupos com entre 15 e 20 meninas. A principal tarefa das oficinas era a montagem de carrinhos (brinquedos) movidos a energia solar pelas alunas, mas as participantes aprenderam também sobre conceitos científicos que explicam o funcionamento destes carrinhos, sobre a História da participação das mulheres na ciência e sobre estereótipos de gênero e lutas por equidade. Os dados obtidos indicam que é importante trabalhar em aula com as mulheres que se destacaram ao longo da História da Ciência para fornecer modelos de mulheres cientistas para as meninas. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15362 10.14295/de.v11i1.15362 |
url |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15362 |
identifier_str_mv |
10.14295/de.v11i1.15362 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15362/10345 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Diversidade e Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Diversidade e Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversidade e Educação; v. 11 n. 1 (2023): Dossiê: Violências e resistências na saúde, educação e mídias; 1093-1117 2358-8853 reponame:Revista Diversidade e Educação instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Diversidade e Educação |
collection |
Revista Diversidade e Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br |
_version_ |
1798044977459101696 |